Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouManuella Barroso Camelo Alterado mais de 8 anos atrás
1
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa
4
Geriatria - É o estudo clínico da velhice. Compreende a prevenção e o manejo das doenças associadas ao processo do envelhecimento. É uma especialidade em Medicina e também em Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. Atende aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.
5
Gerontologia – ciência multidisciplinar que estuda o processo de envelhecimento É o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros. Os profissionais da Gerontologia têm formação diversificada, interagem entre si e com os geriatras. Campo científico e profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos. É, por esta natureza, multi e interdisciplinar. Na área profissional, visa a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida.
6
Envelhecimento - Um processo seqüencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte” (OMS) SENESCENCIA é o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo.
7
Envelhecimento do ponto de vista fisiológico O envelhecimento é um processo biológico complexo. Mudanças em níveis molecular, celular e orgânico resultam em um progressivo, inevitável e inexorável declínio na capacidade do organismo responder adequadamente a estressores internos e/ou externos.
8
SENILIDADE denominado envelhecimento patológico, e que é entendido como os danos à saúde, associados com o tempo, porém causados por doenças, traumas ou maus hábitos de saúde. LONGEVIDADE é o prolongamento de vida de um individuo EXPECTATIVA DE VIDA é o número médio de anos que um grupo de pessoas nascidas no mesmo ano pode esperar viver, se mantidas, desde o seu nascimento, as probabilidades de morte existentes no ano em consideração
9
O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento (MINISTERIO DA SAUDE) O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida.
10
Para a OMS, o limite de idade entre o indivíduo adulto e o idoso é 65 anos em nações desenvolvidas e 60 anos nos países emergentes. Logo, o envelhecimento populacional é uma consequência do desenvolvimento.
11
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE http://www.who.int/en/
12
Fato 1 O envelhecimento é um fenômeno global. A população idosa do mundo - pessoas com mais de 60 anos de idade - é a faixa etária com o maior crescimento. Até 2050, cerca de 80% dos idosos viverão nos países em desenvolvimento. O envelhecimento populacional está ocorrendo em paralelo com a rápida urbanização: em 2007, mais de metade da população mundial vive em cidades. Em 2030, esse número deverá subir para mais de 60%.
13
Fato 2 O envelhecimento populacional é um triunfo da sociedade moderna. Isso reflete na melhoria da saúde global, mas também suscita desafios especiais para o século 21. Em 2015, a expectativa de vida, em países como Japão e França foi de mais de 80 anos. A expectativa de vida também está aumentando nos países mais pobres e sub-desenvolvidos: a criança que nasce hoje no Chile, Costa Rica, Jamaica, Líbano, Sri Lanka ou a Tailândia espera viver mais de 70 anos.
14
Fato 3 Enormes desigualdades em saúde persistem, como resultado das diferenças de expectativa de vida ao nascer. Por exemplo, enquanto o Japão tem a maior expectativa de vida no mundo - 82,2 anos, em vários países da África, a expectativa de vida não passa de 40 anos.
15
Fato 4 Mesmo dentro de países, as desigualdades de saúde também são significativas. Por exemplo, nos Estados Unidos da América a camada mais rica espera viver até 20 anos mais do que a camada mais pobre da população.
16
Fato 5 Em 2050, cerca de 80% de todas as mortes acontecerão em pessoas com mais de 60 anos, com o aumento das despesas de saúde com a idade, principalmente no último ano de vida. O adiamento da idade da morte através de um envelhecimento saudável, combinada com políticas apropriadas em cuidados paliativos, poderiam conduzir a economia de gastos com a saúde.
17
Fato 6 Idosos saudáveis também representam um recurso para suas famílias, comunidades e economia de seu país. Investir na saúde ao longo da vida produz dividendos para as sociedades em todos os lugares. Raramente é tarde demais para mudar comportamentos de risco para promover a saúde. Por exemplo, diminui o risco de morte prematura em 50%, se a pessoa parar de fumar entre 60 e 75 anos de idade.
18
Fato 7 Os cuidados primários de saúde para os idosos são fundamentais para promover a saúde, prevenir enfermidades e tratar doenças crônicas. Em geral, a formação dos profissionais de saúde inclui pouca ou nenhuma instrução sobre os cuidados para os idosos. No entanto, os profissionais de saúde vão, cada vez mais, trabalhar com pacientes idosos. A OMS afirma que todos os provedores de saúde devem ser treinados sobre as questões do envelhecimento, independentemente de sua especialidade.
19
Fato 8 Com a idade avançada, o risco de quedas e suas consequências de fraturas graves aumentam muito. Isso leva custos humanos, econômicos e de saúde significativos. O custo médio de tratamento por uma lesão relacionada com queda, para as pessoas com mais de 65 anos de idade é sempre muito alta.
20
Fato 9 A incidência de maus tratos e violência aumenta com o envelhecimento da população e a urbanização. A Organização Mundial de Saúde estima que entre 4% e 6% dos idosos em todo o mundo sofrem alguma forma de maus-tratos, seja física, psicológica, emocional, financeira ou por negligência. Maus tratos e violência contra os idosos são violações dos direitos humanos.
21
Obrigada!!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.