A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

[MR] Modelo de Excelência da Gestão Fonte: FNQ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "[MR] Modelo de Excelência da Gestão Fonte: FNQ."— Transcrição da apresentação:

1 [MR] marciarejanefp@gmail.com Modelo de Excelência da Gestão Fonte: FNQ

2 [MR] marciarejanefp@gmail.com www.fnq.org.br

3 [MR] marciarejanefp@gmail.com Desde 1991 promovendo a excelência da gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil A FNQ - Fundação Nacional da Qualidade - é uma entidade privada e sem fins lucrativos que foi criada em outubro de 1991 por representantes de 39 organizações brasileiras dos setores público e privado.

4 [MR] marciarejanefp@gmail.com Sua principal função era administrar o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) e as atividades decorrentes do processo de premiação em todo o território nacional, bem como fazer a representação institucional externa do PNQ nos fóruns internacionais.

5 [MR] marciarejanefp@gmail.com Missão Estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

6 [MR] marciarejanefp@gmail.com Visão Ser reconhecida como o mais importante agente Promotor, Articulador e Disseminador da cultura e da excelência da gestão no Brasil.

7 [MR] marciarejanefp@gmail.com Excelência s.f. Grau máximo de bondade, qualidade ou perfeição.

8 [MR] marciarejanefp@gmail.com Excelência Título ou tratamento que se dá a pessoas que ocupam posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico ou profissional relevantes.

9 [MR] marciarejanefp@gmail.com

10 O estado da arte é o nível mais alto de desenvolvimento.

11 [MR] marciarejanefp@gmail.com O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ é baseado em onze fundamentos e oito critérios.

12 [MR] marciarejanefp@gmail.com Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios.

13 [MR] marciarejanefp@gmail.com Fundamentos: Pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.

14 [MR] marciarejanefp@gmail.com Critérios: Liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade;informações e conhecimento; pessoas; processos e Liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade;informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

15 [MR] marciarejanefp@gmail.com Modelo de Excelência da Gestão Uma visão sistêmica da gestão organizacional

16 [MR] marciarejanefp@gmail.com A figura representativa do MEG simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo.

17 [MR] marciarejanefp@gmail.com Critérios

18 Clientes O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus clientes. O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus clientes.

19 [MR] marciarejanefp@gmail.com Clientes Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses clientes. Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses clientes.

20 [MR] marciarejanefp@gmail.com Sociedade Para que haja continuidade em suas operações, a empresa também deve identificar, entender e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades com as quais interage — sempre de forma ética, cumprindo as leis e preservando o ambiente. Para que haja continuidade em suas operações, a empresa também deve identificar, entender e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades com as quais interage — sempre de forma ética, cumprindo as leis e preservando o ambiente.

21 [MR] marciarejanefp@gmail.com Liderança De posse de todas essas informações, a liderança estabelece os princípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização.

22 [MR] marciarejanefp@gmail.com Liderança Os líderes analisam o desempenho e executam, sempre que necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional.

23 [MR] marciarejanefp@gmail.com Estratégias As estratégias são formuladas pelos líderes para direcionar a organização e o seu desempenho, determinando sua posição competitiva.

24 [MR] marciarejanefp@gmail.com Estratégias Elas são desdobradas em todos os níveis da organização, com planos de ação de curto e longo prazos. Recursos adequados são alocados para assegurar sua implementação.

25 [MR] marciarejanefp@gmail.com Estratégias A organização avalia permanentemente a implementação das estratégias e monitora os respectivos planos e responde rapidamente às mudanças nos ambientes interno e externo.

26 [MR] marciarejanefp@gmail.com Considerando os quatro critérios apresentados, tem-se a etapa de planejamento (P) do ciclo PDCA.

27 [MR] marciarejanefp@gmail.com Pessoas As pessoas que compõem a força de trabalho devem estar capacitadas e satisfeitas, atuando em um ambiente propício à consolidação da cultura da excelência.

28 [MR] marciarejanefp@gmail.com Processos Com isso, é possível executar e gerenciar adequadamente os processos, criando valor para os clientes e aperfeiçoando o relacionamento com os fornecedores. A organização planeja e controla os seus custos e investimentos. Os riscos financeiros são quantificados e monitorados.

29 [MR] marciarejanefp@gmail.com Conclui-se, neste momento, a etapa referente à execução (D) no PDCA.

30 [MR] marciarejanefp@gmail.com Resultados Para efetivar a etapa do Controle (C), são mensurados os resultados em relação a: situação econômico-financeira, clientes e mercado, pessoas, sociedade, processos principais do negócio e processos de apoio, e fornecedores.

31 [MR] marciarejanefp@gmail.com Os efeitos gerados pela implementação sinérgica das práticas de gestão e pela dinâmica externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas para eventuais correções de rumo ou reforços das ações implementadas.

32 [MR] marciarejanefp@gmail.com Informações e conhecimento Esses resultados, apresentados sob a forma de informações e conhecimento, retornam a toda a organização, complementando o ciclo PDCA com a etapa referente à ação (A).

33 [MR] marciarejanefp@gmail.com Essas informações representam a inteligência da organização, viabilizando a análise do desempenho e a execução das ações necessárias em todos os níveis.

34 [MR] marciarejanefp@gmail.com A gestão das informações e dos ativos intangíveis é um elemento essencial à jornada em busca da excelência.

35 [MR] marciarejanefp@gmail.com O Modelo de Excelência da Gestão® — MEG está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão. O Modelo de Excelência da Gestão® — MEG está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão.

36 [MR] marciarejanefp@gmail.com Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial.

37 [MR] marciarejanefp@gmail.com Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

38 [MR] marciarejanefp@gmail.com

39 Fundamentos

40 1. Pensamento Sistêmico Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

41 [MR] marciarejanefp@gmail.com 2. Aprendizado Organizacional Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

42 [MR] marciarejanefp@gmail.com 3. Cultura de Inovação Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

43 [MR] marciarejanefp@gmail.com 4.Liderança e Constância de Propósitos Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção dos interesses das partes interessadas.

44 [MR] marciarejanefp@gmail.com 5. Orientação por Processos e Informações Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados. Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

45 [MR] marciarejanefp@gmail.com 6. Visão de Futuro Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo.

46 [MR] marciarejanefp@gmail.com 7. Geração de Valor Alcance de resultados consistentes pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

47 [MR] marciarejanefp@gmail.com 8. Valorização das Pessoas Criação de condições para que as pessoas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento de competências e de espaços para empreender.

48 [MR] marciarejanefp@gmail.com 9. Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados.

49 [MR] marciarejanefp@gmail.com 10. Desenvolvimento de Parcerias Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.

50 [MR] marciarejanefp@gmail.com 11. Responsabilidade Social Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona.

51 [MR] marciarejanefp@gmail.com 11. Responsabilidade Social Refere-se também à inserção da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

52 [MR] marciarejanefp@gmail.com Vejamos os Critérios de Excelência detalhadamente.

53 [MR] marciarejanefp@gmail.com 1. Liderança Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

54 [MR] marciarejanefp@gmail.com 2. Estratégias e Planos Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.

55 [MR] marciarejanefp@gmail.com 3. Clientes Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.

56 [MR] marciarejanefp@gmail.com 4. Sociedade Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.

57 [MR] marciarejanefp@gmail.com 5. Informações e Conhecimento Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.

58 [MR] marciarejanefp@gmail.com 6. Pessoas Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.

59 [MR] marciarejanefp@gmail.com 7. Processos Este Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.

60 [MR] marciarejanefp@gmail.com 8. Resultados Este Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.

61 [MR] marciarejanefp@gmail.com Itens de Excelência

62 [MR] marciarejanefp@gmail.com Itens Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens. 1. Liderança 1.1 Governança corporativa 1.2 Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência 1.3 Análise do desempenho da organização Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens. 1. Liderança 1.1 Governança corporativa 1.2 Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência 1.3 Análise do desempenho da organização

63 [MR] marciarejanefp@gmail.com Itens 2. Estratégias e Planos 2.1 Formulação das estratégias 2.2 Implementação das estratégias 2. Estratégias e Planos 2.1 Formulação das estratégias 2.2 Implementação das estratégias

64 [MR] marciarejanefp@gmail.com Itens 4. Sociedade 4.1 Responsabilidade socioambiental 4.2 Desenvolvimento social 4. Sociedade 4.1 Responsabilidade socioambiental 4.2 Desenvolvimento social

65 [MR] marciarejanefp@gmail.com Itens 5. Informações e Conhecimento 5.1 Informações da organização 5.2 Ativos intangíveis e conhecimento organizacional

66 [MR] marciarejanefp@gmail.com Itens 6. Pessoas 6.1 Sistemas de trabalho 6.2 Capacitação e desenvolvimento 6.3 Qualidade de vida 6. Pessoas 6.1 Sistemas de trabalho 6.2 Capacitação e desenvolvimento 6.3 Qualidade de vida

67 [MR] marciarejanefp@gmail.com Itens 7. Processos 7.1 Processos principais do negócio e processos de apoio 7.2 Processos relativos aos fornecedores 7.3 Processos econômico-financeiros 7. Processos 7.1 Processos principais do negócio e processos de apoio 7.2 Processos relativos aos fornecedores 7.3 Processos econômico-financeiros

68 [MR] marciarejanefp@gmail.com Itens 8. Resultados 8.1 Resultados econômico-financeiros 8.2 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 8.3 Resultados relativos à sociedade 8.4 Resultados relativos às pessoas 8.5 Resultados relativos à processos 8.6 Resultados relativos à fornecedores 8. Resultados 8.1 Resultados econômico-financeiros 8.2 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 8.3 Resultados relativos à sociedade 8.4 Resultados relativos às pessoas 8.5 Resultados relativos à processos 8.6 Resultados relativos à fornecedores

69 [MR] marciarejanefp@gmail.com Fundamentos x Critérios de Excelência

70 [MR] marciarejanefp@gmail.com

71

72 Bons estudos!


Carregar ppt "[MR] Modelo de Excelência da Gestão Fonte: FNQ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google