Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriela Castel-Branco Peralta Alterado mais de 8 anos atrás
1
ORIENTAÇÕES DIVINAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO Pr. Roberto Monteiro de Castro IBI Curitiba Lição 3
2
Texto Áureo “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” Mateus 11.28
3
Objetivos da Lição As necessidades de descanso do corpo e da alma, para que tenhamos vida saudável. Conhecer Que dormir bem, fazer exercícios físicos, descansar um dia da semana e tirar férias, são práticas fundamentais para nossa saúde. Perceber Reavaliar nossa atitude com relação ao descanso e, se necessário, mudar nossos hábitos estressantes de vida. Praticar
4
1.Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. 2.No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Gn. 2.1-3
5
3.Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação Gn. 2.1-3
6
Lv. 23.39 “Assim, começando no décimo quinto dia do sétimo mês, depois de terem colhido o que a terra produziu, comemorem a festa do Senhor durante sete dias; o primeiro dia e também o oitavo serão dias de descanso”
7
1.Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Sl. 127. 1,2
8
2.Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. Sl. 127. 1,2
9
INTRODUÇÃO
10
O corpo humano, uma máquina perfeita criada por Deus, tem suas funções estabelecidas, e dentre elas, Deus determinou a necessidade de descanso. Até as máquinas industriais precisam, de tempos em tempos, ser desligas e passarem por manutenção periódica. O próprio Criador deixou registrado que, tendo criado o mundo em seis dias, no sétimo descansou.
11
O Senhor, deixou-nos o exemplo apontando para a bênção do descanso - um dia separado para repouso físico e dedicação especial ao Senhor mediante o culto.
12
Num tempo em que todos nós estamos literalmente conectados com o trabalho e as diversas atividades da vida, é preciso ser organizado e corajoso para cuidar do corpo, da mente e do espírito.
13
1 - O DESCANSO DO CORPO
14
Nos dias de Adão, os homens viviam cerca de 900 anos Salmo 90.10 “Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para quem tem mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa e nós voamos”. Já nossos dias são diferentes:
15
No Brasil as pessoas estão mais preocupadas com sua saúde, com seu corpo. Contudo tem vivido mais anos, e isso tem preocupado o governo e a Previdência Social. Entre a correria do trabalho e a busca do exercício físico para conservar saudável o corpo, temos a importante pausa para o descanso. Entre a correria do trabalho e a busca do exercício físico para conservar saudável o corpo, temos a importante pausa para o descanso.
16
Pensando nisso, devemos descansar não só para viver mais, mas para viver com qualidade. Recentemente, um médico, em entrevista a um canal de televisão, comparou o corpo humano com um carro.
17
“Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação” (Gênesis 2.3). Os médicos sugerem uma boa jornada de oito horas de sono.
18
Deus lhe deu um corpo e você é responsável pelo cuidado dele. Leve a sério seu sono, seu dia de folga semanal, suas férias. DESCANSE!.
19
APLICAÇÃO Tenho levado a sério o meu período de descanso? Você já foi diagnosticado por médicos com quadro de estresse?
20
2 - O DESCANSO DA MENTE
21
Quantas vezes perdemos o sono à noite por causa de preocupações da vida. “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo excelente e digno de louvor, pensem nestas coisas”. Fl 4.8
22
Mente, cativa à Palavra de Cristo. Cl 3.2 A mente suprida pela rica Palavra do Senhor é fonte segura de descanso.
23
O salmista recomenda que o homem justo, que teme a Deus, tenha o prazer na Lei do Senhor e nela medite de dia e de noite (Sl 1.2). Paulo escreve aos coríntios e diz que nós temos a mente de Cristo (1 Co 2.16). Ter a mente de Cristo é deixar o Espírito Santo discernir em nossa mente as coisas de Deus, os planos de Deus para nossa vida.
24
O descanso de nossa mente passa pela nossa confiança no Senhor. Salmo 37.7 Salmo 37.3
25
Descansar é deixar Deus fazer aquilo que nós não conseguimos realizar.
26
O exercício do descanso da mente passa necessariamente pela fé que temos em nosso Deus, movida pela oração e meditação na Palavra do Senhor. 1Pe 5.7
27
APLICAÇÃO O que ocupa sua mente? As coisas de Deus, ou as coisas terrenas? Você tem aprendido a descansar seus pensamentos diante do Altíssimo?
28
3 - O DESCANSO ESPIRITUAL
29
O descanso espiritual passa pela “paz de espírito” Você já ouviu a expressão: “fulano é carregado” ou “fulano é atribulado”? Um exemplo bíblico clássico sobre este assunto é Ana, mãe de Samuel. Diante do sacerdote Eli, que pensou que ela estava embriagada, ela pôde abrir seu coração: (1 Sm 1. 16).
30
O evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo contém esta verdade sobre a paz que o Senhor veio nos anunciar. Jo 14.2Jo 14.2 Relacionamento pessoal com Deus através de seu Filho Jesus Cristo A paz de espíritoA paz de espírito Reconciliação com Deus
31
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração e encontrarão descanso para vossas almas. Pois o meu jugo é suave e meu fardo é leve” Mt 11. 28 – 30
32
O grande inimigo de nosso descanso espiritual é o pecado. Uma vez instalado, levam muitos cristãos a uma vida espiritual inconstante, onde a paz e o descanso dão lugar a amargura e sofrimento espiritual.
33
O Espírito Santo enviado por Jesus, habita em nós, nos guia na verdade, nos faz lembrar o que Jesus ensinou, nos convence do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo é intercessor juntamente com Cristo. A presença e o agir do Espírito Santo é garantia de “paz espiritual”
34
CONCLUSÃO - Salomão viveu um reinado de 40 anos de paz com outras nações. - Mas no salmo 127 ele afirma: “Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os construtores. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama”.
35
CONCLUSÃO - É o Senhor em nossa vida que faz toda a diferença. Ele garante descanso. - Se o buscarmos sinceramente, seremos renovados física, mental e espiritualmente. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Fl 4.7)
36
pedidos@editorabatistaindependente.com.br Ainda não pediu a sua RED e ou REJ do 3º trimestre de 2016?
37
Apoio Pedagógico: Igmar Freitas Gilson Silveira Suellem Spolador Presidente da EBI Elton Batista de Melo Presidente da EBI Elton Batista de Melo Jornalista Responsável Heber de Oliveira Jornalista Responsável Heber de Oliveira Revisores Teológicos José T. R. Lima Roberto M. de Castro Revisores Teológicos José T. R. Lima Roberto M. de Castro Redatores desta Edição Neuropsicopedg. Ana Maria Prata Pravato Pr. Roberto Monteiro de Castro Psic. Roseli Künhrich de Oliveira Pr. Elton Batista de Melo Pr. Paulo Cesar Cassio Demico Pr. Lars Bertil Ekströn
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.