A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 45. Nutrição e Digestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 45. Nutrição e Digestão."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 45. Nutrição e Digestão

2 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Índice Introdução As Enzimas Digestivas O Tubo Digestivo As Necessidades Alimentares Nutrientes Naturais e Essenciais Classificação Funcional dos Nutrientes Comer Bem não é Comer Muito Digestão nos Grupos Animais Boca Faringe Esôfago Estômago Intestino Glândulas Anexas

3 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Introdução Nutrientes: As diferentes substâncias necessárias à construção e manutenção dos seres vivos. Organismos autótrofos: podem produzir nutrientes orgânicos a partir de matéria inorgânica retirada do ambiente. Os organismos clorofilados realizam a fotossíntese. Algumas bactérias produzem moléculas orgânicas por meio da quimiossíntese. Organismos heterótrofos: conseguem o alimento através da ingestão de outros seres vivos. Quando um heterótrofo ingere o corpo de outro organismo, encontra grandes moléculas orgânicas, quando na verdade necessita de moléculas unitárias para que suas células possam produzir suas próprias macromoléculas. Precisa quebrar essas macromoléculas em seus componentes unitários para garantir o suprimento das células. Essa quebra é o que chamamos de digestão.

4 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL As enzimas digestivas A digestão é realizada através de reações químicas, que devem ocorrer na água, e são catalisadas por enzimas. Como as enzimas são específicas (propriedade chave-fechadura) e sua eficiência é fortemente influenciada por alguns fatores (temperatura e pH), a capacidade digestiva de um organismo está ligada tanto à diversidade das enzimas produzidas como também à sua capacidade de propiciar as melhores condições para a atuação das mesmas.

5 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL O tubo digestivo Os animais desenvolveram o tubo digestivo, que consiste, em princípio, num tubo especializado na hidrólise enzimática dos alimentos ingeridos. Ao longo de sua evolução, a eficiência da digestão melhorou graças a aquisições anatômicas e fisiológicas que aumentaram a diversidade enzimática e as condições de controle do ambiente físico e químico que interferem nas reações de digestão.

6 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL As necessidades alimentares Embora todos os organismos necessitem dos mesmos grupos de alimentos, a saber: água e sais minerais (classificados como nutrientes inorgânicos) além de carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas (classificados como nutrientes orgânicos), há necessidades específicas quanto à qualidade e à quantidade desses nutrientes para os diferentes organismos. A dieta (conjunto de alimentos ingeridos por um organismo) deve, assim, obedecer a essas necessidades específicas que, por sua vez, são determinadas por fatores genéticos (próprios da espécie) e ambientais.

7 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Nutrientes naturais e essenciais Os organismos heterótrofos podem, muitas vezes, obter um nutriente específico a partir da transformação química de outro nutriente. Por exemplo, muitos animais podem transformar carboidratos em gordura. Mas essa capacidade é limitada, ou seja, há nutrientes que não podem ser obtidos de qualquer outra forma a não ser através da dieta. Os nutrientes que podem ser produzidos pelo próprio organismo são chamados naturais. Aqueles que não podem ser produzidos pelo organismo e têm como fonte exclusiva a dieta são chamados essenciais. A lista de nutrientes essenciais e naturais varia conforme a espécie, ou seja, aquilo que é natural para indivíduos de uma espécie pode ser essencial para indivíduos de outras.

8 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Classificação funcional dos nutrientes Os diferentes tipos de alimentos desempenham diferentes funções. De modo geral, podemos resumir as funções dos alimentos em 2 grupos:  os alimentos energéticos são preferencialmente utilizados como fonte de energia para o funcionamento das células; são principalmente os carboidratos e os lipídios;  os alimentos de função plástica ou estrutural são aquelas moléculas utilizadas como matéria prima para a construção dos componentes da matéria viva; são principalmente as proteínas. Para que um indivíduo possa sobreviver normalmente, sua dieta deverá conter todos os nutrientes energéticos e estruturais em quantidade e qualidade adequadas para sua espécie e fase de vida. Se houver deficiência alimentar prolongada, suas funções serão prejudicadas e sua sobrevivência e reprodução serão comprometidas.

9 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 9 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Classificação funcional dos nutrientes Os animais podem ser classificados de acordo com sua fonte habitual de alimentos:  os herbívoros são especializados em comer vegetais;  os carnívoros comem outros animais;  os onívoros alimentam-se tanto de vegetais como de outros animais.

10 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 10 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Comer bem não é comer muito Como deve ser uma dieta saudável? Ela deve conter os alimentos em quantidade e qualidade adequados para suprir as necessidade energéticas e estruturais de uma pessoa. Uma dieta equilibrada deve conter os componentes nutricionais essenciais em proporções adequadas, que são variáveis de acordo com: a idade, o tipo e a intensidade das atividades diárias, fatores genéticos e fatores ambientais (como o clima).

11 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 11 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Comer bem não é comer muito Quando a ingestão de alimentos calóricos (normal-mente utilizados como fonte de energia) ultrapassa o consumo, seu excesso deverá ser armazenado sob a forma de duas categorias de substâncias:  Glicogênio: é um polissacarídeo produzido pelo fígado a partir do excesso de carboidratos ingeridos no período de um dia;  Gordura: Quando uma pessoa ingere alimentos gordurosos em excesso, costuma aumentar de peso, já que o excesso é armazenado sob a pele, no chamado tecido adiposo, entre os órgãos e na superfície da musculatura.

12 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 12 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Comer bem não é comer muito De forma geral, os especialistas preconizam que uma dieta equilibrada deve ser composta de:  60% de carboidratos;  25% de proteínas;  15% de gorduras.

13 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 13 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Vitaminas São nutrientes essenciais que não possuem função energética ou estrutural. Geralmente são cofatores enzimáticos cuja carência introduz disfunções metabólicas específicas, chamadas avitaminoses. Dependemos de uma grande diversidade de vitaminas para que o organismo possa ter um funcionamento equilibrado. Como as fontes de vitaminas são diversificadas, a nossa dieta deve conter uma diversidade de alimentos que nos propicie uma ingestão minimamente suficiente de todas elas. Veja a seguir uma relação das vitaminas, suas principais fontes e os principais problemas causados pela deficiência de cada uma.

14 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 14 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL As vitaminas, suas principais fontes e os principais problemas causados pela deficiência de cada uma

15 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 15 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL As vitaminas, suas principais fontes e os principais problemas causados pela deficiência de cada uma

16 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 16 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Digestão nos grupos animais Nas esponjas o alimento é digerido no interior das células (digestão intracelular). Em todos os demais grupos de metazoários, a digestão é, ao menos parcialmente, realizada fora das células (digestão extracelular), em uma cavidade do corpo cujo revestimento interno possui células que secretam enzimas digestivas. Em celenterados e platelmintes, a cavidade digestória tem a forma de uma bolsa, com apenas um orifício de acesso, a boca, que serve tanto para a ingestão dos alimentos como para a eliminação dos resíduos não aproveitados. Nesse caso, o sistema digestório é incompleto. O restante dos metazoários apresenta um tubo digestório provido de boca e ânus, designado como sistema digestório completo.

17 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 17 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Digestão nos grupos animais O tubo digestório é dividido em várias regiões especializadas, que podem variar conforme o grupo, de acordo com sua posição evolutiva e com seus hábitos alimentares específicos. Boca Normalmente possui elementos ligados à captura, trituração inicial e digestão do alimento. Nos vertebrados, com exceção das aves, ocorrem dentes que facilitam tanto a captura como a trituração. As glândulas salivares produzem a saliva que, eliminada na boca, pode exercer muitas funções, além de umedecer e facilitar a passagem do alimento para as partes mais internas do tubo. Em mamíferos, algumas aves e alguns anfíbios, a saliva contém enzimas digestivas. A língua dos vertebrados pode ser útil na captura (camaleões) e deglutição dos alimentos, além de ajudar na fonação.

18 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 18 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Digestão nos grupos animais Faringe Após a boca vem a faringe, que conduz o alimento até a próxima região. Em alguns animais, a faringe é dotada de músculos que permitem sugar alimento. Esôfago É uma região tubular que conduz o alimento até o estômago. Em alguns animais, como minhocas, insetos e aves, ocorre uma dilatação esofágica chamada papo, que pode armazenar o alimento, ao mesmo tempo que o amolece e o umedece. Os animais providos de papo podem ingerir rapidamente grandes quantidades de alimento e processá-los posteriormente ou repassá-los para seus filhotes, como o fazem muitas aves.

19 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 19 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Digestão nos grupos animais Estômago É uma dilatação que, além de secretar sucos digestivos, pode também armazenar alimentos. Em minhocas, crocodilianos e aves, o estômago divide-se em dois compartimentos, um químico e outro mecânico, chamado moela. Dotada de parede musculosa, suas fortes contrações ajudam a triturar o alimento. Ruminantes: são mamíferos cujo estômago é dividido em quatro compartimentos: rúmen ou pança, barrete ou retículo, folhoso ou omaso e coagulador ou abomaso. Essa especialização garante melhor aproveitamento da massa vegetal que ingerem.

20 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 20 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Esquema do trajeto do alimento nos ruminantes

21 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 21 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Intestino: é a porção final do tubo digestivo, que vai do estômago até o ânus. É a região onde ocorre o final da digestão e a maior parte da absorção dos nutrientes. Em animais como anfíbios, répteis e aves, o final do intestino encontra as porções terminais dos canais urinário e genital, que se unem na bolsa chamada cloaca. Em outros animais, como os mamíferos, esses canais apresentam aberturas independentes. Digestão nos grupos animais Em peixes, existem especializações para aumentar a superfície de absorção, compensando o pequeno comprimento do intestino. Nos condricties, são típicas as válvulas espirais; nos osteícties, há ramificações de fundo cego, chamadas cecos pilóricos.

22 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 22 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Digestão nos grupos animais Glândulas Anexas: muitos grupos animais são dotados de glândulas que secretam seus produtos para o tubo digestório, garantindo um aumento no repertório de enzimas digestivas e a regularização das condições de digestão. São as glândulas salivares, ligadas à boca; o hepatopâncreas, existente em moluscos e artrópodes; o fígado e o pâncreas, que lançam seus sucos (respectivamente bile e suco pancreático) no intestino dos vertebrados.

23 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 23 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Digestão nos grupos animais Galo doméstico; estrutura interna.

24 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 24 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Digestão nos grupos animais

25 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 25 BIOLOGIA Capítulo 45 AULA DIGITAL Digestão nos grupos animais


Carregar ppt "1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 45. Nutrição e Digestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google