A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I  HISTÓRIA E INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE Profª Carlas C. Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I  HISTÓRIA E INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE Profª Carlas C. Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I  HISTÓRIA E INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE Profª Carlas C. Ferreira

2  A contabilidade tem tudo a ver com as funções básicas da administração, que são: Planejamento; Organização; Direção e Controle. Na contabilidade, destacamos uma função administrativa e uma função econômica.  A função administrativa: refere-se à função da contabilidade como auxiliadora dos tomadores de decisões; a função econômica: está relacionada à apuração do resultado, ou seja, se houve lucro ou prejuízo.  Deve-se ressaltar que a contabilidade não se confunde com a administração de uma entidade. A contabilidade irá fornecer informações a respeito do controle do patrimônio, do desempenho econômico da entidade, mas quem tomará as decisões será a administração.

3  Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a C, na civilização Sumério-Babilonenses e coincidiu com a invenção da escrita.  As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente haviam trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 a C, este quadro se alterou, por ocasião do surgimento da moeda.

4  Há informações que os primeiros rudimentos de balanço surgiram no ano de 1.300 em Florença, Itália.  Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período a atividade mercantil, econômica e cultural era muito importante, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo. Esse fato tem feito que mais recentemente venha sendo considerada como pertencente ao ramo da ciência social.

5  · Pré-história: 8.000 a.C. até 1.202 d.C. (empirismo, conhecimento superficial): experiências e práticas vividas pelas civilizações do mundo antigo, destacando- se os estudos sumérios, babilônios, egípcios, chineses e romanos.  ·Idade Média: 1.202 d.C., com a obra “Leibe Abaci”, de Leonardo Fibonacci: período desistematização dos registros.

6  Idade Moderna: 1494, com a publicação da obra “Tratatus Particularis de Computis et Scripturis” (Tratado Particular de Conta e Escrituração), do frei e matemático Luca Paccioli, em Veneza, onde este fez o estudo sobre o método das “Partidas Dobradas”, tornando-se um marco na evolução contábil.  ·Idade Contemporânea: do século XVIII, é o período científico da Contabilidade, quando esta deixa de ser mera “arte” para tornar-se “ciência”. A partir daí surgiram várias doutrinas contábeis, como: Contista, Controlista, Personalista, Aziendalista e Patrimonialista.

7  É a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica.  (Hilário Franco)

8  Contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades, tendo como objetivo o controle destes patrimônios, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários. Com esta definição, podemos extrair três informações importantes:  – o objeto de estudo é o patrimônio;  – o objetivo é o controle dos patrimônios por parte das empresas e entidades públicas;  – o fim da contabilidade é fornecer informações aos seus usuários.

9  A contabilidade tem por objeto o patrimônio das entidades, que é administrável e vive em constante alteração. Já seu objetivo é permitir o estudo e o controle dos fatos, decorrentes da gestão desse patrimônio, para fornecer informações aos seus usuários.

10  Vimos que o fim da contabilidade é fornecer informações a seus usuários. Desta forma, podemos afirmar que as finalidades fundamentais da ciência contábil referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Ou seja, a Contabilidade tem como finalidades o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio- econômica.

11  Controle: a administração, através das informações contábeis e via relatórios, pode certificar-se, na medida do possível, que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.  Planejamento: a informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões, é de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.

12  Mencionamos, anteriormente, duas funções da contabilidade, uma de caráter administrativo e outra de caráter econômico. Considerando ainda a atividade social que a empresa exerce no contexto econômico, podemos identificar as seguintes funções da Contabilidade:  Registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio. 

13  Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário; (memória)  Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;  Demonstrar: com base nos registros realizados, expõe periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;  Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;  Acompanhar as modificações do patrimônio: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

14 Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares, sócios, acionistas, administradores, governo, fornecedores, bancos, etc. Podem ser definidos como usuários internos e externos

15 Usuários Internos: são as pessoas internas à entidade, como é o caso do gerente e do diretor. Os usuários internos usam a contabilidade para ajudar no processo de tomada de decisão. Entre as diferentes situações em que é possível utilizar a contabilidade, citamos a situação na qual o administrador está estudando a viabilidade de uma filial. Por meio da mensuração do resultado pela contabilidade, será possível determinar o fechamento ( ou não) desta filial. Usuários Externos: são pessoas que utilizam as informações contábeis para o processo decisório. Entretanto, ao contrário dos usuários internos, o acesso às informações é mais limitado, por possuir menor possibilidade de obter informações sobre a entidade. (SILVA, 2007)

16  Para atingir os seus objetivos a Contabilidade se utiliza de técnicas próprias, quais sejam: Escrituração; Demonstrações Contábeis; Auditoria e Análise de Balanços.  Escrituração: é a técnica pela qual as ocorrências com efeito no patrimônio são registradas em livros próprios (Diário, razão, caixa e Conta Corrente), de todos os Fatos administrativos que ocorrem no dia-a-dia das entidades

17  Demonstrações Contábeis: são quadros técnicos (relatórios contábeis) que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da entidade.  Auditoria: verifica-se, através de exames minuciosos dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles, a qualidade das informações prestadas nas demonstrações contábeis, confirmando, ou não, a exatidão dos dados neles contidos, elaborando-se parecer conclusivo sobre a correta utilização dos procedimentos e princípios contábeis.

18  Análise de Balanço: é a técnica pela qual se determina a capacidade de pagamento da empresa, o grau de solvência, a evolução da empresa, a estrutura patrimonial com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da Contabilidade.

19  Prezado aluno, aprender contabilidade é fundamental para qualquer pessoa que deseja administrar uma empresa. A contabilidade apresenta termos técnicos que chamamos de terminologia ou nomenclatura, os quais são essenciais na linguagem empresarial, linguagem que o administrador precisa conhecer.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I  HISTÓRIA E INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE Profª Carlas C. Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google