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Carros rebaixados e manutenção Suspensão Professor: André Olivieri de Albuquerque.

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Apresentação em tema: "Carros rebaixados e manutenção Suspensão Professor: André Olivieri de Albuquerque."— Transcrição da apresentação:

1 Carros rebaixados e manutenção Suspensão Professor: André Olivieri de Albuquerque

2 Carros rebaixados

3 Introdução O projeto de um automóvel assegura todas as possibilidades de uso, portanto se você quiser alterar algum componente é preciso muita cautela para não comprometer a carroceria e principalmente a dirigibilidade. Nos carros rebaixados, por exemplo, o método mais utilizado é o corte das molas. Outra opção seria a compressão ou o destemperamento das molas.

4 Introdução Em qualquer dos casos, essa prática diminui o curso dos amortecedores e, conseqüentemente, a vida útil de todos os componentes da suspensão. Já existem amortecedores e molas especiais para essa finalidade, mas o custo é elevado e o tempo de instalação é demorado.

5 Vantagens e Desvantagens A tendência é que um carro rebaixado tenha mais estabilidade, já que o centro de gravidade também fica mais baixo, porém o conforto fica comprometido. A suspensão original dos carros é a que sempre entrega o melhor equilíbrio entre estabilidade e conforto.

6 Vantagens e Desvantagens Outro ponto a ser destacado em carros rebaixados é a integridade da carroceria. De acordo com a Dana, fabricante de sistemas automotivos, o risco mais sério é a possibilidade de trincas e rachaduras no monobloco, principalmente nas áreas próximas às torres dos amortecedores.

7 Vantagens e Desvantagens Trinca no monobloco

8 Legislação Atualmente, o rebaixamento da suspensão é uma pratica legalizada. Entrou em vigor no dia 1º de maio a resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Embora não especifique quais tipos de modificação poderão ser feitas, a resolução não permite o uso de molas com regulagem de altura. Deste modo, não estão homologados os sistemas com rosca e a ar.

9 Legislação Quem quiser alterar a altura do veículo, seja levantar ou rebaixar, deve levar o carro para uma inspeção que avaliará a modificação. Essa inspeção só pode ser realizada em local cadastrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Após aprovada a alteração, será emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

10 Legislação Depois disso, é preciso levar o veículo ao Departamento de Trânsito (Detran) para acrescentar ao documento a inscrição "medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo do veículo", como consta na nova resolução. Vale lembrar que ao efetuar as manutenções na suspensão o ideal é substituir uma peça por outra da mesma marca.

11 Molas de titânio A mola de titânio é utilizada em carros esportivos e na Fórmula 1. Sua principal característica é ser menor devido ao fato do titânio possuir resiliência maior do que o aço, logo, uma mola de titânio de tamanho menor consegue desempenhar o mesmo papel elástico do que uma mola de aço maior.

12 Molas de titânio

13 Alguns veículos como o Alfa Romeo Giulia e o Mondeo Titanium X já possuem esta mola de fábrica, que é semelhante a mola que atingiu o piloto Felipe Massa.

14 Manutenção

15 Quebra de molas Causas: Excesso de peso Amortecedor sem ação Solução: Substituir molas

16 Barulho na suspensão Causas: Batente quebrado Mola quebrada Desgaste das buchas dos braços da suspensão Desgaste na junta esférica Solução: Substituir as peças danificadas

17 Veículo sem paralelismo Causas: Tensor solto ou quebrado Solução: Substituir ou apertar tensor Causas: Amortecedor sem ação Solução: Substituir amortecedor Suspensão oscilando muito

18 Vibração da suspensão Causas: Roda desbalanceada ou torta. Pneu defeituoso Solução: Balancear, desentortar rodas. Substituir pneu. Causas: Folga no pivô Solução: Trocar imediatamente o pivô. Ele pode quebrar e a roda, cair. Suspensão estala ao passar por um obstáculo

19 Numa reta, o veículo puxa para um dos lados Causas: Pneus descalibrados ou regulagem incorreta do cáster. Solução: Examinar a pressão dos pneus. Se isso não resolver, fazer novo alinhamento de direção. Causas: Rodas desbalanceadas e/ou inclinação errada do pino mestre. Solução: Fazer o balanceamento das rodas e, também, um novo alinhamento da direção. Em velocidades acima de 60 km/h o volante vibra

20 Um dos lados do carro está mais baixo Causas: Molas fracas Solução: Trocar as molas, porque elas já não suportam nem o peso do carro. Atenção: Trocar as quatro. Causas: Buchas da barra estabilizadora quebradas. Solução: Trocar todas as buchas danificadas. Em movimento, as suspensões emitem um barulho constante

21 Ao passar por um buraco, ouve-se um barulho metálico Causas: Molas fracas e sem ação Solução: Trocar as molas. As trocas só devem ser feitas aos pares (duas da frente e duas traseiras) ou do conjunto todo

22 Falta de estabilidade, mesmo em curvas de baixa velocidade Causas: Amortecedores gastos, sem ação Solução: Trocar os amortecedores. Também nesse caso, trocar em pares ou o conjunto. Nunca trocar um só.

23 Ao passar sobre um obstáculo as rodas trepidam e até saem do chão Causas: Amortecedores vencidos. Solução: Trocar os amortecedores. Nesse caso, o melhor é trocar logo o conjunto todo.

24 Em movimento, fortes ruídos são transmitidos para o interior Causas: Buchas da suspensão danificadas. Solução: Trocar todas as buchas. Elas são as responsáveis pela eliminação dos barulhos ao rodar.

25 Ao arrancar, mesmo em baixa velocidade, a frente levanta muito Causas: Amortecedores dianteiros fracos. Solução: Trocar ao menos dois amortecedores da frente, pois eles já não seguram as molas.


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