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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais SEMINÁRIOS DE ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE II GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROFESSORA: SUZANA MELGAÇO DE.

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1 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais SEMINÁRIOS DE ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE II GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROFESSORA: SUZANA MELGAÇO DE AFONSÊCA ADNILSON IBRAIM ANDRÉIA GILBERTO MAURO REGINALDO SHIRLENE

2 Texto 7 MUDANÇAS NA CULTURA PÓS-AQUISIÇÃO: O CASO DA EMPRESA ALFA. Autoria: Anna Carolina M. Sayão, Betania Tanure, Roberto Gonzalez Duarte.

3 Sinopse dos autores ANNA CAROLINA MAIA SAYÃO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. FUMEC (FUNDAÇÃO MINEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA). GRADUAÇÃO EM ECONOMIA. UFMG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS). MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS. PUC (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS).

4 Sinopse dos autores BETANIA TANURE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, 1983. PUC (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS). DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO, 2002. BRUNEL UNIVERSITY. ATUALMENTE É PROFESSORA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL. EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS TEMAS: CULTURA, GESTÃO ESTRATÉGICA, GESTÃO DE PESSOAS E EMPRESARIAL.

5 Sinopse dos autores ROBERTO GONZALEZ DUARTE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, 1989. UFMG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS). MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, 1997. UFMG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS). DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO, 2001. UNIVERSITY OF CAMBRIDGE. ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DA PUC DE MINAS GERAIS. EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO, COM ÊNFASE EM GESTÃO INTERNACIONAL ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS TEMAS: GESTÃO INTERNACIONAL, AQUISIÇÕES INTERNACIONAIS, MUDANÇA ORGANIZACIONAL, GESTÃO INTERCULTURAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

6 Fusão e aquisição A fusão ocorre quando há a combinação de duas organizações, previamente independentes, que dará origem a uma terceira e nova entidade. A aquisição é caracterizada pela compra de uma segunda empresa que será incorporada à adquirente (MARKS; MIRVIS, 1998 in SAYÃO et al, 2006). Consiste na tomada de poder de uma empresa por outra (PARDINI, 2004 in SAYÃO et al, 2006) com o desaparecimento legal daquela que foi adquirida (TANURE, 2006 in SAYÃO et al, 2006). Conceitos

7 Pergunta: Você trabalha ou já trabalhou em alguma organização que passou por um processo de fusão ou aquisição?

8 Desafios do processo de fusão e aquisição Gestão de pessoas; Complexidade de duas ou mais culturas; Transferência de habilidades e competências; Retenção de talentos; Clima quase sempre tenso na empresa adquirida.

9 Estudo de caso EMPRESA ADQUIRIDA: Empresa ALFA, fundada em 1959 em São Paulo pelo Sr. Silva ( mito ). Atividade: Beneficiamento e comercialização de aço. Faturamento anual: R$ 250 milhões. EMPRESA ADQUIRENTE: Empresa BETA: Siderúrgica multinacional.

10 Motivos da fusão EMPRESA ADQUIRENTE: Cunho mercadológico; defesa de mercado; aquisição de know-how. EMPRESA ADQUIRIDA: Ausência de sucessores. Comparação ao estudo de caso do SBT de Sílvio Santos.

11 Mudanças de valores pós-aquisição GESTÃO SR. SILVA (ALFA). Espaço físico inadequado e desorganizado; Móveis velhos sem conservação; Refeitório com divisão física, separando as diversas áreas e bife de filet mignon apenas para o Sr. Silva. GESTÃO PÓS-AQUISIÇÃO (BETA). Adequação do espaço às necessidades (lay-out); Móveis novos e padronizados; Unificação do refeitório e a mesma refeição para todos. Valores

12 Pergunta: Você percebe alguma mudança de valores na empresa onde você trabalha? Comente.

13 Mudanças de valores pós-aquisição GESTÃO SR. SILVA (ALFA). Banheiros precários; O uso de EPI’s não era obrigatório; Inexistência de manuais ou procedimentos operacionais. GESTÃO PÓS-AQUISIÇÃO (BETA). Aumento do número e melhoria do lay-out; Uso de EPI’s é obrigatório e existe fiscalização séria; Manuais e procedimentos de fácil compreensão. Valores

14 Pergunta: O que você pensa a respeito das mudanças de valores nas empresas? Considera importante?

15 Mudanças de valores pós-aquisição GESTÃO SR. SILVA (ALFA). Comemoração festiva do Natal; GESTÃO PÓS-AQUISIÇÃO (BETA). Mudou em relação à sofisticação e a introdução da festa junina. Valores

16 Pergunta: Você acredita que a mudança de valores como estes aqui discutidos podem influenciar no resultado da empresa? Por quê?

17 Mudanças de valores pós-aquisição GESTÃO SR. SILVA (ALFA). Informal; Reuniões pouco freqüentes; Estilo centralizador e autoritário; “Protecionismo” decisório, (diretoria comercial e administrativa) GESTÃO PÓS-AQUISIÇÃO (BETA). Formal; Reuniões freqüentes e participativas; Descentralização; Burocratização no nível gerencial; Valores

18 Estratégia de integração cultural A empresa adquirida assimila os valores culturais da adquirente, ou seja, é absorvida. Mudança de valores em processo de consolidação uma vez que ainda carregam traços anteriores.

19 Considerações finais O GRANDE DESAFIO NAS FUSÕES E AQUISIÇÕES É A GESTÃO DE PESSOAS, UMA VEZ QUE É FATOR DETERMINANTE PARA O SUCESSO OU FRACASSO.

20 Referência bibliográfica SAYÃO, Anna Carolina Maia; TANURE, Betania; DUARTE, Roberto Gonzalez. Mudança na Cultura Pós-Aquisição: O Caso da Empresa Alfa. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, XXX, 2006, Salvador. p. 1-16.


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