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Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações Gerenciais

2 Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade da organização Informações corretas, precisas e atualizadas Sistemas de Informação eficientes e eficazes Dado Elemento bruto que não conduz à compreensão de determinado fato ou situação Informação Dado inserido num contexto, resultado de uma análise Conduz à compreensão de um fato ou situação

3 Definição “Sistema de informações é o processo de transformação de dados em informações que são utilizados na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.” (OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002 )

4 Definição “ Quando esse processo est á voltado para a gera ç ão de informa ç ões que são necess á rias e utilizadas no processo decis ó rio da empresa, diz-se que esse é um sistema de informa ç ões gerenciais. ” (OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002)

5 Estrutura Modelo de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG): (OLIVEIRA, Djalma P. R. - 2002) Tratamento (processamento) Informaçõe s Dados Decisões Resultados Ações Controle e avaliação

6 Áreas funcionais na empresa Dois tipos: Áreas fim Atividades e funções ligadas ao ciclo de produção ou colocação do produto no mercado (objetivo da empresa) Produção, Marketing Áreas meio Proporcionam os meios para que as áreas fim cumpram sua finalidade Administração de Finanças, Administração de Materiais, Administração de Recursos Humanos, Administração de Serviços e Gestão Empresarial

7 Áreas funcionais na empresa Enfoque sistêmico Não são unidades organizacionais Existe interação entre as diversas áreas Composição de uma área funcional: Conjunto de funções Grupos de atividades específicas e inter- relacionadas Observe alguns exemplos de áreas funcionais no livro: OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002

8 Área: Administração Financeira FunçõesAtividades Planejamento de recursos financeirosOrçamentos, Programação das necessidades de recursos financeiros, Projeções financeiras, Análise do mercado de capitais Captação de recursos financeirosTítulos, Empréstimos e financiamentos, Administração de contratos de empréstimos e financiamentos Gestão dos recursos disponíveisPagamentos, Recebimentos, Operações bancárias, Fluxo de caixa, Acompanhamento do orçamento financeiro SegurosAnálise do mercado securitário, Contratação de apólices, Administração das apólices, Liquidação de sinistros ContábilContabilidade geral Contabilidade patrimonial Contabilidade de custos

9 O processo de tomada de decisão (1) Antes: Administrar era uma arte pessoal A informação não era considerada um recurso tão importante para a empresa. Atualmente: Processo de coordenação sistêmica A informação é imprescindível e são necessários sistemas que gerenciem essas informações.

10 O processo de tomada de decisão (2) Sua complexidade é diretamente proporcional à complexidade da organização; Os dados precisam ser transformados em informações (relatórios) para apoiar as pessoas que tomam decisões. Demanda informações confiáveis, precisas e atualizadas

11 Informação desejável Correta Não ter erros (incorreções) Completa Todos os fatos importantes Flexível Deve servir para diversas finalidades Confiável Dependente da fonte Relevante Importante em um contexto Precisa Não ter erros (aproximações) Simples Informação demais paralisa Econômica Boa relação custo x benefício Em tempo “Prazo de validade”

12 Valor da informação Toda informação tem custo, mas: deve diminuir o grau de incerteza das decisões; aumentar a qualidade no processo decisório. “[...] deve apresentar uma situação de custo abaixo dos benefícios que proporciona à empresa.” OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização e Métodos. São Paulo: Atlas, 2001. O custo das informações deve ser menor que o benefício gerado pela decisão tomada com base nelas.

13 Sistemas de Informa ç ão (SI) Conjuntos de recursos (humanos, materiais e tecnológicos) organizados para processar dados, traduzindo-os em informações que permitam a tomada de decisões inteligentes. São parte das organizações. Devem estar presentes no nível estratégico das organizações.

14 Tipos de Sistemas de Informações Sistemas operativos Geração das informações contábeis. Sistemas informativos Apresentação de informações contábeis para apoiar decisões de usuários externos (módulo contábil) e usuários internos (módulo gerencial). Informações sintéticas e relativas a um período de tempo

15 Estrutura básica (MAGALHÃES, Antônio - 2000) Dado s Tratamento (processamento) Informações Variáveis organizacionais Sistema operativo Sistema informativo

16 Elementos básicos (1) Elementos de Controle: Objetivos Atender às necessidades de gerar informações contábeis. Padrões Princípios Fundamentais da Contabilidade. Planos Plano de contas, históricos padrões, estruturas das demonstrações contábeis. Determinam o comportamento dos outros elementos

17 Elementos básicos (2) Elementos de Informação: “Entrada interna” – fatos contábeis da organização “Entrada externa” – dados sobre outras organizações “Memória” – cadastros, carteiras, movimentos, etc. “Saída interna” – relatórios internos da organização “Saída externa” – relatórios para outras “Feedback” – relatórios estão de acordo com o esperado?

18 Elementos básicos (3) Elementos de Transformação: “Decisão operativa” Selecionará os fatos contábeis entre as diversas ações da administração. “Operação de processamento de dados” Codificará, calculará e classificará os dados, a fim de gerar os relatórios necessários. Determinam que dados devem ser trabalhados e como fazê-lo

19 Esquema básico de um SIG (OLIVEIRA, Djalma P. R. - 2002) Controle e avaliação Informações Dado s Tratamento (processamento) Decisões Ações Resultados


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