Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlana Abreu de Miranda Alterado mais de 8 anos atrás
1
Categorias da Narrativa Trabalho realizado por: Irina Marques nº4
2
O Ação é um conjunto de acontecimentos que se desenrolam num determinado espaço e num tempo mais ou menos extenso com a participação de personagens.
3
Importância da Narrativa O Ação principal - integra o conjunto de sequências narrativas que detém maior relevo. O Ação Secundária - relata acontecimentos menos importantes relativamente à acção principal.
4
Organização das sequências narrativas O Encadeamento – a sequência narrativa surge encadeada, segundo a sua ordem cronológica; O Encaixe – uma sequência narrativa é introduzida numa outra que estava a ser narrada e que depois se retoma; O Alternância – várias sequências narrativas vão sendo narradas alternadamente.
5
Personagens
6
Relevo O Personagem principal – desempenha um papel central na acção. O Personagem secundária – assume um papel menos importante que o do protagonista, sendo, no entanto, importante no desenrolar da acção.
7
Relevo O Figurantes – têm um papel irrelevante na acção, tendo o papel de ilustrar um ambiente ou espaço social.
8
Composição O Personagem modelada – apresenta uma dinâmica interior profunda, capaz de alterar o seu comportamento e, por isso, pode evoluir ao longo da cena; O Personagem plana – comporta-se de forma previsível ao longo da sequência narrativa, mantendo a maneira de ser de forma inalterada.
9
Composição O Personagem tipo – representa um grupo social ou profissional. O Personagem colectiva – é constituída por um grupo de indivíduos que age como se fosse animado por uma só vontade.
10
Caracterização(Direta) O Autocaracterização – a própria personagem apresenta as suas características. O Heterocaracterização – a caracterização da personagem é-nos facultada pelo narrador ou por outra personagem.
11
Caracterização(Indireta) O narrador põe a personagem em acção, cabendo ao leitor fazer a sua caracterização, a partir do seu comportamento ou das suas palavras.
12
Espaço O Físico – é o espaço real que serve de cenário à acção. O Social – é o ambiente social em que decorre a acção. O Psicológico – espaço interior das personagens, abarcando as suas vivências mais íntimas, os seus pensamentos e os seus sentimentos
13
Tempo O Tempo histórico – refere-se à época ou momento histórico em que a acção se desenrola; O Tempo psicológico – é o tempo subjectivo que é vivido e sentido pela personagem; O Tempo do discurso – resulta do tratamento ou elaboração do tempo feita pelo narrador.
14
Narrador
15
Presença O Não participante – heterodiegético O Participante: Autodiegético (personagem principal) Homodiegético (personagem secundária)
16
Focalização O Omnisciente – o narrador mostra conhecer toda a história, manipulando todas as categorias da narrativa. O Interna – o narrador adopta o ponto de uma das personagens. O Externa – o conhecimento do narrador limita-se ao que é observável do exterior.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.