A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula III Profª Liane Saenger Currículo e Planejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula III Profª Liane Saenger Currículo e Planejamento."— Transcrição da apresentação:

1 Aula III Profª Liane Saenger Currículo e Planejamento

2

3

4

5 TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA Epistemológica Social

6 Tecnologias do Imaginário e Cibercultura MARTINS e SILVA (org) Sulina/Edipuc/1999 Para navegar no século 21

7  Considerar que somo seres trinitários: humanos, sociais trinitários: humanos, sociais e indivíduos e indivíduos  Vencer a especialização TECER A SOCIEDADE COMPLEXA

8  Saber que a política dos povos e da civilização é questão mundial da civilização é questão mundial TECER A SOCIEDADE COMPLEXA

9  O pano de fundo filosófico: Oriente +Ocidente  D esafio do século XX ao XXI: unir as culturas científica e unir as culturas científica e humanística humanística TECER A SOCIEDADE COMPLEXA

10 Toda informação só é compreensível dentro de seu contexto. Nosso sistema educativo privilegia a separação em vez de praticar a ligação

11 As diferentes partes reunidas formam um conjunto organizado produtor de qualidades que não existiam se elas ficassem isoladas

12 Observando uma parte ficamos mais lúcidos em relação a ela mas míopes na sua relação com o todo.

13 Redução e determinismo nos caracterizaram até a metade do século xx Reduzir é ocultar do acaso, do novo, da invenção

14 As partes dependem do todo para qualificar-se como tal e o todo depende de cada parte para existir

15 O ser humano é autônomo mas sua autonomia depende do mundo exterior.

16  Somos produtos da Natureza e a produzimos também.  A mundialização nos aproxima pelas necessidades comuns. As culturas é que nos diferenciam As culturas é que nos diferenciam

17

18 -União do todo e das partes -Ligação entre autonomia e dependência

19 - Concepção que liga acidentes/ perturbações/ acasos às determinações/ determinismos/ provocações

20

21 Contextualizar reconhecendo o singular

22 A evolução não é qualquer coisa que avança frontalmente mas parte de um “desvio” que se impõe.

23 Se devemos abandonar a visão do homem como centro do mundo, devemos salvaguardar a visão humanista que nos ensina a salvar a humanidade e civilizar a Terra....

24 *A Política de Fragmentação dos Processos de Produção A Fragmentação da Cultura Escolar *As Novas Necessidades das Economias de Produção Flexível Algumas influências dos modelos empresariais nos sistemas educacionais

25 A Política de Fragmentação dos Processos de Produção

26 Início do século até pós-guerra Fragmentação dos processos de produção Mão de obra barata Desapropriação de cultura instrumentos propriedade +

27 Divisão social e técnica do trabalho Mais distância entre: trabalho intelectual prático (manual)

28 Trabalhadores não compreendem o que produzem “FORDISMO” Controle das decisões Alienação dos processos de produção e de comercialização

29 Perda da capacidade de reivindicação Mais tecnologia Mais respeito à máquina submissão Mecanização

30 Ignorância do trabalhador Incapacitação de tomar iniciativas ou de sugerir alterações no processo produtivo

31 Impossibilitado de pensar e/ou de aplicar o que pensa Facilmente substituído

32 A Fragmentação da Cultura Escolar

33 Compartimentação do Conhecimento Alunos aprendem a obedecer e a submeter-se à autoridade Fragmentação da cultura escolar

34 Incapacidade de análise crítica Estudo para passar, não para aprender Avaliação para aprovar reprovar

35 As Novas Necessidades das Economias de Produção Flexível

36 Década 70/80 Flexibilização da economia Nova gestão e organização do trabalho

37 + salário + empregos + produção + consumo

38 Globalização: Mercados mais heterogêneos Descentralização da produção para atender mercados locais

39 Estabilidade no POSTO substituída por estabilidade na EMPRESA (dos pensantes) Flexibilidade trabalhista Estímulo à participação controlada do trabalhador em

40 programação produção avaliação Atualização permanente Importância do trabalho em equipe (Como e quem decide o que produzir?)

41 Algumas Influências dos Modelos Empresariais nos Sistemas Educacionais

42 Toyotismo exalta o trabalhador Restauração da relevância da classe docente além da técnica Discurso da auto estima

43 Liberdade curricular Programações “conjuntas” Liberdade de mercado

44 BRECHA: formar pessoas com pensamento complexo = visão abrangente e capacidade crítica


Carregar ppt "Aula III Profª Liane Saenger Currículo e Planejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google