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PublicouLuna Schmidt Vilalobos Alterado mais de 7 anos atrás
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Aula III Profª Liane Saenger Currículo e Planejamento
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TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA Epistemológica Social
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Tecnologias do Imaginário e Cibercultura MARTINS e SILVA (org) Sulina/Edipuc/1999 Para navegar no século 21
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Considerar que somo seres trinitários: humanos, sociais trinitários: humanos, sociais e indivíduos e indivíduos Vencer a especialização TECER A SOCIEDADE COMPLEXA
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Saber que a política dos povos e da civilização é questão mundial da civilização é questão mundial TECER A SOCIEDADE COMPLEXA
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O pano de fundo filosófico: Oriente +Ocidente D esafio do século XX ao XXI: unir as culturas científica e unir as culturas científica e humanística humanística TECER A SOCIEDADE COMPLEXA
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Toda informação só é compreensível dentro de seu contexto. Nosso sistema educativo privilegia a separação em vez de praticar a ligação
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As diferentes partes reunidas formam um conjunto organizado produtor de qualidades que não existiam se elas ficassem isoladas
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Observando uma parte ficamos mais lúcidos em relação a ela mas míopes na sua relação com o todo.
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Redução e determinismo nos caracterizaram até a metade do século xx Reduzir é ocultar do acaso, do novo, da invenção
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As partes dependem do todo para qualificar-se como tal e o todo depende de cada parte para existir
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O ser humano é autônomo mas sua autonomia depende do mundo exterior.
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Somos produtos da Natureza e a produzimos também. A mundialização nos aproxima pelas necessidades comuns. As culturas é que nos diferenciam As culturas é que nos diferenciam
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-União do todo e das partes -Ligação entre autonomia e dependência
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- Concepção que liga acidentes/ perturbações/ acasos às determinações/ determinismos/ provocações
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Contextualizar reconhecendo o singular
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A evolução não é qualquer coisa que avança frontalmente mas parte de um “desvio” que se impõe.
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Se devemos abandonar a visão do homem como centro do mundo, devemos salvaguardar a visão humanista que nos ensina a salvar a humanidade e civilizar a Terra....
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*A Política de Fragmentação dos Processos de Produção A Fragmentação da Cultura Escolar *As Novas Necessidades das Economias de Produção Flexível Algumas influências dos modelos empresariais nos sistemas educacionais
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A Política de Fragmentação dos Processos de Produção
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Início do século até pós-guerra Fragmentação dos processos de produção Mão de obra barata Desapropriação de cultura instrumentos propriedade +
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Divisão social e técnica do trabalho Mais distância entre: trabalho intelectual prático (manual)
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Trabalhadores não compreendem o que produzem “FORDISMO” Controle das decisões Alienação dos processos de produção e de comercialização
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Perda da capacidade de reivindicação Mais tecnologia Mais respeito à máquina submissão Mecanização
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Ignorância do trabalhador Incapacitação de tomar iniciativas ou de sugerir alterações no processo produtivo
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Impossibilitado de pensar e/ou de aplicar o que pensa Facilmente substituído
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A Fragmentação da Cultura Escolar
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Compartimentação do Conhecimento Alunos aprendem a obedecer e a submeter-se à autoridade Fragmentação da cultura escolar
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Incapacidade de análise crítica Estudo para passar, não para aprender Avaliação para aprovar reprovar
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As Novas Necessidades das Economias de Produção Flexível
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Década 70/80 Flexibilização da economia Nova gestão e organização do trabalho
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+ salário + empregos + produção + consumo
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Globalização: Mercados mais heterogêneos Descentralização da produção para atender mercados locais
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Estabilidade no POSTO substituída por estabilidade na EMPRESA (dos pensantes) Flexibilidade trabalhista Estímulo à participação controlada do trabalhador em
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programação produção avaliação Atualização permanente Importância do trabalho em equipe (Como e quem decide o que produzir?)
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Algumas Influências dos Modelos Empresariais nos Sistemas Educacionais
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Toyotismo exalta o trabalhador Restauração da relevância da classe docente além da técnica Discurso da auto estima
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Liberdade curricular Programações “conjuntas” Liberdade de mercado
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BRECHA: formar pessoas com pensamento complexo = visão abrangente e capacidade crítica
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