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Elementos icônicos e linguísticos. mensagem publicitária A mensagem publicitária carrega em seu núcleo comunicativo informações implícitas e explicitas.

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1 Elementos icônicos e linguísticos

2 mensagem publicitária A mensagem publicitária carrega em seu núcleo comunicativo informações implícitas e explicitas com o objetivo de não só persuadir, mas também, de propor um ato de compra. Podemos através da semiótica compreender os significados dispostos na mensagem visual e escrita.

3 Todo processo de publicidade implica em um ato semiótico da troca de mensagem que tem como meta o ato econômico de troca de mercadoria. Santaella & Noth (2010)

4 ao longo dos anos passou a ser atrelada a diversos conceitos, estudada por variadas áreas do saber e representada por um conjunto de símbolos e signos que acabam por construir variados imaginários de grupos sociais, etnias, gêneros, representações políticas e construções identitárias. A cultura

5 Quais são os exemplos de culturas?

6 Assim como a cultura, as identidades também são representadas por um mosaico simbólico que procura elencar os elementos que identificam os atores sociais e os territórios.

7 O mundo contemporâneo é extremamente influenciado pelas imagens, que agem sobre os estilos de vida e disseminam conhecimento pela facilidade de absorver informação através da visão. (JOLY, 2003; DONDIS, 1997)

8 Porque as imagens influenciam a vida das pessoas?

9 Essa influência, aliada ao fato de que as imagens podem ter sua bagagem própria de significados, coloca as imagens como uma ferramenta forte para comunicar as mais variadas mensagens.

10 2 A busca dos significados que estão inseridos na mensagem podem ser feitas através de análises da mensagem publicitária a partir dos signos icônicos e das conotações implícitas estabelecidas nas relações entre texto e imagem.

11 2 As imagens têm um papel descritivo que apresentam aspectos sociais, políticos e religiosos, que descrevem uma cultura.

12 Esse papel das imagens vai um pouco mais além, e, sim, pela capacidade que as imagens possuem de captar os significados e os valores que ordenam e atribuem sentido a essas formações sociais.

13 2 A compreensão das imagens tem ênfase na emoção, na capacidade de união através do sentimento, sendo mais emocional do que racional nessa tentativa de compreensão das imagens.

14 2 Este é o desafio das imagens publicitárias: atingirem a atenção das pessoas e construírem, no contexto histórico, as referências que permitam que elas sejam lidas e compreendidas em seu tempo.

15 2 Barthes chama atenção para o valor simbólico do ato de consumir. Segundo ele consumir, ou não, determinadas mercadorias insere o indivíduo numa classe social.

16 2 Em função disso - o desejo de ascensão social -, os indivíduos querem consumir aquilo que é consumido pelas classes sociais imediatamente acima da sua, pois, para eles, as mercadorias, independentemente do seu valor de uso, marcam essa possibilidade de emergência social.

17 2 A comunicação publicitária representa, então, o papel de mediadora entre um objeto do mundo e uma classe social.

18 2 Pode-se considerar a comunicação publicitária como uma atividade vinculada à comunicação que articula, numa dimensão estética, diferentes linguagens (imagéticas, verbais, etc.)

19 2 Roland Barthes utiliza a publicidade como corpo de estudo para identificar o sistema de conotação e denotação da imagem se baseando nas funções de ancoragem e revezamento do texto em relação a uma imagem e fomentando uma retórica da imagem.

20 2 Barthes realizou uma das primeiras análises de um anúncio publicitário superando as análises intuitivas da época. Trabalhando com anúncios em que coexistiam palavra e imagem, identificou três mensagens diferentes, a saber: (1)a mensagem lingüística, que remeteria a significados globais e exigiria uma identificação de valores culturais articulados à linguagem nos sentidos denotados e conotados; (1)a mensagem icônica simbólica (codificada), que corresponde às formações articuladas de determinados elementos da figura que produzem significação através da identificação cultural: é o sentido conotado;

21 2 (3) a mensagem icônica literal (não codificada), que apareceria como suporte da mensagem simbólica: é o sentido denotado da mensagem literal.

22 2 O Inventário Denotativo é composto por todos os elementos visuais que compõem a imagem. Conotativo são os níveis mais altos de significação através da relação entre os elementos de composição visual.

23 2 A ancoragem essa função se baseia na diferença entre a imagem e a linguagem verbal. As imagens são ambíguas ou polissêmicas, portanto funcionam como se estivessem à margem de qualquer sistema de pensamento ou de idéias.

24 2 Daí a necessidade de ancorá-las à realidade, o que contribui para interpretá-las. A ancoragem tem um valor ideológico de grande importância, porque opera como um forte controle sobre as possibilidades de interpretação, já que ela reproduz a ideologia do produtor da mensagem (emissor).

25 Plano do Conteúdo e Plano da Expressão Escrever um anúncio publicitário é produzir tecnicamente um texto capaz de provocar mudança de opiniões e de sentimentos nos leitores e persuadí-los a assumir comportamentos novos em relação a determinado produto ou serviço.

26 Plano do Conteúdo e Plano da Expressão Texto é constituído em dois planos: O plano do conteúdo: é o relato de fatos que demonstram a ideia central ou tema. O conteúdo é formado por elementos que se referem as características objetivas e reais do produto, objeto do anúncio, seus valores racionais e concretos. O plano da expressão é a forma, ou texto significante. A expressão é o texto perceptível revelador de uma realidade que utiliza os signos linguísticos como instrumental (sons ou fonemas, das palavras, das frases)

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29 Quais são os elementos linguísticos e icônicos dos dois anúncios a seguir e quais seus significados?

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