A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entreolhares na dimensão pedagógica Professora: Valéria R. Poubell.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entreolhares na dimensão pedagógica Professora: Valéria R. Poubell."— Transcrição da apresentação:

1 Entreolhares na dimensão pedagógica Professora: Valéria R. Poubell

2

3 CONCEPÇÕES DE LEITURA DECODIFICAÇÃO DOS SÍMBOLOS GRÁFICOS COMPREENSÃO DAS PALAVRAS E EXPRESSÕES COMPREENSÃO DO SENTIDO MAIS IMEDIATO

4 UM CONTRAPONTO Multiplicidade de sentido na leitura VALORES REPRESENTAÇÕES SOCIAIS VISÃO DE MUNDO

5 Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice... De vinho tinto de sangue. Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito Silêncio na cidade não se escuta De que me vale ser filho da santa Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta força bruta (...) (Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil).

6 Os sentidos de um texto dependem, sim, de nossa visão social de mundo.

7 (...) Primeiramente, a leitura do mundo, do pequeno mundo em que me envolvia. Depois, a leitura da palavra que, nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavramundo” – não é a leitura da palavra mundo, mas é a leitura da “palavramundo”, uma palavra só. (FREIRE, 1995, p. 30)

8 Ler não é uma prática Social totalmente autônoma; muito menos, neutra...

9 A leitura, além de uma história, tem uma sociologia (CHARTIER, 1998). As formas de ler e avaliar os textos variam, se se considerarem diferentes classes sociais, regiões, etnias etc. (...) Diferentes leitores, espectadores, ouvintes, produzem apropriações inventivas – e diferenciadas – dos textos que recebem. Para Michel de Certeau, o consumo cultural é ele mesmo uma produção – silenciosa, disseminada, anônima, mas uma produção. O que não significa considerar o leitor como completamente livre, pois ele está submetido a restrições e limites impostos por sua formação cultural e pela forma particular do texto que lê. ( Abreu (2000, pp. 123-124).

10 À nossa condição étnica, geográfica, cultural, podemos acumular experiências – ou não – que nos possibilitem ir além ou ficar aquém do texto que lemos...

11 * ATIVIDADE 1 – CASA Então, qual é o papel da escola, enquanto espaço privilegiado de produção de cultura, na formação de leitores?

12 A escola, dentre outros espaços educativos formais e informais, desempenha também um papel privilegiado no processo de formação de futuros leitores. Como instituição imersa no mundo das letras, que articula as diferentes áreas do conhecimento, a escola assume a função de imprimir as primeiras “marcas experienciais” que delineiam o perfil de futuros alunos/leitores.

13

14

15 ABREU, Marcia. As variadas formas de ler. In: PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; BUARQUE, Chico. Cálice. In: ______. Perfil. São Paulo: Som Livre, 2003. CAPELLO, Cláudia; COELHO, Lígia Martha. Língua portuguesa na educação 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2003. 130p. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: ABREU, Marcia (Org.). Leituras no Brasil: antologia comemorativa pelo 10º Cole. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Dunya, 1999.


Carregar ppt "Entreolhares na dimensão pedagógica Professora: Valéria R. Poubell."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google