A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIPE Classificação internacional da prática de enfermagem Isabely Pereira C. de Sousa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIPE Classificação internacional da prática de enfermagem Isabely Pereira C. de Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 CIPE Classificação internacional da prática de enfermagem Isabely Pereira C. de Sousa e-mail: isabely_pc@yahoo.com.br

2 Definição  A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) foi criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) para permitir uma linguagem cientifica e unificada, comum à enfermagem mundial;  A CIPE® surge na década de 1980, logo após o Congresso Quadrienal realizado em Seul-Coréia;  O projeto inicial da CIPE® propôs o desenvolvimento de um vocabulário que atuasse como uma linguagem unificada, para descrever a prática da enfermagem contemplando uma estrutura de termos e definição de vocábulos.

3  O primeiro passo para a construção da CIPE® foi a realização de uma busca na literatura da área e uma pesquisa junto as associações membro do CIE a fim de se realizar um levantamento mundial sobre os sistemas de classificação usados em enfermagem;  De acordo com o CIE, a CIPE® contém termos para composição de diagnósticos, intervenções e resultados, que descrevem a prática de enfermagem;  Visando o constante aperfeiçoamento da CIPE®, sua estrutura sofreu atualizações a partir das contribuições de enfermeiros de todo o mundo, totalizando, de 1996 a 2009, seis versões da CIPE®.

4

5 Objetivos da CIPE  Estabelecer linguagem comum para descrever a prática de enfermagem, facilitando a comunicação entre enfermeiros e enfermeiros com outros profissionais de saúde;  Descrever mundialmente a prestação do cuidado de enfermagem;  Estimular a pesquisa de enfermagem através de ligações entre os dados disponíveis e os sistemas de informação em saúde;  Homogeneizar vocabulários locais com terminologias existentes mundialmente, como parte de uma infraestrutura de informação da Enfermagem, para aprimorar a assistência à saúde da população.

6 CIPE® versão 1.0 A CIPE® versão 1.0 propõe um novo agrupamento de eixos e unifica as duas estruturas multiaxiais, em um modelo de sete eixos:

7  Foco: a área de atenção que é relevante para a Enfermagem; Ex: Dor, Pressão sanguínea, Eliminação urinária, Ventilação Espontânea, Frequência Cardíaca.  Julgamento: opinião clinica ou determinação relacionada ao foco da prática de Enfermagem; Ex: diminuída, aumentada, elevada, comprometida, RISCO.  Cliente: sujeito ao qual o diagnóstico se refere e que é o recipiente de uma intervenção; Ex: Criança, Lactente, Cliente, Gestante, etc.  Ação: um processo intencional aplicado ou desempenhado por um cliente; Ex: Instalar, aplicar, monitorar, pesar, administrar.

8  Meios: uma maneira ou um método de desempenhar uma intervenção de enfermagem; Ex: cateter urinário, cateter venoso, cateter venoso central, Sonda Nasogástrica.  Localização: orientação anatômica e espacial de um diagnóstico ou intervenções; Ex: via uretral, jugular, MMSS, MMII, Etc.  Tempo: o momento, período, instante, intervalo ou duração de uma ocorrência; Ex: manhã, tarde, noite, hoje, meio-dia, etc.

9 Construção de diagnósticos de enfermagem segundo a CIPE 1.0 Eixo de focoEixo de julgamento Diagnóstico de Enf. Pressão sanguíneaDiminuída Pressão sanguínea diminuída Dor Extrema Deambulação Comprometida Deambulação comprometida

10 Construção de intervenções de enfermagem segundo a CIPE 1.0 Eixo Ação Eixo focoIntervenção de Enf. Monitorar Sinais Vitais Pesar Lactente Pesar lactente

11 Eixo de açãoEixo do clienteEixo do tempo Pesar Lactente Manhã Pesar lactente pela manhã Eixo de ação Eixo do meio Eixo localização Administrar Medicação Cateter central Jugular esquerda Administrar medicação em cateter central inserido em jugular esquerda

12  Para criar enunciados de diagnósticos de enfermagem e resultados de enfermagem, devem-se incluir um termo EIXO DO FOCO e um termo EIXO DO JULGAMENTO, e podem incluir outros termos.  Quando se utiliza o modelo de sete eixos da CIPE para criar enunciados de intervenções de enfermagem, deve-se incluir um termo EIXO DE AÇAO e um termo alvo (qualquer eixo exceto eixo do julgamento).  Enfermeiros, para utilizarem a CIPE mais facilmente na prática, precisam ter em mãos catálogos da CIPE de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.

13 Referencial Teórico  Cubas MR, Silva SH, Rosso M. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®): uma revisão de literatura. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010;12(1):186-94. Disponível em:. Acesso em 10 de abril de 2014.  Tanure, M. C. e Gonçalves, P. M.A, SAE sistematização da assistência de enfermagem: Guia prático, editora Guanabara koogan, 2008 e 2010.

14 Não ouse desistir de tudo aquilo que você sonhou! OBRIGADA !!!!


Carregar ppt "CIPE Classificação internacional da prática de enfermagem Isabely Pereira C. de Sousa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google