A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA."— Transcrição da apresentação:

1 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

2 1- CONTATO/CLIENTE Entrevista: -definição de aspectos gerais do projeto; -identificação das necessidades e anseios imediatos do cliente (programa estimado); -adequação da obra a disponibilidade de recursos do cliente (prazo para viabilização/custo); -definição do partido – Edificação Residencial Unifamiliar Térrea.

3 2- ESTUDO DE VIABILIDADE Levantamento das possibilidades legais, segundo a L.U.B. – Legislação Urbanística Básica do Município (pode ser requerido à Prefeitura).

4 -Lei de zoneamento, parcelamento, uso e ocupação do solo. a)identificação da zona; b)uso e ocupação das zonas (afastamento frontal, A.T.M.E., A.L.M.L. e gabarito); c)verificação dos afastamentos (lateral principal, lateral secundária e fundos).

5 3- LEVANTAMENTO DE DADOS Destina-se a coleta do conjunto de informações de referência que representem as condições pré-existentes, objetivando a elaboração do projeto, sendo estes: a) Legais (documental); b) Físicos; c) Infra-estruturais.

6 a) Legais: -Registro de vistorias no local da futura edificação e de arquivos cadastrais – municipais, estaduais e federais; onde deverão constar as dimensões, área, disposição e localização do terreno onde se implantará a edificação.

7 - Verificação de impacto ambiental em áreas sujeitas a intervenção (situação especial). - Verificação de impacto em áreas sujeitas a avaliação de zonas de preservação histórica (ZPH - situação especial).

8 b) Físicos: -Características da área, dimensões reais, topografia, natureza do solo (sondagem), orientação solar e sentido dos ventos predominantes.

9 c) Infra-estruturais: -Fornecimento de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto, rede elétrica (em alta ou baixa tensão), esgotamento de águas pluviais, iluminação, coleta de lixo, gás e pavimentação.

10 4- Programa de Necessidades Destina-se a determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho a serem satisfeitas pela edificação a ser concebida. Contemplo dimensionamento dos ambientes, podendo sofrer alterações futuras no decorrer do desenvolvimento do projeto.

11 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

12 1- Estudo Preliminar Destina-se a concepção e representação do conjunto de informações técnicas necessárias à compreensão da configuração inicial e aproximada da edificação, podendo incluir soluções alternativas.

13 2- Anteprojeto de Arquitetura Destina-se a concepção e representação do conjunto de informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação, necessárias a complementação das atividades técnicas do projeto suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custo e prazo.

14 3- Projeto Legal Destina-se a representação do conjunto de informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação, necessárias à análise e aprovação pelas autoridades competentes.

15 4- Projeto Básico Destina-se a concepção e a representação do conjunto de informações técnicas da edificação (plantas de arquitetura e projetos complementares).

16 5- Projeto Executivo Destina-se a concepção e a representação final do conjunto de informações técnicas da edificação, completas, definitivas, e suficientes à licitação (contratação) e a execução dos serviços da obra correspondente a: plantas de arquitetura, projetos complementares, caderno de especificações, cronograma e orçamento.


Carregar ppt "ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google