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COLÓQUIO COMUNICAÇÃO PÚBLICA SOBRE CT&I E CRIATIVIDADE Ladmires Luiz Gomes de Carvalho 1 Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna 2 Érica Revíglio Iliovtz.

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1 COLÓQUIO COMUNICAÇÃO PÚBLICA SOBRE CT&I E CRIATIVIDADE Ladmires Luiz Gomes de Carvalho 1 Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna 2 Érica Revíglio Iliovtz 3 1 Escola Estadual Professor José Fernandes Machado (ladmires@hotmail.com) 2 Escola Estadual Professor José Fernandes Machado (leidivaniamel@gmail.com) 3 Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (ericarevi@gmail.com) MOSTRA DE LINGUAGENS E CONCURSO DE GÊNEROS DISCURSIVOS, DUAS AÇÕES EM FUNÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA Introdução Metodologia Desenvolvimento Conclusões Principais Referências Com o objetivo de incentivar e motivar a leitura e a escrita, duas ações de fomento estão consolidadas na Escola Estadual Professor José Fernandes Machado desde 2010: a Mostra de Linguagens e o Concurso de Gêneros Discursivos. Tais ações foram institucionalizadas, com o aval do Conselho da Escola, em virtude da magnitude e abrangência alcançadas, sendo realizadas anualmente, geralmente no mês de novembro, ofertadas a todos os alunos matriculados na referida escola. A Mostra de Linguagem consiste na apresentação de trabalhos com os gêneros textuais, realizados durante todo o ano letivo, reunindo a produção dos alunos, e exposta à comunidade escolar. Já o Concurso de Gêneros discursivos, realizado sempre em seis categorias distintas, objetivando a promoção da escrita de modo interacional, ocorre num determinado dia do ano, quando os estudantes são convidados a escrever sobre um tema específico no formato de gêneros discursivos estudados no decorrer do ano e/ou em oficinas de gêneros por meio de sequências didáticas, oportunizando ao aluno a participação numa competição na qual são premiados e certificados sessenta deles, dez em cada categoria. As duas ações tem como viés principal a promoção do uso da língua materna em suas variantes linguísticas, privilegiando a norma padrão escrita, sem descartar, contudo, a variação coloquial A linguagem é utilizada em quase todas as nossas ações diárias. Ela é tão perfeita na trajetória que faz que chega a ser suspeita e cúmplice de quem a usa. É o que Bakthin (2003) chama de “necessidade do homem de autoexpressar-se, de objetivar-se”. Ela se constrói nas inter-relações cotidianas a que se propõem os interlocutores e vai tomando forma, virando “bicho” quando usada sob a forma de gíria ou criando ares de nobreza quando utilizada nas rodas formais, nos discursos cultos. Mais uma vez vamos encontrar respaldo na fala de Bakthin (2003), que nos aponta em seus estudos que “cada enunciado é um elo na corrente complexamente organizada de outros enunciados”. O trabalho realizado tanto com a Mostra de Linguagem, quanto com o Concurso de Gêneros Discursivos envolve antes, de mais nada, planejamento e elaboração de uma sequência didática que é organizada por todos os envolvidos no projeto: coordenadores, professores-supervisores e bolsistas. O Concurso de Gêneros é sempre realizado em seis categorias de textos distintos e a Mostra de Linguagens acontece concomitante à Mostra de Conhecimentos da Escola, na qual os alunos apresentam as produções feitas a partir do trabalho desenvolvido com os gêneros estudados durante o ano letivo. Mostra de Linguagens e Concurso de Gêneros É preciso compreender que as propostas elencadas acima são fundamentais para formar o aluno para a cidadania, um ser participante que utiliza os vários tipos de linguagens, sejam verbais, não verbais ou mistas, pois elas se cruzam, se complementam e se modificam constantemente, acompanhando as transformações do ser humano em suas interações pessoais e sociais. Desse modo, a partir dessa interação com o meio em que vive, eles vão se valendo da sua língua materna ou de outras línguas aprendidas no decorrer de sua vida e/ou se comunicando e/ou se expressando, constituindo a sua história e a história dos outros, o que pode ser vivificado com o Projeto desenvolvido, que conta com uma avaliação contínua. BAKHTIN, M. O enunciado como unidade da comunicação discursiva. Diferença entre essa unidade e as unidades da língua (palavras e orações). In: _____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. CEREJA, Willian Roberto. Português, linguagens: Volume 1 ensino médio/T. Cochar Magalhães – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005. DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. "Gêneros orais e escritos na escola". Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128. É nesse sentido que a linguagem é explorada tanto no Concurso de Gêneros, como na Mostra de Linguagens, promovendo os alunos, protagonistas dessas duas atividades, no uso da escrita e da leitura, ou seja, conduzindo-os à qualidade de indivíduos interligados à sua realidade social, resgatados na multiculturalidade do processo de letramento ao qual estão associados, vivências essas configuradas nas sequências didáticas. “”Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” Paulo Freire


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