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SEQUÊNCIA DIDÁTICA. O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? Uma sequência didática (SD) pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas.

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1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA

2 O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? Uma sequência didática (SD) pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas e articuladas entre si, guiadas por um tema, um objetivo geral ou uma produção.

3 As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa.... OU SEJA... Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

4 AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SÃO USADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA? Podem e devem ser usadas, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Essas sequências orientam o professor para o trabalho com os gêneros textuais.

5 POR QUE USAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS AO TRABALHAR LEITURA E ESCRITA? Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo, pois ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita, antes de propor uma produção escrita final.

6 ... ALÉM DISSO... Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

7 O QUE É PRECISO PARA REALIZAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS? É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem dos alunos acerca desse gênero. Isso é necessário para que a sequência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos por não encontrarem desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciarem o trabalho e envolverem-se com as atividades.

8 ... UMA DICA... Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.

9 A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS ETAPAS Fonte: Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 98 ).

10 A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS ETAPAS FIGURA 2 – Esquema da SD adaptada por Costa-H ü bes FONTE: Swiderski e Costa-H ü bes (2009)

11 1ª ETAPA APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

12 1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO É importante explicar o trabalho passo-a-passo. Uma sugestão é fazer uma roda de conversa para apresentar o gênero que será estudado e comentar as diversas atividades que serão desenvolvidas. Organize, junto com a turma, um plano de ação, anotando em um cartaz cada etapa da proposta.

13 1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Nessa etapa, o professor conversa com os alunos sobre o que conhecem do gênero que será trabalhado, ou seja: finalidade, para quem é produzido, onde e como é produzido, qual o tipo de linguagem utilizada etc.

14 1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Nessa etapa, o professor deverá promover o contato dos alunos com diferentes textos do mesmo gênero a ser trabalhado, com vistas a discutir sobre os aspectos de sua organização, comprovando, ou não, o que fora previamente levantado pelos alunos.

15 1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Esta é uma atividade valiosa para dar consistência ao texto. É preciso conhecer o tema sobre o qual se escreve, qualquer que seja a situação comunicativa, pesquisando, entrevistando pessoas, coletando dados da cultura local. É preciso dominar o conteúdo (ter como dizer) e a forma (ter como fazer), utilizando o gênero mais apropriado para a produção.

16 2ª ETAPA PRODUÇÃO INICIAL

17 2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL Nessa etapa, ao propor a primeira produção aos alunos, o professor deve detalhar a situação de comunicação: para quem se destina o texto (pais, colegas, professores), qual é a finalidade (informar, convencer, divertir), que posição tem o autor (aluno, representante da turma, narrador), onde o texto vai ser publicado (no jornal da escola, no mural da sala de aula, no jornal local). Essa produção aponta os saberes dos alunos e dá pistas para que o professor possa melhor intervir no processo de aprendizagem.

18 2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL De posse do mapeamento dos alunos – informação preciosa para avaliar em que ponto está a turma – o professor elabora um conjunto de atividades de leitura, escrita e oralidade, as mais diversas possíveis. É fundamental oferecer bons e variados textos; aproximando a turma do gênero em estudo. Essa diversidade de propostas amplia a possibilidade de êxito dos alunos.

19 2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL No decorrer das atividades, é essencial a mediação do professor, para que os alunos consigam analisar e identificar os recursos utilizados pelos autores na escrita. Por exemplo: ler textos, identificar as marcas próprias do gênero ( as expressões próprias, os tempos verbais utilizados).

20 2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL Essa é uma etapa bastante desafiadora da sequência didática. O professor coordena a produção de texto coletivo, dando oportunidade para que os alunos troquem ideias, exponham seus conhecimentos, dúvidas. Neste papel, o professor incentiva a participação de todos, organiza as falas, faz intervenções, transforma o discurso oral num texto escrito.

21 3ª ETAPA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS – MÓDULOS

22 3ª ETAPA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS – MÓDULOS

23 3ª ETAPA – Instrumentos necessários para superação dos problemas Em cada um desses níveis, o aluno encontra problemas específicos de cada gênero e deve, ao final, ser capaz de resolvê-los simultaneamente. Para isso, em cada módulo, “é muito importante propor atividades as mais diversificadas possíveis, dando, assim, a cada aluno a possibilidade de ter acesso, por diferentes vias, às noções e aos instrumentos, aumentando, desse modo, suas chances de sucesso”

24 4ª ETAPA PRODUÇÃO FINAL ❖ Eu escrevi um texto formal ou informal? ❖ Coloquei todos os elementos do gênero? ❖ Utilizei os termos de forma expressiva, adequando-os à situação de comunicação? ❖ Cometi erros ortográficos? Quais?

25 4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL É hora de o professor mobilizar os alunos para a escrita individual. Para realizar essa atividade, é necessário retomar a situação de produção e relembrar as marcas próprias do gênero. Nessa produção final, o aluno deve por em prática tudo o que foi aprendido ao longo da sequência didática.

26 4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL Essa é uma tarefa que exige muita dedicação por parte do professor e dos alunos. Exige ler, reler, identificar o que não está bem claro e os aspectos que devem ser melhorados no texto. Portanto, o professor precisa incentivar e auxiliar seus alunos a vencer o desafio.

27 4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL O professor deve acordar com os alunos como preferem que seus trabalhos sejam publicados: se somente na turma, se expostos em mural etc. Dependendo do gênero textual, a turma pode decidir por não expor publicamente suas produções, principalmente em se tratando de alunos adolescentes. É muito importante respeitar a decisão da turma.

28 OBRIGADA!


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