A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecom - Argumentação José Augusto dos Santos Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecom - Argumentação José Augusto dos Santos Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 Tecom - Argumentação José Augusto dos Santos Diniz

2 TEXTOCONVENCER ?

3 ARGUMENTATIVIDADE Recursos de linguagem Argumentação ≠ Demonstração; Argumentação: Réplica; Demonstração: Contestação (não). Exemplo: Veracidade do Teorema de Pitágoras.

4 Precondições para o jogo argumentativo: a disposição para dialogar e respeito mútuo entre as partes; opiniões alheias. a presença de uma linguagem compartilhada; linguagem acessível. o acordo em torno de alguns valores humanos; defesa dos valores comuns. a existência de um repertório de vivências, informações e questões comuns. relação com a realidade vivida.

5 Argumento de prova concreta Argumento com base no raciocínio lógico Argumento de autoridade Argumento de consenso Argumento de competência linguística

6 Argumento de prova concreta  “Trata-se da exploração de dados estatísticos ou de exemplos concretos que sirvam para sustentar a visão de mundo do enunciador.” (ANGLO, 2015, p.204).  Dados embasados em pesquisa; em levantamentos estatísticos; exemplos concretos da vida real.  Impressão de irrefutável.  Riscos nesse argumento: Fonte pouco confiável ou esquecer de fornecer a fonte e usar dados de mais.  Crítica acerca do incentivo à educação no Brasil (Europa central e África central).

7 Argumento com base no raciocínio lógico  “Caracteriza-se pelo estabelecimento de analogias, de relações de causa e efeito ou de conclusões a partir de premissas já apresentadas.” (ANGLO, 2015, p. 204).  Falhas de um texto: contradição.  Exemplo: Redação sobre o aumento da violência nos grandes centros urbanos brasileiros. Causa: pobreza da população; consequência: insegurança da população. Causa: insegurança da população; consequência: pobreza da população.  Analogia: Aluno vangloria-se por ter passado séries sem estudar/ gastar mil dólares em livros e não ler absolutamente nenhum.

8 Argumento de autoridade “Consiste na citação, direta ou indireta, da opinião de uma fonte autorizada, para tornar nossa tese ainda mais aceitável.” (ANGLO, 2015, p. 204).  Tem mais chance de conseguir a persuasão do leitor;  Uma coisa é defender a visão de mundo, outra é dizer que Aristóteles defendia igual visão de mundo.  Limitações: uso excessivo.  Citação descontextualizada.  Fidel Castro e experiências amorosas.

9 Argumento de consenso  “Define-se pelo aproveitamento das opiniões consideradas indiscutíveis pelo grupo social a que pertence o enunciador.” (ANGLO, 2015, p. 204).  ideias consensuais;  Exemplo: Investimento em educação é fundamental para o desenvolvimento do país.  Cuidado: “Todo mundo sabe que...”; “Os políticos sempre...”.

10 Argumento de competência linguística  “Envolve a competência do enunciador em usar uma linguagem compatível com a do seu interlocutor.” (ANGLO, 2015, p. 204).  Atribui-se mais credibilidade a quem emprega uma linguagem adequada a seu público.  Precisa vir acompanhado de outros argumentos.  Norma culta? Enem?  Intenção do enunciador?

11

12

13  COESÃO INTERFRÁSICA;  COESÃO REFERENCIAL.

14 Há quem considere o culto à aparência uma doença social. Trata-se, _______________(contraste), de um evidente exagero. Isso ____________(causa), hoje em dia, a preocupação com a aparência deve ser encarada como um imperativo social, ______________(esclarecimento), uma exigência mesmo da vida moderna. _______________(relevância), o mercado entende como virtude o cuidado com a forma física, ____________(causa) espera do profissional uma atenção a todos os aspectos que facilitem uma via de comunicação maior com o público consumidor. ______________(consequência), importa nãosó conhecimento e qualificação técnica, _______________(continuação) uma preocupação acurada com a vestimenta, a higiene pessoal e a aparência saudável. ____________(adição), cultivar o corpo é uma forma de o indivíduo tomar posse de si mesmo, superar suas limitações genéticas e conscientizar-se de que, no limite do bom senso, a vaidade facilita as relações interpessoais. ___________(continuação) as novas tecnologias oferecem sedutoramente os recursos seguros e necessários ____________(finalidade) que a pessoa possa moldar um outro “eu” de quem passe a gostar mais. Ao alimentar, __________(conclusão), a autoestima e a autoconfiança, ela ganha forças para enfrentar mais facilmente a roda viva do cotidiano.

15 COERÊNCIA EXTERNA COERÊNCIA INTERNA


Carregar ppt "Tecom - Argumentação José Augusto dos Santos Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google