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PublicouNathalia Aranha Bernardes Alterado mais de 7 anos atrás
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Tecom - Argumentação José Augusto dos Santos Diniz
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TEXTOCONVENCER ?
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ARGUMENTATIVIDADE Recursos de linguagem Argumentação ≠ Demonstração; Argumentação: Réplica; Demonstração: Contestação (não). Exemplo: Veracidade do Teorema de Pitágoras.
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Precondições para o jogo argumentativo: a disposição para dialogar e respeito mútuo entre as partes; opiniões alheias. a presença de uma linguagem compartilhada; linguagem acessível. o acordo em torno de alguns valores humanos; defesa dos valores comuns. a existência de um repertório de vivências, informações e questões comuns. relação com a realidade vivida.
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Argumento de prova concreta Argumento com base no raciocínio lógico Argumento de autoridade Argumento de consenso Argumento de competência linguística
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Argumento de prova concreta “Trata-se da exploração de dados estatísticos ou de exemplos concretos que sirvam para sustentar a visão de mundo do enunciador.” (ANGLO, 2015, p.204). Dados embasados em pesquisa; em levantamentos estatísticos; exemplos concretos da vida real. Impressão de irrefutável. Riscos nesse argumento: Fonte pouco confiável ou esquecer de fornecer a fonte e usar dados de mais. Crítica acerca do incentivo à educação no Brasil (Europa central e África central).
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Argumento com base no raciocínio lógico “Caracteriza-se pelo estabelecimento de analogias, de relações de causa e efeito ou de conclusões a partir de premissas já apresentadas.” (ANGLO, 2015, p. 204). Falhas de um texto: contradição. Exemplo: Redação sobre o aumento da violência nos grandes centros urbanos brasileiros. Causa: pobreza da população; consequência: insegurança da população. Causa: insegurança da população; consequência: pobreza da população. Analogia: Aluno vangloria-se por ter passado séries sem estudar/ gastar mil dólares em livros e não ler absolutamente nenhum.
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Argumento de autoridade “Consiste na citação, direta ou indireta, da opinião de uma fonte autorizada, para tornar nossa tese ainda mais aceitável.” (ANGLO, 2015, p. 204). Tem mais chance de conseguir a persuasão do leitor; Uma coisa é defender a visão de mundo, outra é dizer que Aristóteles defendia igual visão de mundo. Limitações: uso excessivo. Citação descontextualizada. Fidel Castro e experiências amorosas.
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Argumento de consenso “Define-se pelo aproveitamento das opiniões consideradas indiscutíveis pelo grupo social a que pertence o enunciador.” (ANGLO, 2015, p. 204). ideias consensuais; Exemplo: Investimento em educação é fundamental para o desenvolvimento do país. Cuidado: “Todo mundo sabe que...”; “Os políticos sempre...”.
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Argumento de competência linguística “Envolve a competência do enunciador em usar uma linguagem compatível com a do seu interlocutor.” (ANGLO, 2015, p. 204). Atribui-se mais credibilidade a quem emprega uma linguagem adequada a seu público. Precisa vir acompanhado de outros argumentos. Norma culta? Enem? Intenção do enunciador?
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COESÃO INTERFRÁSICA; COESÃO REFERENCIAL.
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Há quem considere o culto à aparência uma doença social. Trata-se, _______________(contraste), de um evidente exagero. Isso ____________(causa), hoje em dia, a preocupação com a aparência deve ser encarada como um imperativo social, ______________(esclarecimento), uma exigência mesmo da vida moderna. _______________(relevância), o mercado entende como virtude o cuidado com a forma física, ____________(causa) espera do profissional uma atenção a todos os aspectos que facilitem uma via de comunicação maior com o público consumidor. ______________(consequência), importa nãosó conhecimento e qualificação técnica, _______________(continuação) uma preocupação acurada com a vestimenta, a higiene pessoal e a aparência saudável. ____________(adição), cultivar o corpo é uma forma de o indivíduo tomar posse de si mesmo, superar suas limitações genéticas e conscientizar-se de que, no limite do bom senso, a vaidade facilita as relações interpessoais. ___________(continuação) as novas tecnologias oferecem sedutoramente os recursos seguros e necessários ____________(finalidade) que a pessoa possa moldar um outro “eu” de quem passe a gostar mais. Ao alimentar, __________(conclusão), a autoestima e a autoconfiança, ela ganha forças para enfrentar mais facilmente a roda viva do cotidiano.
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COERÊNCIA EXTERNA COERÊNCIA INTERNA
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