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FAMERP Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde A Intervenção.

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1 FAMERP Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde A Intervenção Psicopedagógica na Equoterapia Luciana Renata Zanin São José do Rio Preto 2016

2 Imagem da autoraFig. 1

3 O interesse por esse tema surgiu nos atendimentos equoterápicos embasados na concepção psicopedagógica e no PAEDA (programa de atendimento equoterápico nos distúrbios e dificuldades de aprendizagem), elaborando estratégias psicopedagógicas e equoterápicas para contribuição no desenvolvimento biopsicossocial do praticante. INTRODUÇÃO

4 Psicopedagogia http://cdif.com.br/ViewSubConteudo.aspx?cdSubConteudo=11Fig. 2

5 Psicopedagogia A psicopedagogia surgiu da necessidade de compreensão do processo de aprendizagem de caráter interdisciplinar, uma vez que possui seu próprio objeto. Sistematiza um corpo teórico, definindo seu objeto de estudo e delimitando seu campo de atuação na aprendizagem humana, bem como o seu tratamento e prevenção quando ocorre o problema de aprendizagem: como se aprende, como esta aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. Este objeto de estudo a ser estudado adquire características específicas a depender do trabalho clínico ou preventivo. BOSSA, 2007

6 Equoterapia Imagens da autora Fig. 3 - Alimentação Fig. 4 - Encilhamento

7 Equoterapia A equoterapia é um método terapêutico e educacional, o qual, por meio de uma abordagem interdisciplinar, utiliza o cavalo para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, com dificuldades nas áreas educacional e psicológica. ANDE-BRASIL, 2014

8 Uma abordagem integradora A equoterapia é uma atividade que exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilibrio. MOTA, 2013

9 A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. Cavalo como agente promotor de ganhos integrados: físicos, cognitivos e sócio-afetivos. MOTA, 2013

10 Praticante e o Terapeuta Mediador: Psicopedagogo “Praticante, termo utilizado com o indíviduo que pratica as atividades equoterápicas, sendo participantes ativos em seu próprio processo de habilitação e ou reabilitação.” “O mediador se interpõe entre o organismo que aprende e o mundo dos estímulos, interpretando-os e dando-lhes significados.” ANDE-BRASIL, 2014 MOTA, 2013

11 PAEDA :Programa de Atendimento Equoterápico nos Distúrbios e ou Dificuldades de Aprendizagem É um programa da equoterapia que sugere estratégias para o trabalho das habilidades cognitivas que estão na base da aprendizagem; Habilidades específicas da leitura e escrita - consciência fonológica; habilidades auditivas do processamento auditivo central. MOTA, 2013

12 Critérios fundamentais para a mediação psicopedagógica (PAEDA) Intencionalidade e reciprocidade Significado Transcendência Competência Auto-regulação e Controle do Comportamento Compartilhamento Planejamento de objetivos Desafio Automodificação MOTA, 2013

13 OBJETIVOS Proporcionar o trabalho de comparação, classificação, seriação, inferências, deduções, antecipações e planejamento; Construir uma propensão à generalização e transferência dos conhecimentos- analogia- insight; Trabalho com a motivação, criatividade, sentimento e emoção, socialização, otimiza o desenvolvimento neuropsicomotor; Linguagem/Comunicação verbal e expressiva gestual MOTA, 2013

14 METODOLOGIA Fig. 5 - Banho

15 Fig. 6 - Escovação Fig. 7 – Trança na crina Fig. 8 – Limpeza de casco

16 Fig. 9 – Alimentação baia e piquete Fig. 10 - Feno Fig. 11 - Ração

17 Encilhamento Fig. 12 – Colocando a manta Fig. 13 - Cabeçada Fig. 14 - Sela

18 Fig. 15 – Montaria ao passo, trote e galope Fig. 16 – Condução de guia em solo Fig. 17 – Grupo e/ou individual

19 Fig. 18 – Treino de rédea longa Fig. 19 - Volteio Fig. 20 - Volteio Fig. 21 - Aproximação

20 Fig. 22 - Estribo Fig. 23 - Casquete Fig. 24 - Manta Fig. 25 – Escova e rasquiadorFig. 26 - Cone Fig. 27 - Argolas

21 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDE-BRASIL. Apostila do Vl Curso Básico de Equoterapia. Instituto Passo a Passo Itatiba, 2014; BOSSA, Nádia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. MOTA. C. INSTITUTO PASSO A PASSO.Apostila do Vll curso de Aprimoramento em Equoterapia. PAEDA.Itatiba, 2013; Figura 2: http://cdif.com.br/ViewSubConteudo.aspx?cdSubConteudo=11; Acessado em 24/05/2016. Fotos da autora

22 Obrigada! Luciana Zanin http://neuroequineterapic.blogspot.com.br/ Contato: lupsicoequo@outlook.com

23 Locais de cursos em Equoterapia https://www.facebook.com/InstitutoPassoAPassoEquotera pia/?fref=ts PAEDA. Claudia Motta. https://www.facebook.com/InstitutoPassoAPassoEquotera pia/?fref=ts http://www.ranchogg.org/ Especialização em Equoterapia Gabriele B. Walter. http://www.ranchogg.org/ http://www.universidadedocavalo.com.br/ Cursos variados de manejo. http://www.universidadedocavalo.com.br/ http://equoterapia.org.br/ Associação Nacional de Equoterapia http://equoterapia.org.br/


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