A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DA PSIQUIATRIA PRIMEIRA ETAPA. ÉPOCAS REMOTAS Influências malignas: não havia diferença entre a doença física e mental. Seres possuídos por demônios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DA PSIQUIATRIA PRIMEIRA ETAPA. ÉPOCAS REMOTAS Influências malignas: não havia diferença entre a doença física e mental. Seres possuídos por demônios."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DA PSIQUIATRIA PRIMEIRA ETAPA

2 ÉPOCAS REMOTAS Influências malignas: não havia diferença entre a doença física e mental. Seres possuídos por demônios. Tratamento: práticas mágicas religiosas, feitiçarias, exorcismo e rituais mágicos. Primeiro curador: INHOTEP (atividades recreativas, lazer, passeios, concertos, danças, pinturas).

3 ÉPOCAS REMOTAS HOMERO – até a tragédia grega – enfoque mitológico- religioso da loucura. Trágicos – instaura-se uma concepção passional, psicológica dos desvarios. Hipócrates a Galeno – doutrina rigidamente organicista da insensatez ou da des-razão

4 ERA CLÁSSICA Explicações naturais Médicos hipocráticos descreviam delírios orgânicos, depressão, insanidade puerperal Importância da relação médico-paciente Tratamentos: banhos, exercícios, passeios ao ar livre, higiene, conforto, ocupação, recreação, etc.

5 IDADE MÉDIA Queda do Império Romano deteriora a assistência prestada aos loucos. Doutrina demonista Intolerância religiosa Inquisição Homem passivo frente ao demônio e diante do poder salvador do exorcista.

6 IDADE MÉDIA Século XIV Loucura passou a ser considerada feitiçaria. Século XV Atitude frente a loucura - rejeição, medo, tortura, perseguição e morte.

7 RENASCENÇA Renascença Intensa atividade cultural Busca da racionalidade A loucura passa a ser cuidada pela Medicina (Paracelso e Weyer) –Construção de asilos - proteger a sociedade

8 EVOLUÇÃO DA PSIQUIATRIA SEGUNDA ETAPA

9 ILUMINISMO Grandes descobertas - consolidação do modo de produção capitalista. Psiquiatria - Instituições de internamento para controlar e segregar os desempregados, criminosos e doentes de toda ordem.

10 A PSIQUATRIA ENQUANTO CIENCIA MÉDICA 1793 - Pinel O louco não é diferente do homem sadio, já que em tantos momentos da vida, qualquer um age indiferente a razão e ao bom senso. Tarefa do alienista: Assegurar ao doente mental o reencontro com a racionalidade.

11 A PSIQUATRIA ENQUANTO CIENCIA MÉDICA Causas da alienação: Causas conhecidas da alienação mental; Influência de uma educação corrompida sobre a perda da razão; Desregramento no modo de viver.

12 A CIENCIA PSIQUATRIA ENQUANTO MÉDICA Função do manicômio: Ambiente privilegiado para a observação sistemática do comportamento dos pacientes. Assegurar aos pacientes experiências que corrigissem pedagogicamente sua razão desviada.

13 POR QUE O TRATAMENTO SE CHAMA MORAL? Pinel entendeu que os erros pedagógicos dos adultos, aos quais são submetidos as crianças, são suficientes para produzir as alienações mentais. No território moral encontram-se as influências ambientais, as paixões da alma, onde os apetites e as fantasias se entrelaçam. É nele que nascem os delírios. A influência ambiental é a educação

14 O TRATAMENTO MORAL Os poderes do médico: Pedagogo Autoridade médica Função do médico: Tratar o paciente com bondade e cortesia, porém com uma certa autoridade. Valorizando a fala e o comportamento do paciente.

15 PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX O modelo institucional de Pinel se deteriora. “Novas idéias” – visão organicista Nova concepção – valorização do orgânico da etiologia a nosografia, ao diagnóstico e a prática clínica.

16 PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX Manicômio passa a ser asilo. A conduta e a fala do paciente não tem valor. O que importa é o “locus orgânico da doença”. Exige-se menos do médico e da relação médico-paciente. Médico torna-se ausente das Instituições. O emprego das práticas ficava a cargo de atendentes, “enfermeiros” e guardas.

17 ERA MODERNA - SÉCULO XIX Kraepelin - classifica as doenças mentais Noção de hereditariedade e de anatomia patológica - natureza orgânica da doença mental. Priorizava-se a assistência psicológica e atividades ocupacionais. Melhora a assistência porém permanece o estigma.

18 A PSICANÁLISE E O TRATAMENTOS SOMÁTICOS Freud (1856 - 1939) - 1900 - 1905 - Interpretação dos sonhos Compreensão do indivíduo sadio e doente Homem como uma unidade Enfoque preventivo 1938 - Cerletti e Bini - Eletroconvulsoterapia

19 TÉCNICAS UTILIZADAS PARA OS TRATAMENTOS Técnica do balanço Inoculação de varíola e mais tarde da malária Sangria Camisa de força Espancamento

20 TÉCNICAS UTILIZADAS PARA OS TRATAMENTOS Higiênicos: Atividades agrícolas, trabalhos de tecelagem. Tratamentos médicos: Sedativos Sedativos: banhos mornos, escuridão ou uso de iluminação colorida. Repulsivos: Repulsivos: banhos sinapsados, fricções secas ou estimulantes sobre a ele, vesicatórios, seton. Calmantes: Calmantes: ópio, injeções de morfina, beladona, sulfato de quinina, arsênico, álcool

21 EVOLUÇÃO DE PSIQUIATRIA TERCEIRA ETAPA

22 DURANTE A 2a. GUERRA MUNDIAL Psicoterapia Institucional na França - importância de desenvolver as partes sadias do paciente internado. Comunidade Terapêutica na Inglaterra - importância do ambiente terapêutico e o trabalho em equipe multiprofissional

23 TRANSFORMAÇÕES NA ASSISTÊNCIA PSIQUIATRICA 1952 - Primeiros Psicofarmácos - Clorpromazina - melhora da situação dos hospitais. 1960 - Psiquiatria Preventiva - E.U.A. 1961 - Psiquiatria Democrática - Itália

24 TRANSFORMAÇÕES NA ASSISTÊNCIA PSIQUIATRICA 1975 - Rede Internacional de Alternativas à Psiquiatria 1978 - Lei 180 que proíbe a construção de hospitais psiquiátricos na Itália. 1985 - Reabilitação Psicossocial

25 TRANSFORMAÇÕES NA ASSISTÊNCIA PSIQUIATRICA 1990 - Conferência Regional para a Reestruturação da Atenção Psiquiátrica na América Latina - “Declaração de Caracas”- (OPAS/OMS) 1991 - “Princípios para a proteção da pessoa com enfermidade mental e os relativos à assistência a saúde mental”.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DA PSIQUIATRIA PRIMEIRA ETAPA. ÉPOCAS REMOTAS Influências malignas: não havia diferença entre a doença física e mental. Seres possuídos por demônios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google