A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUROPA: um rico pequeno continente CAPÍTULO 06- CARLA MENEZES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUROPA: um rico pequeno continente CAPÍTULO 06- CARLA MENEZES."— Transcrição da apresentação:

1 EUROPA: um rico pequeno continente CAPÍTULO 06- CARLA MENEZES

2

3 A Europa faz parte do Velho Mundo- o mundo conhecido pelos europeus até o século XV: Europa, partes da África e da Ásia. Novo Mundo: as Américas- sec. XV Novíssimo Mundo: a Oceania desco- berta no séculoXVIII O último a ser “des- coberto”.

4 Abriga paisagens de extrema beleza e grande diversidade ecológica: climas amenos e frio extremo; vastas planícies e cadeias de montanhas além das florestas...

5 A Geografia da Europa  Continente de dimensões diminutas; é um pouco maior que o Brasil.  É uma península da Eurásia.  Litoral com formas irregulares :litoral norueguês tem costas recortadas; e cinco grandes penínsulas: Ibérica - Itálica – Balcânica – Escandinava e Jutlândia e várias ilhas ( explorado pelo turismo.

6 Dos litorais recortados às extensas planícies  Constituída por três unidades de relevo: montanhas, planaltos e planícies.  Os Dobramentos Modernos se encontram na porção sul do continente- formada a partir do choque entre as placas euro-asiática e africana, formando o Monte Elbrus (5600m) na Rússia e onde ainda ocorrem terremotos.  Na porção setentrional há um relevo montanhoso (antigo) como os Alpes escandinavos ( Suécia e Noruega).

7  Ainda encontra-se ao norte os FIORDES, formadas de vales estreitos e profundos, escavados pela ação das geleiras. Tem formato parecido aos cânions. Os fiordes tem leito em forma de U.  As planícies tem relevo expressivo em extensão, do noroeste da França até os Montes Urais: Planície Germano-Polonesa, da Hungria...

8 Um continente de muitos mares e rios importantes  O litoral extremamente recortado favorece a formação de inúmeros mares em suas costas sinuosas.  O mar Mediterrâneo separa a Europa da África, com relevância histórica e econômica; o Mar Negro é importante para transporte de petróleo; Mar Cáspio possui reservas de petróleo e gás natural; e menores tem os mares Tirreno, Adriático, Jônico e Egeu.

9

10  Conta com uma rica rede de drenagem. Normalmente, os rios nascem nas regiões mais elevadas e fluem para as áreas litorâneas.  Muitos rios têm trechos de planícies e nos outros são feitas eclusas para a navegação.  Reno se destaca pela importância econômica e extensão...corta a Áustria, Alemanha, França e Holanda até o Porto de Roterdã ( o maior porto); além do Rio Danúbio, Volga( o mais extenso); o Tâmisa ( Londres), Sena ( Paris).

11

12 Diversidade climática e fitogeográfica  O clima age diretamente nas condições de vida, inclusive a humana, explicando as áreas ecúmenas e anecúmenas.  Para cada tipo climático, há pelo menos uma formação vegetal típica associada.  Predomina o clima temperado, que variam entre temperado oceânico e o continental.  Pode aumentar a umidade e amenizar a temperatura ou o contrário.

13  Coincidindo com o clima temperado, ocorre a Floresta Temperada, arbórea e adaptável a alternância de temperatura, como perder folhas para preservar água ( caducifólia).  No norte, tem uma floresta homogênea de coníferas: a TAIGA, com pequena biodiversidade.  Também conhecida por Floresta Boreal, a Taiga cobre áreas como Rússia, Finlândia, Suécia e Noruega( uma das mais extensas).  Ao norte da Taiga tem um clima polar, predominando a Tundra, vegetação muito frágil, composta por herbáceas rasteiras, no degelo.

14  Existe também área de clima frio de montanha, nas grandes cordilheiras.  Os ventos vindos do norte da África, deixam a região do clima mediterrâneo no Sul da Europa mais quente e seca.  A formação mediterrânea é composta por arbustos adaptados a longos períodos de secos.  Além de pradarias e estepes, na região da Polônia. E peque- nas áreas de clima semiárido, na Rússia e na Ucrânia.

15 Europa: o continente urbanizado que mais envelhece.  O povo europeu é um somatório de diferentes culturas, idiomas e religiões.  Como assegurar o crescimento econômico, com o declínio da força de trabalho???? ?? Os imigrantes poderiam solucionar o problema, mas os ataques terroristas, por exemplo, causam receio em recebê-los.??

16 Europa: um continente, vários povos  A forte presença do cristianismo, e em expansão, marcas da presença islâmica.  É considerado populoso ( 742 milhões de habitantes).  Áreas com extrema aglomeração demográfica e outras com vazios demográficos.  Muita degradação ao meio ambiente, após a Revolução Industrial.

17 Berço da cultura ocidental  A Europa é o local de origem do que hoje se entende por civilização ocidental. Desde as Grandes Navegações, destacando a colonização da América e da áfrica.  Os países do Ocidente foram, de certa maneira, moldados em estreita relação com os países e acontecimentos europeus.

18 Onde vivem os europeus?  Grande parte dos europeus habita a porção central e ocidental do continente. Com terrenos mais planos, solos férteis, rica hidrografia e clima temperado.  A taxa de urbanização é elevada (71%) e 25% nas grandes metrópoles: Berlim, Londres, Madrid, Moscou, Paris, Roma e São Petesburgo.  Grande concentração na Rússia, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.  Noruega, Suécia, Finlândia e norte da Rússia são as áreas de mais baixa densidade demográfica da Europa. Não somam mais de 20 milhões de pessoas.

19 Um continente urbano e articulado  A Revolução Industrial difundiu um novo modo de vida para as sociedades: o modo de vida urbana; atraindo a população.  A Europa foi palco das duas grandes guerras, sendo construída e reconstruída.  A rede de transporte é um destaque da infraestrutura, com um moderno sistema de transporte coletivo. A aviação é de importância estratégica para o continente. Existe uma densa rede ferroviária em altíssima velocidade.

20 O Eurostar opera partidas praticamente de hora em hora, com rotas diretas regulares para e da região central de Londres até o coração de Paris (França) e Bruxelas (Bélgica).

21 Situação socioeconômica do povo europeu  A Europa apresenta excelentes indicadores sociais: no IDH de 2013, dos 15 melhores, 9 países são da Europa. Com aceso à saúde, educação e boa renda da população.  Foi a adoção de uma política de Estado de bem- estar social, com distribuição de riqueza nas primeiras décadas após a Segunda Guerra Mundial que resultou numa elevação da qualidade de vida da população europeia.  Isso acontece principalmente nos países ao norte e oeste do continente.

22  A população do extremo sul e leste europeu não experimentou o ciclo virtuoso de crescimento econômico e desenvolvimento... Com dados próximos aos dos brasileiros.  Atualmente, independente da área eles se sentem ameaçados com a grande crise econômica desde 2010, com desemprego crescente e o PIB diminuindo.  EX.: Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, que receberam o acrônimo de PIIGS

23 O continente que ficou rico antes de envelhecer  É o único continente com previsão de redução de população.  Denota um estágio de desenvolvimento que resultou nas quedas das taxas de fecundidade, natalidade e mortalidade infantil.

24 Velho continente, continente idoso  O progresso da sociedade resultou no aumento da longevidade, principalmente nos países desenvolvidos do globo.

25  A combinação da baixas taxas de natalidade com baixas taxas de mortalidade precoce tem resultado em aumento da população idosa É o fenômeno do envelhecimento populacional.  Vantagem: reflexo no ganho de qualidade de vida: um maior poder aquisitivo, melhor condição sanitária, aceso a médicos...  Desvantagem: A população diminui, em vez de aumentar, ao longo do tempo; diminuindo a PEA local, impactando na produção do país e no sistema previdenciário.


Carregar ppt "EUROPA: um rico pequeno continente CAPÍTULO 06- CARLA MENEZES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google