A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Joaquim Nabuco Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais ADEILDE SANTANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Joaquim Nabuco Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais ADEILDE SANTANA."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Joaquim Nabuco Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais ADEILDE SANTANA

2 Ementa Recursos Materiais e Patrimoniais 1- Os recursos. 2-Tecnologia:produto, processo, gestão e informação 3- Desempenho, enfoque e tendências da administração de materiais. 4-Gestão de Compras. 5- Aquisição de recursos materiais. 6- Aquisição de recursos patrimoniais: empreendimentos e equipamentos.

3 Ementa 7- O papel dos estoques na empresa e Análise de estoque 09- Modelos de estoques e estoques de segurança 10 - Recursos patrimoniais e Manutenção de ativos imobilizados 11- A abordagem logística 12- Gerenciamento da cadeia de suprimentos 13- A distribuição e transporte

4 Metodologia Aulas expositivas e interativas Aulas reflexivas com estudo de caso Dinâmica de grupos Seminários Debates Exercícios

5 Critérios de avaliação Provas discursivas ( 7,0 ) Trabalhos individuais ou em grupo (3,0) Relatório de Visita técnica A critério do professorp oderá haver um conceito relativo à presença, as aulas e realização dos trabalhos.

6 BIBLIOGRAFIA Livros-Texto: ALT, P.R.C. & MARTINS, P. G. Administra ç ão de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2000. CARRETONI, Enio. Administra ç ão de Materiais. Campinas: Al í nea, 2000. POZO, Hamilton. Administra ç ão de Recursos Materiais e Patrimoniais. São Paulo: Atlas, 2001. Livros Complementares: FRANCISCHINI, Paulino G., GURGEL, Floriano A. Administra ç ão de Materiais e do Patrimônio. Pioneiro: São Paulo, 2001. GAITHER, Norman. Administra ç ão da Produ ç ão e Opera ç ões. São Paulo: Pioneiro, 2001. SLACK, N. & CHAMBERS, S. Administra ç ão da produ ç ão - Compacto. São Paulo: Atlas, 1999.

7 Administração de materiais EVOLUÇÃO FUNÇÕES OBJETIVOS CONCEITOS

8 Recursos da empresa Toda produção depende da existência conjunta de três fatores de produção: NATUREZACAPITALTRABALHO PRODUÇÃO EMPRESA

9 Recursos da empresa Natureza: é o fator que fornece os insumos necessários à produção. Capital: é o fator que fornece o dinheiro necessário para adquirir os insumos e pagar o pessoal. Trabalho: é o fator constituído pela mão-de-obra, que processa e transforma os insumos, através de operações manuais ou de máquinas e ferramentas, em produtos acabados ou serviços prestados. Empresa: é o fator integrador capaz de aglutinar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que permite que o resultado alcançado seja muito maior do que a soma dos fatores aplicados no negócio.

10 Base da Administração Finanças Pessoal Material

11 Impacto operacional Governo – regulamentação afeta o modo de conduzir os negócios. Economia – as condições econômicas influenciam a demanda pelos produtos e provoca mudança no mercado. Concorrência - global e intensa. Clientes – exigentes, diversidade de informação Qualidade – supere expectativas.

12 CONCEITOS Administração - é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. Recursos – é algo que o indivíduo pode utilizar e que gera valor. Materiais - substância de que são feitas as coisas Patrimônio - são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui.

13 Recursos: Recursos Materiais - São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia na elaboração do seu produto final ou na execução do seu objeto social, formando os estoques. Recursos Patrimoniais - são todo e qualquer bem da empresa, tais como: prédios, as máquinas, os veículos e etc.

14 Recursos à Disposição das Empresas Materiais Patrimoniais RECURSOS Capital Humanos Tecnológicos

15 Adm. Recursos Materiais Engloba a sequencia de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e condicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e em sua distribuição ao consumidor final

16 A EVOLUÇÃO DA ADM. DE MATERIAIS A atividade de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e de utensílios, passando pela Revolução Industrial, até chegarmos aos dias de hoje.

17 A EVOLUÇÃO DA ADM. DE MATERIAIS Um dos fatos mais marcantes e que comprovaram a necessidade de que materiais devem ser administrados cientificamente foi, sem dúvida, as duas grandes guerras mundiais, isso sem contar com outros desejos de conquistas como, principalmente, o empreendimento de Napoleão Bonaparte.

18 CONCEITO A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.

19 CICLO DA ADM. DE MATERIAIS CLIENTES TRANSPORTE SINAL DE DEMANDA EXPEDIÇÃO IDENTIFICAR FORNECEDOR ARMAZENAR PRODUTO ACABADO COMPRAR MATERIAIS TRANSPORTAR MOVIMENTAÇÃO INTERNA RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM

20 Adm. de recursos patrimoniais Tem inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou alienação.

21 Fatores de produção Capital – numerário, recurso caracterizado pela liquidez, usado para adquirir outros recursos. Terra – sistemas ecológicos – matérias primas brutas naturais a serem transformadas em bens de consumo. Trabalho - representa o potencial de um ser humano transformar, interpretar e produzir. Está ligado a capacidades técnicas, cognitivas. Tecnologia – as mais avançadas produzem diferencial traduzindo menores custos, gerando vantagem econômica competitiva.

22 Recursos Tecnológicos É o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos ou serviços. Conhecimento como parte da cultura da empresa. Negócio essencial – foco da atividade Organização que aprende – utilização das experiências – feedback de conhecimento acumulado em função de novos.

23 Criado por Edward Deming Os recursos tecnológicos devem ser: P – planejados D – desenvolvidos ou adquiridos C – controlados A – ter ações

24 RECURSOS TECNOLÓGICOS PRODUTO PROCESSOGESTÃO INFORMAÇÃO

25 Discussão Como o domínio da tecnologia pode tornar-se importante fator de produção? Os clientes constituem um recurso para a empresa? Explique. A tecnologia de gestão é um recurso? Por que? Cite algum exemplo para explicar sua resposta? O que são recursos patrimoniais ?


Carregar ppt "Faculdade Joaquim Nabuco Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais ADEILDE SANTANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google