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PublicouMario Maranhão de Lacerda Alterado mais de 7 anos atrás
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Cultura corporal de movimento A Educação Física de três maneiras diferentes: Como componente curricular das escolas. Como uma profissão caracterizada por uma prática pedagógica no interior das escolas ou fora delas. Como área em que são realizados estudos.
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O papel das ciências Cinesiologia: “Estudo do movimento humano. O tipo de estudo que se promove do movimento humano pela cinesiologia é aquele próprio do método científico positivista. Estuda-se o movimento de forma fragmentada e parcial, preocupando-se com aspectos mecânicos desse fenômeno, como o deslocamento do corpo e seus segmentos.
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Motricidade humana Consiste no estudos das inter-relações culturais e biológicas (ontológicas e filogenéticas) no movimento humano, propondo para a Educação Física escolar uma nova denominação: Educação Motora, entendendo que ela seria o ramo pedagógico da ciência da motricidade (CUNHA, 1994).
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Os estudos nessa área valorizam as questões do meio ambiente e da subjetividade de quem se movimenta, superando o entendimento objetivo, porém parcial e mecânico do movimento.
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Cultura corporal do movimento A proposta da Cultura corporal surgiu a partir de uma preocupação de como se deve ensinar em Educação Física. O que se estuda nessa área são os conteúdos propostos historicamente para a Educação Física escolar no Brasil, valorizando as diferenças regionais: os jogos, os esportes, as ginásticas, as danças, as lutas e a capoeira por ser uma expressão tipicamente brasileira.
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Ciência do esporte Estudam o movimento humano, mas entendendo-o como parte integrante das atividades esportivas.assim não apenas as modalidades esportivas, mas as derivadas e adaptadas do esporte, são o foco nessa área.
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Aptidão física A aptidão física relacionada à saúde, denotando uma preocupação com o bem-estar geral das pessoas, e não apenas com a prevenção de doenças. Assim o papel da atividade física na promoção da saúde é o foco dos estudos nessa área. Ênfase nas capacidades físicas.
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A importância da cultura corporal A educação Física como uma área de intervenção pedagógica. Que mais se ocupa da prática pedagógica escolar.
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Relações envolvendo a produção científica e a prática pedagógica Ao professor, além de conhecer as diferentes disciplinas que se relacionam com a realidade, cabe a responsabilidade de articular esses conhecimentos. Precisa dotá-los de significado e sentido para os alunos.
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Educação Física e Sociedade CONTEXTO HISTÓRICO E ATUALIDADE O QUÊ? PARA QUÊ?
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Educação Física “É uma área de conhecimento e intervenção que lida com a cultura corporal de movimento, objetivando a melhoria qualitativa das práticas constitutivas daquela cultura mediante referenciais científicos, filosóficos e pedagógicos” BETTI, 2001.
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CULTURA CORPORAL Parcela da cultura geral que abrange as formas culturais que estão historicamente construindo-se nos planos material e simbólico, mediante o exercício intencionado da Motricidade Humana – jogo, esporte, ginásticas e práticas de aptidão física, atividades rítmicas/expressivas e de dança, lutas/ artes marciais e práticas alternativas. BETTI, 2001
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Os objetivos da Educação Física na escola Democratizar o acesso à Educação Física. O problema do professor reside em encontrar alternativas para a não – exclusão. Deverá repensar a sua própria prática pedagógica, a fim de torná-la acessível á todos os alunos.
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A busca da autonomia. Para a educação Física na escola promover a autonomia, é preciso que as aulas se tornem diferentes, tanto do ponto de vista da escolha sobre o que se deve ensinar (conteúdos) como pelos procedimentos que os professores deverão utilizar nas suas aulas.
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Reflexão crítica Alguns assuntos que são pertinentes quando pensamos no processo de ensino e aprendizagem: A valorização da história de vida de professores e alunos. O aproveitamento do histórico prática. A constatação de que todos os dias nós aprendemos
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Maior preocupação quanto ao modo como o professor ensina e como o aluno aprende. Questões sobre o processo de reflexão feitas, antes, durante ou após a ação, e também após a reflexão sobre a ação. Consideração sobre a incerteza nas ações pedagógicas e sua flexibilidade.
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Coerência entre os momentos de prática e a teoria. Necessidade de interação dos professores para reduzir a fragmentação. Percepção de que os conhecimentos devem ser buscados à medida que se fazem necessários. Preparação constante para o enfrentamento da realidade.
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Definição ação reflexiva “Uma ação que implica uma consideração ativa, persistente e cuidadosa daquilo em que se crê ou pratica, à luz dos motivos e consequências”. DEWEY(apud ZEICHNER, 1993).
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Atitudes necessárias Atender possíveis alternativas e admitir a possibilidade de erro nas crenças pessoais. Ponderar responsável e cuidadosamente as conseqüências de uma determinada ação. Ser coerente e sincero.
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A saúde O papel da escola na sua relação com a saúde reside na responsabilidade dos profissionais que conduzem os programas em construírem o maior número de relações que viabilizem a ampliação do entendimento.
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O lazer É necessário que a Educação Física, assim como os outros componentes curriculares da escola, passe a educar para o lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruir do lazer, mas também em termos de atitudes para com o lazer e a compreensão do que venha a ser esse termo.
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Responda Justifique a importância da Educação Física na escola.
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Preencher o seguinte quadro: PsicomotricidadeDesenvolvimentistaConstrutivistaCrítico superadora Crítico emancipatória Saúde renovada PCNs Objetivos principais Conteúdos Vantagens Desvantagens Exemplo De atividade
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