Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTomás Paranhos Weber Alterado mais de 8 anos atrás
1
ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES PROFESSOR JACOB DOS SANTOS BIZIAK 2012
3
TRAJETÓRIA DO TEATRO NO OCIDENTE
5
TRAGÉDIARITOS TUMULARES COMÉDIARITOS FÁLICOS, DE FERTILIDADE DA PRIMAVERA (CULTO AO DEUS BACO, DITIRAMBOS)
7
ARISTÓTELES LÍRICO = POEMAS, EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS ÉPICO = EXISTÊNCIA DE NARRADOR; NARRAÇÃO DE AVENTURAS DRAMÁTICO = AUSÊNCIA DE ALGUMA ESTRUTURA QUE “FALE”, COMO NARRADOR OU EU-LÍRICO; NECESSIDADE DE ENCENAÇÃO 3 GÊNEROS LITERÁRIOS
8
TRAGÉDIA : IMITA AÇÕES SUPERIORES DOS HOMENS DRAMÁTICO COMÉDIA: IMITA AÇÕES INFERIORES DOS HOMENS
11
ANÁLISE DA PEÇA
12
ESCRITA EM 1946 – PROCESSO DE TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS – O BRASIL SAÍA DE UMA ÉPOCA DE “SILÊNCIA IMPOSTO”, DITADURA VARGAS, PARA UMA ABERTURA GRADATIVA DO DIREITO DE EXPRSSÃO TEMÁTICA POLÊMICA: MAIS DO QUE O PRECONCEITO, MAS O PRECONCEITO DE UM NEGRO PARA OUTRO NEGRO
13
NOVA VISÃO SOBRE O NEGRO: NÃO MAIS COMO O MALANDRO OU O ESCRAVO DAS COMÉDIAS DE COSTUMES ISMAEL: CLASSE MÉDIA, INTELIGENTE E COM UMA ESTRUTURA PSICOLÓGICA MUITO BEM ARTICULADA, APROFUNDADA, SENDO AUDACIOSO – FORMADO EM MEDICINA TEMOS UM NEGRO CONSTRUÍDO SEM UMA VISÃO DE VÍTIMA: ISMAEL É AGENTE EM SEU PROCESSO EXISTENCIAL
14
CONFRONTO COM A ÉTICA DOS BRANCOS PARA SE INSERIR NO UNIVERSO SOCIAL DA ELITE: DINHEIRO, CARRO E UMA MULHER BRANCA 3 ATOS CENÁRIO EM QUE SE CONCENTRAM AS AÇÕES: MARCADAS PELA PRESENÇA DO NEGRO QUE CONTROLA A ENTRADA DAS PESSOAS E IMPEDE A APROXIMAÇÃO DOS BRANCOS
15
CENÁRIO – AUSÊNCIA DE REALISMO TÉRREO: CAIXÃO DE SEDA BRANCA RODEADO POR UM CORO DE SENHORA NEGRAS PRIMEIRO ANDAR: ISMAEL, COM TERNO BRANCO ENGOMADO E SAPATOS DE VERNIZ SEGUNDO ANDAR: DUAS CAMAS, UMA DELAS QUEBRADA; VIRGÍLIA, ESPOSAL DE ISMAEL, TRAJA LUTO. “A casa não tem teto, para que a noite possa entrar e possuir os moradores. Ao fundo, grandes muros que crescem à medida que aumenta a solidão do negro”
16
A VIOLÊNCIA DOMINA A PEÇA: SURGE DAS MAIS VARIADAS FORMAS E DE UMA MANEIRA MUITO HUMANA, JÁ QUE SE MISTURA A OUTROS SENTIMENTOS, COMO O AMOR NÃO HÁ MANIQUEÍSMO: ISMAEL E SUA MULHER NÃO PODEM SER QUALIFICADOS SIMPLESMENTE COMO MAUS, JÁ QUE FICA NÍTIDO O QUANTO ELES SOFREM INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE RACISTA EM QUE VIVEM
17
A PRÓPRIA MULHER DE ISMAEL PASSA A SENTIR NOJO POR ELE APÓS O CASAMENTO ISMAEL TINHA COMO PROJETO DE VIDA A SUA AUTO AFIRMAÇÃO (SABIA QUE TINHA CONDIÇÕES ASSIM COMO OS BRANCOS, MESMO QUE A SOCIEDADE NÃO RECONHECESSE), PARA ISSO, NO ENTANTO, NÃO BUSCA VALORIZAR SUA RAÇA, MAS A NEGA AS PERSONAGENS, MESMO QUANDO COMETEM AS AÇÕES MAIS EXTREMAS, SABEM QUE ESTÃO ETICAMENTE CONDENADAS. HÁ A NOÇÃO DO PRECONCEITO, DO ASSASSINATO COMO ERROS.
18
ESTRUTURA FORMAL MUITO SEMELHANTE AO TEATRO CLÁSSICO DA GRÉCIA, ATÉ PELA PRESENÇA DO CORO (O QUE AUMENTA A DRAMATICIDADE DE ENCENAÇÃO) MAS A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DAS PERSONAGENS É ALGO MUITO DIFERENTE, PROFUNDO FORÇAS ANTAGÔNICAS EM LUTA: O NEGRO TÃO CAPAZ QUANTO OS BRANCOS X O NEGRO NUNCA SER RECONHECIDO PELO CORPO SOCIAL
19
TAMBÉM HÁ O EMBATE DO CORO DE MULHERES NEGRAS CONTRA ISMAEL: ELAS AMALDIÇOAM O CASAMENTO E A MULHER DESTE (QUE TEM O ÚTERO FRACO, SEGUNDO O CORO) FUNÇÃO DO CORO: TRAZER A OPINIÃO DO SENSO COMUM SOBRE O QUE SE PASSA NO PALCO TRAÇO CLÁSSICO: UNIDADE DE ESPAÇO – A CASA DE ISMAEL – APESAR DO TEMPO SE ESTENDER POR MAIS DE UM DIA (A “REVOLUÇÃO SOLAR” ARISTOTÉLICA)
20
ISMAEL TÍPICO HERÓI TRÁGICO AMBÍGUO: POR UM LADO, MUITO ESFORÇADO; POR OUTRO, RENEGOU SUA FAMÍLIA, SUA ORIGEM, SUA COR, É CRUEL E FAZ SUA ESPOSA DE PRISIONEIRA BUSCA O PRESTÍGIO DE QUE SÓ OS BRANCOS USUFRUIAM NAQUELA ÉPOCA MATA O IRMÃO DE CRIAÇÃO, ELIAS ACABA, JUNTO COM A ESPOSA, MORTE EM VIDA
21
VIRGÍLIA ASSASSINA, AFOGADOS, OS FILHOS (MESTIÇOS) – DESTESTA A FILHA QUE É FRUTO DO ADULTÉRIO COM O CUNHADO, ELIAS (BRANCO, IRMÃO DE CRIAÇÃO) ISMAEL SABE DOS CRIMES, MAS ACHA QUE ESTES OS UNIAM TRAÇO DA TRAGÉDIA GREGA: A MALDIÇÃO ALASTRA-SE PELA FAMÍLIA
22
PRESENÇA DA MALDIÇÃO LANÇADA PELA MÃE DE ISMAEL FICA, ATÉ O FIM, A PERGUNTA: POR QUE O ÓDIO PELA PRÓPRIA COR? (NÃO HÁ A REVELAÇÃO TOTAL DA PERSONAGEM – ANAGNORESE GREGA QUE, MUITAS VEZES, OCORRE COM AS PERSONAGENS DE NELSON) – DETALHE: ISMAEM SEMPRE USA BRANCO
23
VIRGILIA BUSCA SUA MAIOR VINGANÇA: UM FILHO BRANCO NO VELÓRIO DO TERCEIRO FILHO, ELIAS É SEDUZIDO POR VIRGÍLIA, QUE ENGRAVIDA DE UMA MENINA BRANCA, ANA MARIA ISMAEL FICA DIAS PRÓXIMO AO BERÇO, ATÉ QUE PINGA ÁCIDA NOS OLHOS DA “FILHA” PAI E FILHA DESENVOLVEM UMA PAIXÃO IMENSA UM PELO OUTRO: ELA CRÊ QUE O PAI É BRANCO E QUE TODOS OS OUTROS HOMENS SÃO NEGROS E MAUS
24
DEZESSETE ANOS DEPOIS ISMAEL CONSTRÓI UM MAUSÓLEU DE VIDRO PARA VIVER COM A FILHA, E NENHUM BRANCO OS ALCANÇAR VIRGÍLIA ENLOUQUECE E CONVENCE ISMAEL A ABANDONAR ANA MARIA SOZINHA DO TÚMULO FINAL: SOZINHOS A GERAR FILHOS NEGROS QUE SERÃO MORTOS
25
“BALANÇO FINAL” 3 INFANTICÍDIOS + DOIS CEGAMENTOS + O ASSASSINATO DE ELIAS + VIRGÍLIA SEMPRE ACHA QUE ESTÁ SENDO VIOLENTADA AO TER RELAÇÃO SEXUAL COM O MARIDO + CONFINAMENTO DE ANA MARIA
26
JOGO DE FORÇAS CONTRÁRIAS DENTRO DA PEÇA: DE UMA LADO, O ESFORÇO DE ISMAEL SE SUPERAR; DE OUTRO, O FATO DE ELE NÃO SER CAPAZ DE SER UM SUJEITO CAPAZ DE DAR FORÇA AOS PRÓPRIOS DESEJOS FORMULAÇÃO DE UMA TEORIA SOBRE A ORGANIZAÇÃO ÉTNICA NO BRASIL: A VIOLÊNCIA MARCA TAL REALIDADE QUE PULSARÁ, POR ANOS, NA LINHAGEM MESTIÇA – POR ISSO O TOM TRÁGICO DA PEÇA USO DO RECALQUE PSICANALÍTICO: AQUILO QUE FICOU NA MEMÓRIA, NO PASSADO, MAS RETORNA AO PRESENTE COM NOVO SIGNIFICADO
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.