ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES PROFESSOR JACOB DOS SANTOS BIZIAK 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES PROFESSOR JACOB DOS SANTOS BIZIAK 2012."— Transcrição da apresentação:

1 ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES PROFESSOR JACOB DOS SANTOS BIZIAK 2012

2

3 TRAJETÓRIA DO TEATRO NO OCIDENTE

4

5 TRAGÉDIARITOS TUMULARES COMÉDIARITOS FÁLICOS, DE FERTILIDADE DA PRIMAVERA (CULTO AO DEUS BACO, DITIRAMBOS)

6

7 ARISTÓTELES LÍRICO = POEMAS, EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS ÉPICO = EXISTÊNCIA DE NARRADOR; NARRAÇÃO DE AVENTURAS DRAMÁTICO = AUSÊNCIA DE ALGUMA ESTRUTURA QUE “FALE”, COMO NARRADOR OU EU-LÍRICO; NECESSIDADE DE ENCENAÇÃO 3 GÊNEROS LITERÁRIOS

8 TRAGÉDIA : IMITA AÇÕES SUPERIORES DOS HOMENS DRAMÁTICO COMÉDIA: IMITA AÇÕES INFERIORES DOS HOMENS

9

10

11 ANÁLISE DA PEÇA

12 ESCRITA EM 1946 – PROCESSO DE TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS – O BRASIL SAÍA DE UMA ÉPOCA DE “SILÊNCIA IMPOSTO”, DITADURA VARGAS, PARA UMA ABERTURA GRADATIVA DO DIREITO DE EXPRSSÃO TEMÁTICA POLÊMICA: MAIS DO QUE O PRECONCEITO, MAS O PRECONCEITO DE UM NEGRO PARA OUTRO NEGRO

13 NOVA VISÃO SOBRE O NEGRO: NÃO MAIS COMO O MALANDRO OU O ESCRAVO DAS COMÉDIAS DE COSTUMES ISMAEL: CLASSE MÉDIA, INTELIGENTE E COM UMA ESTRUTURA PSICOLÓGICA MUITO BEM ARTICULADA, APROFUNDADA, SENDO AUDACIOSO – FORMADO EM MEDICINA TEMOS UM NEGRO CONSTRUÍDO SEM UMA VISÃO DE VÍTIMA: ISMAEL É AGENTE EM SEU PROCESSO EXISTENCIAL

14 CONFRONTO COM A ÉTICA DOS BRANCOS PARA SE INSERIR NO UNIVERSO SOCIAL DA ELITE: DINHEIRO, CARRO E UMA MULHER BRANCA 3 ATOS CENÁRIO EM QUE SE CONCENTRAM AS AÇÕES: MARCADAS PELA PRESENÇA DO NEGRO QUE CONTROLA A ENTRADA DAS PESSOAS E IMPEDE A APROXIMAÇÃO DOS BRANCOS

15 CENÁRIO – AUSÊNCIA DE REALISMO TÉRREO: CAIXÃO DE SEDA BRANCA RODEADO POR UM CORO DE SENHORA NEGRAS PRIMEIRO ANDAR: ISMAEL, COM TERNO BRANCO ENGOMADO E SAPATOS DE VERNIZ SEGUNDO ANDAR: DUAS CAMAS, UMA DELAS QUEBRADA; VIRGÍLIA, ESPOSAL DE ISMAEL, TRAJA LUTO. “A casa não tem teto, para que a noite possa entrar e possuir os moradores. Ao fundo, grandes muros que crescem à medida que aumenta a solidão do negro”

16 A VIOLÊNCIA DOMINA A PEÇA: SURGE DAS MAIS VARIADAS FORMAS E DE UMA MANEIRA MUITO HUMANA, JÁ QUE SE MISTURA A OUTROS SENTIMENTOS, COMO O AMOR NÃO HÁ MANIQUEÍSMO: ISMAEL E SUA MULHER NÃO PODEM SER QUALIFICADOS SIMPLESMENTE COMO MAUS, JÁ QUE FICA NÍTIDO O QUANTO ELES SOFREM INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE RACISTA EM QUE VIVEM

17 A PRÓPRIA MULHER DE ISMAEL PASSA A SENTIR NOJO POR ELE APÓS O CASAMENTO ISMAEL TINHA COMO PROJETO DE VIDA A SUA AUTO AFIRMAÇÃO (SABIA QUE TINHA CONDIÇÕES ASSIM COMO OS BRANCOS, MESMO QUE A SOCIEDADE NÃO RECONHECESSE), PARA ISSO, NO ENTANTO, NÃO BUSCA VALORIZAR SUA RAÇA, MAS A NEGA AS PERSONAGENS, MESMO QUANDO COMETEM AS AÇÕES MAIS EXTREMAS, SABEM QUE ESTÃO ETICAMENTE CONDENADAS. HÁ A NOÇÃO DO PRECONCEITO, DO ASSASSINATO COMO ERROS.

18 ESTRUTURA FORMAL MUITO SEMELHANTE AO TEATRO CLÁSSICO DA GRÉCIA, ATÉ PELA PRESENÇA DO CORO (O QUE AUMENTA A DRAMATICIDADE DE ENCENAÇÃO) MAS A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DAS PERSONAGENS É ALGO MUITO DIFERENTE, PROFUNDO FORÇAS ANTAGÔNICAS EM LUTA: O NEGRO TÃO CAPAZ QUANTO OS BRANCOS X O NEGRO NUNCA SER RECONHECIDO PELO CORPO SOCIAL

19 TAMBÉM HÁ O EMBATE DO CORO DE MULHERES NEGRAS CONTRA ISMAEL: ELAS AMALDIÇOAM O CASAMENTO E A MULHER DESTE (QUE TEM O ÚTERO FRACO, SEGUNDO O CORO) FUNÇÃO DO CORO: TRAZER A OPINIÃO DO SENSO COMUM SOBRE O QUE SE PASSA NO PALCO TRAÇO CLÁSSICO: UNIDADE DE ESPAÇO – A CASA DE ISMAEL – APESAR DO TEMPO SE ESTENDER POR MAIS DE UM DIA (A “REVOLUÇÃO SOLAR” ARISTOTÉLICA)

20 ISMAEL TÍPICO HERÓI TRÁGICO AMBÍGUO: POR UM LADO, MUITO ESFORÇADO; POR OUTRO, RENEGOU SUA FAMÍLIA, SUA ORIGEM, SUA COR, É CRUEL E FAZ SUA ESPOSA DE PRISIONEIRA BUSCA O PRESTÍGIO DE QUE SÓ OS BRANCOS USUFRUIAM NAQUELA ÉPOCA MATA O IRMÃO DE CRIAÇÃO, ELIAS ACABA, JUNTO COM A ESPOSA, MORTE EM VIDA

21 VIRGÍLIA ASSASSINA, AFOGADOS, OS FILHOS (MESTIÇOS) – DESTESTA A FILHA QUE É FRUTO DO ADULTÉRIO COM O CUNHADO, ELIAS (BRANCO, IRMÃO DE CRIAÇÃO) ISMAEL SABE DOS CRIMES, MAS ACHA QUE ESTES OS UNIAM TRAÇO DA TRAGÉDIA GREGA: A MALDIÇÃO ALASTRA-SE PELA FAMÍLIA

22 PRESENÇA DA MALDIÇÃO LANÇADA PELA MÃE DE ISMAEL FICA, ATÉ O FIM, A PERGUNTA: POR QUE O ÓDIO PELA PRÓPRIA COR? (NÃO HÁ A REVELAÇÃO TOTAL DA PERSONAGEM – ANAGNORESE GREGA QUE, MUITAS VEZES, OCORRE COM AS PERSONAGENS DE NELSON) – DETALHE: ISMAEM SEMPRE USA BRANCO

23 VIRGILIA BUSCA SUA MAIOR VINGANÇA: UM FILHO BRANCO NO VELÓRIO DO TERCEIRO FILHO, ELIAS É SEDUZIDO POR VIRGÍLIA, QUE ENGRAVIDA DE UMA MENINA BRANCA, ANA MARIA ISMAEL FICA DIAS PRÓXIMO AO BERÇO, ATÉ QUE PINGA ÁCIDA NOS OLHOS DA “FILHA” PAI E FILHA DESENVOLVEM UMA PAIXÃO IMENSA UM PELO OUTRO: ELA CRÊ QUE O PAI É BRANCO E QUE TODOS OS OUTROS HOMENS SÃO NEGROS E MAUS

24 DEZESSETE ANOS DEPOIS ISMAEL CONSTRÓI UM MAUSÓLEU DE VIDRO PARA VIVER COM A FILHA, E NENHUM BRANCO OS ALCANÇAR VIRGÍLIA ENLOUQUECE E CONVENCE ISMAEL A ABANDONAR ANA MARIA SOZINHA DO TÚMULO FINAL: SOZINHOS A GERAR FILHOS NEGROS QUE SERÃO MORTOS

25 “BALANÇO FINAL” 3 INFANTICÍDIOS + DOIS CEGAMENTOS + O ASSASSINATO DE ELIAS + VIRGÍLIA SEMPRE ACHA QUE ESTÁ SENDO VIOLENTADA AO TER RELAÇÃO SEXUAL COM O MARIDO + CONFINAMENTO DE ANA MARIA

26 JOGO DE FORÇAS CONTRÁRIAS DENTRO DA PEÇA: DE UMA LADO, O ESFORÇO DE ISMAEL SE SUPERAR; DE OUTRO, O FATO DE ELE NÃO SER CAPAZ DE SER UM SUJEITO CAPAZ DE DAR FORÇA AOS PRÓPRIOS DESEJOS FORMULAÇÃO DE UMA TEORIA SOBRE A ORGANIZAÇÃO ÉTNICA NO BRASIL: A VIOLÊNCIA MARCA TAL REALIDADE QUE PULSARÁ, POR ANOS, NA LINHAGEM MESTIÇA – POR ISSO O TOM TRÁGICO DA PEÇA USO DO RECALQUE PSICANALÍTICO: AQUILO QUE FICOU NA MEMÓRIA, NO PASSADO, MAS RETORNA AO PRESENTE COM NOVO SIGNIFICADO


Carregar ppt "ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES PROFESSOR JACOB DOS SANTOS BIZIAK 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google