A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os problemas fundamentais nos diferentes espaços-tempo em BOAVENTURA S. SANTOS Transição paradigmática:  Epistemológico: ciência moderna para o conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os problemas fundamentais nos diferentes espaços-tempo em BOAVENTURA S. SANTOS Transição paradigmática:  Epistemológico: ciência moderna para o conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 Os problemas fundamentais nos diferentes espaços-tempo em BOAVENTURA S. SANTOS Transição paradigmática:  Epistemológico: ciência moderna para o conhecimento pós-moderno  Plano societal: da sociedade capitalista para outra que pode não ser nem pior nem melhor necessariamente. Ele defende a retomada da utopia enquanto emancipação humana no horizonte da sociedade atual

2 4 espaços-tempo a partir do qual são analisadas as desigualdades NORTE/SUL Espaço-tempo mundial: Espaço-tempo doméstico: Espaço-tempo da produção: Espaço-tempo da cidadania

3 Espaço-tempo mundial: entre nações, cada vez com mais destaque no mundo contemporâneo Explosão demográfica:  desequilíbrio entre recursos naturais e nº populacional, riscos da teoria malthusiana, soluções no passado e possibilidades no presente. Distribuição desigual entre norte/sul  2025: projeções moderadas falam em 8,5 bilhões de pessoas. Grande parte concentrada nos países do sul. Os países do norte hoje já se deparam com crescimento negativo. globalização econômica:  o deslocamento produtivo para Ásia: constituição de periferia e semi-periferias e no interior dos países ricos bolsões de pobreza  Formação de blocos comercias: nafta, Comunidade européia, mercosul. Empresas multinacionais-transnacionais-empresas globais como agentes do mercado global. Ex: as 15 maiores empresas do setor farmacêutico controlam 30% do comércio mundial do setor.  Diminuição do papel do Estado em duas áreas centrais: moeda e a comunicação  Papel da tecnologia: Japão detém 70% dos robôs; biopirataria, etc..  Distribuição desigual de renda: 15% da pop. Mundial consume 70% da produção mundial. Calcula-se que 1 bilhão de pessoas vivam em pobreza absoluta. Na América latina as condições de renda pioraram na década de 80 em relação a década de 70.

4 Espaço-tempo mundial Degradação ambiental  Depois do colapso do comunismo é a única ameaça global a estabilidade capitalista.  Desastres naturais e produzidos pelo homem ao longo do século XX, papel da tecnologia  Exportação da poluição industrial aos países do sul  Afeta a todos mas não do mesmo modo: países e populações mais pobres estão mais expostas e sofrem mais diretamente os efeitos. Ex. recente RJ.

5 Espaço-tempo doméstico Modelo patriarcal, família heterossexual e a dominação das mulheres. Também o autor questiona a idéia da ‘mulher abstrata e universal. É diferente ser rica, pobre, branca, preta, muçulmana, etc. As estatísticas mostram as mulheres nas mesmas função com remuneração menor, raramente ocupando casos de chefias. Jornadas de trabalho das mulheres (dupla, tripla). Trabalho doméstico não pago por meio da exploração das mulheres. Mas as políticas públicas tem maior eficiência quando envolvem mulheres. Ex.: escolaridade e fertilidade Violência contra a mulher: física e simbólica

6 Espaço-tempo da produção Seria o fim da sociedade do trabalho e dos conflitos de classe?Uns defendem que agora a sociedade altamente tecnológica não é mais do trabalho mas do lazer; outros na mesma linha defendem que o centro das relações sociais não é mais a luta de classe contra a exploração mas a interação; e outros que em decorrência o único horizonte de emancipação é dentro da sociedade capitalista. Diferenças entre a sociedades do norte e sul no uso e acesso à tecnologia tanto no processo produtivo como no consumo. Precarização, informalização, etc. Desigualdade de classe (trabalhador formal/informal versus capitalista), aliado com a divisão sexual e étnica são as bases das desigualdades da nossa sociedade, e que no mundo moderno também degradam o ambiente. As desigualdades sociais se intensificaram tanto no centro como na periferia. Pesquisas tem mostrado que por ex. nos EUA o tempo de lazer diminuiu, aumentou as horas de trabalho nos últimos 30 anos. Embora em certos países europeus diminuiu em função de sindicatos mais fortes. Comparado na história o tempo de trabalho aumentou e tem sido mais penoso principalmente nos países do sul. O excesso de trabalho e de consumo se alimentam mutuamente. Globalização da ideologia capitalista do consumo, tanto pelo sistema desigual como pelos recursos naturais finitos. O trabalhador e a luta de classe não são mais os únicos protagonistas das mudanças sociais, mas continua sendo importante no processo.

7 O espaço-tempo da cidadania : Estado e cidadãos A perda do papel do Estado como regulador legítimo em especial nos países do norte tanto possibilitou o surgimento de movimentos radicais (xenofóbicos, raciais, fundamentalistas religiosos, etc.) como também a criatividade cultural, auto-determinação, empoderamento do sujeito e dos coletivos que podem gerar maior tolerância e autonomia. Como transformar a sociedade sem negar as conquistas históricas dos direitos sociais, político e cívicos conquistados?? Stuart Hall fala na ilusão da unidade nacional e também questiona a identidade cultural. A identidade cultural é sempre uma construção coletiva, não natural, selecionada por meio de conflitos e negociações coletivas... Ex.: cidade que assume a cultura alemã, não são valores natos, mas (re)construídos continuamente.

8 Novas intervenções do Estado na promoção da cidadania: como o profissional de saúde produz educação em saúde?? Chambers diz que é questionável falar de um modelo hegemônico, que se imporia a todos os grupos e países periféricos: as diferentes culturas mesmo quando se apropriam de certos valores resignificam, mesmo o uso da tecnologia. Centro de quem?periferia de quem? As políticas públicas precisam ver os diferentes indivíduos e grupos como sujeitos ativos e não meramente passivos. Relativizar isso exige uma nova abordagem nos processos de formação de saúde e de educação em saúde


Carregar ppt "Os problemas fundamentais nos diferentes espaços-tempo em BOAVENTURA S. SANTOS Transição paradigmática:  Epistemológico: ciência moderna para o conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google