A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mineração- Brasil século XVIII O controle da exploração das minas pela coroa. HISTÓRIA 5º ano Fonte: Gilberto Cotrim – História Global Brasil e Geral,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mineração- Brasil século XVIII O controle da exploração das minas pela coroa. HISTÓRIA 5º ano Fonte: Gilberto Cotrim – História Global Brasil e Geral,"— Transcrição da apresentação:

1 Mineração- Brasil século XVIII O controle da exploração das minas pela coroa. HISTÓRIA 5º ano Fonte: Gilberto Cotrim – História Global Brasil e Geral, ed. saraiva

2 Mineração

3 A exploração do Ouro No século XVIII, com a exploração do ouro, a região de Minas Gerais teve grande crescimento econômico. A colonização avançou para o interior, onde surgiram as novas cidades que ainda hoje exibem o legado artístico e arquitetônico daquela época. A ascensão e os declínio dessas cidades estiveram ligados à mineração.

4

5 Ouro A realização do velho sonho português. Ao final do domínio espanhol ( 1640), Portugal estava mergulhado em uma grave crise econômica. Os preços do açúcar haviam caído no mercado internacional, devido, sobretudo, ao aumento da oferta do produto, em decorrência da produção antilhana. O governo português buscava novas fontes de riqueza. Nessa busca, revigorou o antigo sonho de encontrar ouro no Brasil, mas foi somente no final do século XVIII que os bandeirantes encontraram as primeiras grandes jazidas de ouro em Minas Gerais. A data e os locais dos primeiros achados não são conhecidos exatamente. Sabe-se apenas que as descobertas iniciais do OURO DE ALUVIÃO nos vales dos rios das Mortes e Doce ocorreram entre os anos de 1693 e 1695.

6 O Historiador Warren Dean descreveu o trabalho de exploração do ouro: Ouro de aluvião: Aquele encontrado nos depósitos de areia, argila e cascalho que se formaram nas margens dos rios ou em seu leito, acumulados pela erosão.

7 Povoamento do Sertão Como a notícia da descoberta do ouro se espalhou, um grande número de pessoas dirigiu-se para a região de Minas Gerais. Com tanta gente chegando, a região passou por rápidas transformações. Em poucos anos surgiram vilas e cidades, como Vila Rica ( atual Ouro Preto), Ribeirão do Carmo ( atual Mariana), São João Del Rei e Sabará. A população de Minas Gerais continuou crescendo durante todo o século do Ouro ( 1701- 1800). Com o grande fluxo e chegada de pessoas à região houveram grandes problemas no local, pois os paulistas, descobridores do ouro, sentiam-se donos do local e não queriam dividi-lo com os que chegavam. Em consequência disso aconteceram grandes revoltas na região como a Revolta dos Emboabas.

8 Ouro Preto- Vila Rica

9 Emboabas

10 Administração: o controle da exploração das minas pela Coroa portuguesa A riqueza das minas pertencia à Coroa portuguesa, que concedia lotes (datas) aos mineradores para exploração do ouro. O trabalho nestes lotes era realizado por escravos, em locais denominados lavras. Vendo no ouro uma forma de revigorar a economia, Portugal organizou um rígido esquema administrativo para controlar a região mineradora. Os mineradores deviam pagar ao governo português um quinto de qualquer quantidade de metal extraído.

11 Casas de Fundição No início da exploração o ouro em pó ou em pepitas circulava livremente pela região mineradora. Isso dificultava o controle da quantidade extraída, e favorecia o contrabando. Para controlar a situação o governo português, proibiu a circulação do ouro em pó e em pepitas e criou as Casas de Fundição. Todo ouro deveria ser fundido e transformado em barras, ao recebê-lo, as Casas de Fundição retiravam a parte correspondente ao imposto e o restante recebia um selo que comprovava o pagamento do quinto, podendo ser finalmente negociado. Quem fosse encontrado portando ouro em pó ou em barras sem o selo receberia penas severas, como a perda de todos os bens, ou o exílio perpétuo em colônias portuguesas na África.

12 Contrabando de ouro

13 Diamantes... Por conta disso aconteceram várias revoltas como a de Vila Rica. Além do ouro também foram encontradas jazidas de Diamantes, a partir de 1729, no Arraial do Tijuco, atual cidade de Diamantina. O governo português teve dificuldade de controlar a cobrança de impostos sobre estas pedras, grande quantidade delas era escondida da fiscalização pelos mineradores, que deixavam de pagar o quinto estabelecido pela Fazenda Real. Calcula-se que entre 1730 e 1830 foram extraídos aproximadamente 160 quilos de diamantes em Minas Gerais.

14 Surgimento de uma sociedade urbana Como consequência da exploração do ouro e pedras preciosas na região de Minas Gerais, deu-se origem uma sociedade urbana. A ascensão social era possível na sociedade mineradora, uma pessoa poderia enriquecer se encontrasse grande quantidade de ouro ou diamantes, ou se ganhasse muito dinheiro com o comércio e o artesanato urbano. Em comparação com o comércio açucareiro a extração mineradora exigia menor quantidade de equipamentos e instalações, bem menores que de um engenho de grande porte. A riqueza concentrada na mão de poucos marcou o surgimento da sociedade das minas. A população era na sua maioria pobre, grupos complexos de pessoas consideradas “marginais” pela sociedade que detinha status mais elevado. Mesmo no período de maior desenvolvimento do ouro em Minas Gerais, grande parte da população livre era constituída de gente pobre, desempenhando as funções de comerciantes, artesãos, pequenos funcionários etc.

15 Sociedade Mineradora

16 Crise da produção aurífera Ao longo do séc. XVIII, com a intensa exploração as jazidas foram se esgotando, e a produção caiu brutalmente. O governo acreditando que a causa do declínio da extração fosse o contrabando continuou aumentando as formas de controle e as pressões sobre os mineradores. Estas medidas causaram a insatisfação da população em seus mais diversos setores, o que propiciou muitas revoltas como foi o caso da Conjuração Mineira. Entre as principais consequências da exploração do ouro no Brasil podemos destacar o desenvolvimento das artes ( diversas pessoas empregavam suas riquezas para incentivar as artes neste período); Expansão territorial e populacional; Mudança da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro; Revoltas coloniais;

17 Com quem ficou o ouro brasileiro? Um grande número de historiadores considera que a maior parte do ouro brasileiro escoou para a Europa, servindo de aquecimento para outras nações, como a Inglaterra. https://www.youtube.com/watch?v=Hb_Zjh3vZ6o

18 Obras que trazem história...

19 Clóvis Graciano ( Pau-Brasil déc. de 1970 | Clóvis Graciano óleo sobre tela.Clóvis Graciano

20 Clóvis Graciano ( cana-de açúcar déc. de 1970 Clóvis Graciano óleo sobre telaClóvis Graciano


Carregar ppt "Mineração- Brasil século XVIII O controle da exploração das minas pela coroa. HISTÓRIA 5º ano Fonte: Gilberto Cotrim – História Global Brasil e Geral,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google