A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) Fábio Reis Venceslau Aluno especial do PPGEP, UFU/FACIP Carlos Roberto Loboda Docente do PPGEP, UFU/FACIP. O PARQUE DO GOIABAL: LAZER, ESPORTE, EDUCAÇÃO E POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NA CIDADE DE ITUIUTABA-MG

2 O lazer é uma forma de elevar a qualidade de vida das pessoas, aliviar o stress diário, e contribuir para a saúde física e mental. Assim, dentre outras formas, parques urbanos são equipamentos que contribuem ou deveriam contribuir para essas atividades.

3 A recreação aparece como o modo de ocupar os momentos de lazer, este que já consta da Declaração Universal dos Direitos Humanos desde 1948: ‘Artigo XXIV - Todo homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas. (NUCCI, 2008, p. 36).

4 OBJETIVOS O presente trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de implantação de atividades esportivas praticadas como forma de recreação e lazer no Parque do Goiabal, além da possibilidade de desenvolvimento do Ecoturismo, bem como a prática da Educação Ambiental.

5 ÁREA DE PESQUISA

6 Parque Municipal do Goiabal Silva (2015)

7 METODOLOGIA - Revisão Bibliográfica (Parques urbanos, ecoturismo e esportes na natureza, como: corrida de orientação, arborismo e trilhas ecológicas, além de Educação Ambiental); - Trabalho de Campo (através do qual foram feitos registros fotográficos e análises na estrutura do local)

8 Resultados

9 Guzzo (1999) Tais áreas possuem funções como: estéticas, ecológicas e sociais. Em nossa abordagem tratamos diretamente da última dessas funções, considerando o potencial do Parque do Goiabal para o lazer da população. Embora, temos claro que as áreas verdes precisam ser pensadas a partir da articulação de suas funções.

10 Corrida de Orientação Função Social: lazer, interação de estudantes e esportistas com a natureza Silva (2015)

11 Possibilidade do Arborismo Função Social: lazer, esportistas, e contemplação natural Silva (2015)

12 Arborismo http://www.vitur.com.br/images/atividades/arb orismo_5.jpg

13 Trilhas Ecológicas Função Social e Ecológica: lazer, contemplação natural (fauna e flora), refúgio Silva (2015)

14 Considerações Finais

15 - O parque tem plenas condições de implantar atividades voltadas a natureza como: a Corrida de Orientação, as Trilhas Ecológicas e o Arborismo, aliados a Educação Ambiental. - Elaboração de um Plano de Manejo - Quanto ao Ecoturismo, todas as atividades citadas, podem se enquadrar como oferta aos futuros turistas, visto que o parque traz as características inerentes a este tipo de turismo como as atividades praticadas na natureza, assim, cabe aos órgãos específicos buscar as alternativas necessárias para que o parque se torne parte integrante de um Ecoturismo.

16 Referências  Corrida de Orientação. Disponível em:. Acesso em 15 maio 2012.  COSTA, Rildo Aparecido. Análise biogeográfica do parque municipal do goiabal em Ituiutaba-MG. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n.33, v.1, p.68-83, Jan./Jul.2011.  GUZZO, P. Estudos dos espaços livres de uso público e da cobertura vegetal em área urbana da cidade de Ribeirão Preto-SP, com detalhamento da cobertura vegetal e áreas verdes públicas de dois setores urbanos. 1999. 106 f. Dissertação (mestrado em Geociências) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1999.  LOBODA, C. R.; DE ANGELIS, B. L. D. Áreas verdes públicas urbanas: conceitos, usos e funções. In: Ambiência, v. 1, n. 1, p. 125-139. 2005.  NUCCI, João Carlos. Qualidade ambiental e adensamento urbano: um estudo de ecologia e planejamento da paisagem aplicado ao distrito de Santa Cecília (MSP). Curitiba: O Autor, 2008, p. 36.

17 Agradecimentos:


Carregar ppt "Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google