A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUIDADO A FAMÍLIA DO PORTADOR DE SOFRIMENTO PSÍQUICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUIDADO A FAMÍLIA DO PORTADOR DE SOFRIMENTO PSÍQUICO."— Transcrição da apresentação:

1 CUIDADO A FAMÍLIA DO PORTADOR DE SOFRIMENTO PSÍQUICO

2 A FAMÍLIA

3 A FAMILIA NA SOCIEDADE PÓS MODERNA Valorizada em todos os segmentos da sociedade: Possibilidade de agregar seus membros; Retransmitir valores; Possibilitar novas formas de convivências; Culpabilizada por desatinos que temos informação.

4 DEFINIÇÃO DE FAMILIA NO MOMENTO ATUAL Ultrapassa as limitações tradicionais de membros restritos, utilizando critérios de consangüinidade, adoção e matrimônio. FAMÍLIA: É QUEM SEUS MEMBROS DIZEM QUE SÃO.

5 ATRIBUTOS DA FAMILIA A família é um sistema ou unidade; Seus membros podem ou não ser relacionados, viver ou não juntos; A unidade pode ou não conter crianças;

6 ATRIBUTOS DA FAMILIA Existe um compromisso e vínculo afetivo entre os membros da unidade que abrangem obrigações futuras; As funções de responsabilidade da unidade consistem em proteção, nutrição e socialização de seus membros; Tem funções diversificadas de transmissão de valores éticos, estéticos, religiosos e culturais.

7 A FAMILIA PODE SER CONCEBIDA: Sujeito capaz de se comportar estrategicamente, realizando avaliação e escolhas diante de um determinado conjunto de recursos numa perspectiva temporal. Sistema de interação interdependente que mantêm seus membros implicados na capacidade de alterar comportamentos dos outros com seus próprios movimentos.

8 VÁRIAS FORMAS DE FAMÍLIA Família de procriação biológica; Família nuclear; Família extensa; Família de um só genitor; Família adotiva; Família ou casal homossexual.

9 A FAMÍLIA E A ASSISTÊNCIA PSIQUIÁTRICA

10  Revolução Francesa – transforma o modelo familiar – preconiza a família nuclear. Preservação da riqueza.  Constituição da Psiquiatria Família vista como causa do adoecer – “educação falha”. Família excluída do cuidado. Informante da sintomatologia Assistência prestada no hospitais psiquiátricos.

11 FAMÍLIA E ASSISTÊNCIA PSIQUIÁTRICA Políticas Públicas a nível internacional  Busca fornecer um suporte a família através de serviços.  Grupos de auto-ajuda.  Avalia as dificuldades enfrentadas pela família no relacionamento com a pessoa em sofrimento psíquico e propõe alternativas e estratégias. (residências terapêuticas)

12 FAMÍLIA E ASSISTÊNCIA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL Constituição da Psiquiatria Baseada nos princípios do alienismo; Família como causa – “educação falha” e origem hereditária. Família operária delega aos alienistas o cuidado do seus familiar pois tinham que trabalhar.

13 FAMÍLIA E ASSISTÊNCIA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL Final da década de 80 – Organização das famílias em associações buscando garantir seus direitos. Portaria 224/92 – garantia de atendimento ao familiar em todos os serviços de saúde mental. Lei 10.216/2001 – Participação da família Portaria 336/2002 – Centro de atenção psicossocial – atendimento a família

14 AS ABORDAGENS FAMILIARES.

15 GRUPOS DE ORIENTAÇÃO Possibilidade de partilhar a sensação de solidão, as frustrações e as dificuldades e, melhor ainda comemorar os sucessos alcançados fazem da trajetória da transformação um caminho mais suave a percorrer.

16 ABORDAGEM PSICOEDUCACIONAL Ampliação do conhecimento sobre a doença. Procurar dar sentido a experiência vivida. Valorizar a vida através da compreensão de seu cotidiano.

17 TEORIA SISTÊMICA Traz como contribuição a possibilidade de perceber e discriminar o jogo interativo dos indivíduos no contexto grupal e, a partir dessa percepção, catalisar as mudanças possíveis no sistema trabalhando com os elementos fornecidos pela teoria da comunicação humana no sentido de esclarecer os “mal-entendidos”e desfazer os “nós comunicacionais” que obstaculizam o fluxo operativo.

18 ABORDAGEM SISTÊMICA É importante valorizar: Etnia Raça Classe Social Religião e espiritualidade Ambiente

19 ABORDAGEM SISTÊMICA – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Genograma Ecomapa

20 A FAMILIA E OS SERVIÇOS DE SAÚDE

21 Quem chega aos serviços de saúde?  O paciente como um sintoma;  Torna-se um diagnóstico;  Passivo ao tratamento.

22 A FAMILIA E OS SERVIÇOS DE SAÚDE Quanto a família?  É vista como um acompanhante;  Informante, que traz a história do adoecer;  Não existe um “olhar” para a unidade familiar.

23 A FAMILIA E OS SERVIÇOS DE SAÚDE Esse olhar é decorrente de como a Medicina foi constituída:  Positividade da ciência: Separação/classificação/simplificação/redução.  Busca do certo. Única verdade.

24 A FAMILIA E OS SERVIÇOS DE SAÚDE Incluir a família nos serviços implica em:  Devolver a COMPLEXIDADE – busca de um pensar complexo (MORIN,1999).  COMPLEXUS – Tecido junto – Tapeçaria.  Esforço para unir;

25 NO ATENDIMENTO A FAMÍLIA O PROFISSIONAL DEVE: Ter capacidade empática com o sofrimento alheio. Disponibilidade para escutar. Flexibilidade para mudar seus pontos de vista. Levando a um encontro de que a família busca e espera no processo terapêutico. AUSCULTAR: Escutar o coração dos membros da família que atende.

26 VIDA EM FAMÍLIA PODE SER.......Me diz por que é que o céu é azul. Me explica a grande fúria do mundo São meus filhos que tomam conta de mim Eu moro com a minha mãe mas meu pai vem me visitar Eu moro na rua, não tenho ninguém Eu moro em qualquer lugar

27 VIDA EM FAMÍLIA PODE SER.... Já morei em tanta casa que nem me lembro mais Eu moro com meus pais É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã Porque se você parar para pensar, na verdade não há. Pais e filhos Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá


Carregar ppt "CUIDADO A FAMÍLIA DO PORTADOR DE SOFRIMENTO PSÍQUICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google