A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (FACET) Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente Professor: Kleber de oliveira Fernandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (FACET) Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente Professor: Kleber de oliveira Fernandes."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (FACET) Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente Professor: Kleber de oliveira Fernandes TRATAMENTO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS (PRODUÇÃO DE LEITE PASTEURIZADO E QUEIJO ) Acadêmicos: Abel Pena Guilherme Henrique Jálisson Costa Julian Greison Sena Laize Rafaele Lidiane Londim Warley Andrade

2 Resumo O segmento de laticínios é um do mais expressivo da indústria de alimentos. As indústrias de laticínios geram um volume significativo de efluentes com elevado potencial poluidor; contendo nutrientes, poluentes orgânicos; O trabalho busca mostrar o processo do tratamento de águas residuárias no processo industrial de laticínios.

3 Laticínio Indústria de laticiníos no Brasil Águas Residuárias Águas Residuárias na Agroindústria

4 Gestão Ambiental na Indústria de Laticínio obedecer às leis eficácia nos custos vantagem competitiva opinião pública pensamento a longo prazo

5 Efluentes Gerados na Produção de Leite A atividade industrial do empreendimento gera normalmente efluentes líquidos em diversas etapas na plataforma; na desinfecção de linhas e equipamentos, no processo de lavagem dos pisos; no descarte de soro e lodo das centrífugas; em possíveis vazamentos.

6 Efluentes gerados na produção de queijo Durante a fabricação do queijo, depois do processo de coagulação a emulsão é quebrada. gerando na prensagem: Na parte sólida (coágulo) e uma parte líquida (soro), resíduos que causa maior preocupação pela significativa carga orgânica que detém.

7 Procedimentos para a redução das cargas poluido ras Verificar se estas perdas não podem ser evitadas ou reduzidas; Programas de manutenção preventiva; Controle a poluição industrial;

8 Levantamento de dados industriais Para caracterizar a carga poluidora dos efluentes industriais é necessário Conhecimento prévio do processo industrial; Lista de matérias-prima; Fluxograma do processo industrial; Identificar os pontos de lançamento de efluentes; Definir o sistema de medição de efluentes e instalá-lo O ritmo produtivo também deve ser conhecido.

9 Tratamento de efluentes em laticínios Preliminar: Este tratamento se destina à remoção de material grosseiro, inclusive areia, por meios físicos. Os principais equipamentos utilizados no tratamento preliminar são as grades, peneiras e caixas para deposição de areia ou caixas de desarenação

10 Tratamento de efluentes em laticínios Primário: separação de gorduras, utilizando-se caixas de gordura; Flotador Caixa de Gordura

11 Secundário: flotação com o auxílio da coagulação química para a remoção de gordura Tratamento após 30 dias Lagoa anaeróbia

12 Possíveis impactos ambientais A área de influência direta do empreendimento circunscreve- se ao local em que a fábrica de laticínios é situada e às empresas no seu entorno. O laticinío exerce um papel importante na economia regional, uma vez que estimulará outras atividades produtivas; Afiguram-se como mais relevantes os impactos sobre os recursos hídricos, especialmente, em virtude da grande quantidade de disposição inadequada dos efluentes líquidos em sub-bacias.

13 Monitoramento Ambiental Após a adoção das medidas de controle ambiental, a fim de se avaliar o desempenho das unidades de tratamento e aferir o atendimento às restrições impostas pela legislação ambiental vigente, deverá ser efetuado o monitoramento sistemático dos efluentes líquidos e atmosféricos. O efluente líquido deverá ser amostrado quinzenalmente, na entrada e saída da estação e deverão ser monitorados os seguintes parâmetros: temperatura, pH, DBO, DQO, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos, detergentes, óleos e graxas. A vazão deve ser medida diariamente.

14 CONCLUSÕES Os setores para produção em laticínios apresentam um grande potencial poluidor. A produção em laticínios tanto na forma fluida quanto na forma de produtos secos apresentam riscos ambientais se não avaliados e tratados devidamente. Os programas preventivos podem reduzir a emissão do volume e da carga de efluentes, minimizando custos com o tratamento; Variados tipos de ações podem constituir atitudes preventivas para o setor de laticínios, desde a instalação de um simples tanque para o recebimento do primeiro enxágue ou até mesmo a inserção de tecnologias emergentes como sistemas de separação. Sendo assim, outras medidas para minimizar o impacto no recurso hídrico, conforme analise feito no trabalho, o efluente após o tratamento pode ser destinado a fertirrigação em culturas que não sirvam de alimentos para o consumo humano monitorando o solo através de analises laboratoriais de acordo indicado pelo órgão competente. Enquanto o resíduo gerado pela fabricação de queijo, o soro, pode servir de alimentação animais.


Carregar ppt "FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (FACET) Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente Professor: Kleber de oliveira Fernandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google