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PublicouRafaela Peixoto Peralta Alterado mais de 8 anos atrás
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METÁFORA
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Etimologicamente, o termo metáfora deriva da palavra grega metaphorá através da junção de dois elementos que a compõem - meta que significa "sobre" e pherein com a significação de "transporte".
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METÁFORA Neste sentido, metáfora surge enquanto sinônimo de "transporte", "mudança", "transferência" e em sentido mais específico, "transporte de sentido próprio em sentido figurado".
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METÁFORA A metáfora designa um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança.
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METÁFORA Segundo Cressot (s/d., p. 66-7), poderíamos definir a metáfora como: “Uma alternativa semântica através da qual um significante abandona o significado a que geralmente está ligado, trocando-o por outro, devido a uma comparação não formulada entre os dois significados, comparação essa que retém semelhanças arbitrariamente privilegiadas.
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ALGUNS AUTORES DEFININDO METÁFORA
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METÁFORA A intuição de que estamos diante de uma metáfora começa quando, ao fazermos uma leitura imediata, nos deparamos com uma impertinência: ou se atribui a um referente algo que não lhe diz respeito ou se classifica o referente numa classe a que não pertence.
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Senti a seda do seu rosto em meus dedos” "Há corações-hotéis, onde todo mundo entra, escandalosamente...”
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(...) Um girassol sem sol Um navio sem direção(...) (...) Você é meu sol (...) (...) Sou agora Um frágil cristal(...)
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O algoritmo da metáfora comporta até quatro elementos: Comparado Comparante Atributo explícito Atributo implícito
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Determinar o atributo implícito é decifrar a metáfora, mas não o atributo na sua essência e sim todas as modificações e acréscimos que decorrem de sua ligação com o comparante.
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Para tanto, temos que nos basear no contexto selecionando entre os atributos possíveis aquele ou aqueles mais plausíveis. A decifração fica mais direcionada se o comparante tiver atributos marcados.
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ATRIBUTO MARCADO É aquele que tem com seu sujeito uma relação simbólica, ou seja, a cultura convenciona que o atributo marcado é um símbolo de seu sujeito ou vice-versa. Assim, 'altura' é um atributo marcado de 'girafa', 'peso' é um atributo marcado de 'elefante'.
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A metáfora agrega significação ao discurso relativamente ao enunciado próprio que vem da sua decifração.
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Esse agregado de significação é que torna a metáfora um recurso espetacular de expressão, insubstituível, em muitos casos, por outros recursos.
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EXCELÊNCIA DA METÁFORA Os atributos implícitos inferidos forem muitos. Os atributos implícitos forem pertinentes ao comparado. Os atributos implícitos forem muito característicos do comparante. Pela metáfora se obtiver palpabilidade. A metáfora intensificar ou atenuar.
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FUNÇÕES DA METÁFORA A metáfora é usada quando: Não há termo próprio para a situação. O termo próprio não tem a conotação desejada.
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FUNÇÕES DA METÁFORA Evitar a repetição do termo próprio. Fazer comparações palpáveis. Direcionar a atenção para o significante. Buscar novidade.
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CLASSIFICAÇÃO
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METÁFORAS ESTRUTURAIS GUERRA CONTRA O IPTU (VEJA RIO,16/01/08) O exemplo acima constitui numa metáfora estrutural cuja expressividade reside na força atribuída aos protestos pelo estabelecimento de sua relação com a idéia de guerra.
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METÁFORAS ESTRUTURAIS SEM TEMPO A PERDER (ÉPOCA, 07/04/08) Esse título se baseia no conceito metafórico “Tempo é dinheiro”, por meio do qual transferimos nossa experiência com dinheiro para a forma como lidamos com o tempo, podendo, assim, gastá-lo, poupá-lo, desperdiçá-lo ou,simplesmente, perdê-lo, como no exemplo acima.
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METÁFORAS ESTRUTURAIS “Não costure no trânsito.” (Propaganda da Singer) “Com base na semelhança entre o que faz a máquina de costura e certos motociclistas com suas ‘máquinas’ nas ruas (...) dizemos que eles também costuram.” (Sandmann: 2005, p. 86)
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METÁFORAS ESTRUTURAIS “Sem chute, esta é a equipe que ganha todos os jogos do Campeonato Paulista.” (Folha, 23/03/89, p. D – 3: propaganda da Rádio Bandeirantes) Em sentido conotativo e também na gíria os termos chutar/chute ganharam um sentido depreciativo de resposta sem segurança ou mentirosa.
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METÁFORAS ESTRUTURAIS “Previsão dos nossos japoneses: fim de semana sem chuviscos. Novo Cine 4 Toshiba.” (Veja, 28/08/91, p.11) Chuviscos é utilizado em sentido metafórico, isto é, a imagem dos filmes será clara, sem interferências.
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METÁFORAS ORIENTACIONAIS NÃO EMPINA (VEJA, 16/01/08) A manchete anuncia: “Não empina”, tendo como recurso a metáfora orientacional: “Bom é para cima: mau é para baixo”, de base física para o bem estar pessoal, apontada por Lakoff e Johnson (2002:63): “Felicidade, saúde, vida e controle – as coisas que especialmente caracterizam o que é bom para uma pessoa são todas para cima”.
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METÁFORAS ORIENTACIONAIS SUCESSO FEITO SOB MEDIDA (VEJA, 27/06/07) A manchete em questão está fundamentada no sistema de metáfora orientacional, pois, apoiando-nos em nossa experiência física, sabemos que algo que está sob medida ajusta-se perfeitamente a nosso corpo, à nossa expectativa. O título toma emprestada tal orientação, quantificando uma entidade (o sucesso) nessa construção metafórica.
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METÁFORAS ORIENTACIONAIS Subindo a ladeira (Correio Brasiliense, 21/10/08) Trata-se do time de futebol Brasiliense que passou de saco de pancadas a time respeitado. As vitórias consecutivas, depois de muitas derrotas ajudaram aos jogadores a resgatar o amor próprio. O título tem como recurso a metáfora orientacional, “Bom é para cima”.
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METÁFORAS ORIENTACIONAIS POR QUE NINGUÉM TIRA A GISELE BÜNDCHEN DO TOPO (ISTO É INDEPENDENTE, 13/06/07) Refere-se às razões do sucesso de Gisele Bündchen no mundo da moda. A afirmação de que ela está no topo expressa o nível de importância alcançado, baseando-se na metáfora orientacional: “status superior é para cima; status inferior é para baixo”.
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METÁFORAS ONTOLÓGICAS Trata-se do fenômeno que Lakoff e Johnson (2002) denominam metáfora ontológica, ou seja, uma construção que consiste na confecção de idéias, eventos, atividades, emoções etc. como entidades e substâncias. Segundo os autores, a ocorrência de tal fenômeno se deve à necessidade que têm os homens de demarcar tudo partindo de sua experiência com objetos físicos e com o próprio corpo humano.
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METÁFORAS ONTOLÓGICAS AUTÓPSIA DA CORRUPÇÃO (VEJA, 30/01/08) O processo de investigação é comparável à autópsia por examinar de forma minuciosa o caso em questão. Desse modo, a corrupção é concebida como um ser que tal qual um cadáver tem suas partes internas examinadas.
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METÁFORAS ONTOLÓGICAS “Novo Samsung Light. ―Preços magros (Vivo, Revista Veja). ―Saiba se o coração do seu carro anda bem. Faça revisão preventiva (WebMotors). ―Atenção mamães: está nascendo o novo sabão em pó da Assolan. (Publicidade Televisiva).
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METÁFORAS ONTOLÓGICAS Dirceu, o cérebro do esquema Diário de Pernambuco (Política)
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METÁFORAS SINESTÉSICAS Ocorre o fenômeno da sinestesia, que é um tipo de metáfora, também conhecida como metáfora sinestésica. Essa consiste numa combinação de sentidos, em que características de um são emprestadas a outro.
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METÁFORAS SINESTÉSICAS A BOSSA NOVA DAS ARTES PLÁSTICAS (ÉPOCA, 24/12/07) Esse título recorre à metáfora sinestésica como recurso expressivo. Aqui, misturam- se duas diferentes sensações: a audição, referente à bossa nova, e a visão, que diz respeito às artes plásticas, fortalecendo a comparação estabelecida na reportagem.
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METÁFORAS SINESTÉSICAS “O escuro apertava minha garganta.” (PPP, p.17) 3) “Os raios esfaqueavam o resto da noite.”(PPP,p.54) “As meninas se ocupavam com trabalhos manuais, assentadas na sombra docemente morna.” (LEFC, p. 72)* * Exemplos extraídos da obra DE BARTOLOMEU CAMPOS QUEIRÓS
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BIBLIOGRAFIA ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. A LINGUAGEM METAFÓRICA NOS TEXTOS JORNALÍSTICOS. In: III Congresso Internacional sobre Metáfora, 2008. GOMES, Márcia de Oliveira. A METÁFORA EM QUESTÃO : UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ESTILÍSTICA DA METÁFORA EM MANCHETES DE REVISTAS. Disponível em: www.filologia.org.br. SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. 8.ed. São Paulo: Contexto, 2005.
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