Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFrancisco Silva Alterado mais de 8 anos atrás
1
Pressão Atmosférica C URSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Física PROFESSOR: Alcindo Mariano de Souza CAMPUS JOÃO CÂMARA
2
O que é pressão ?; Pressão Atmosférica; Unidade de pressão atmosférica; Um pouco da historia da Pressão Atmosférica.
3
O termo pressão é utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou mesmo sólido.
4
É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
5
A unidade padrão de pressão no Sistema Internacional (SI) é o Pascal (Pa) (1 Newton/1m 2 ). (1 atm = ~10 m de coluna de água) Atmosfera (atm): 1 atm, representa a pressão de atmosfera padrão, medida ao nível do mar, está acompanhada por outras características como densidade do ar e temperatura.
7
As origens históricas sobre o conceito de pressão atmosférica, de maneira geral, estão intimamente ligadas ao estudo da Hidráulica e do comportamento dos fluidos. Atribui-se, por exemplo, a Ctesibio, no século III a.C., vários inventos, como órgãos hidráulicos e bombas aspirantes. Porém, posteriormente, no século IV a.C., Aristóteles já pensava em conceitos como o de vazio (vácuo). Para ele, não se podia conceber na natureza um espaço vazio. Aristóteles Ctesibio (285-222 a.C.)
8
Em 1640 Galileu Galilei foi consultado pelos emissários do Grão-Duque de Toscana, a respeito de um fato curioso. A fim de ampliar o sistema de irrigação foram feitos grandes poços nos jardins do Duque e as bombas tinham de trazer a água de uma profundidade de 15 metros. Assombrados os construtores viam que as máquinas trabalhavam sem parar, mas a água só chegava a uma altura próxima de 10 metros em relação ao nível da água no poço. Sem saber o que fazer, resolveram consultar Galileu, famoso em toda a Itália por suas engenhosas soluções.
9
Galileu questionando o fato de que este princípio tivesse validade somente até 10,33 metros, concluiu que a coluna de água quebrava-se pela ação do próprio peso, julgando solucionado o problema. Galileu recebeu patente por um sistema de bomba d’água usada na irrigação. O coração de sua bomba era um sistema de sucção que ele descobriu ter a capacidade de elevar a água no máximo 10 metros. A causa desse limite não foi descoberta por ele, o que motivou outros cientistas a estudarem esse fenômeno. Galileu Galilei (1564-1642)
10
Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) a pedido de Galileu, enfrentou o problema. Percebeu que a água, por si só, não era capaz de se elevar e ocupar o espaço vazio deixado pelo pistão no interior da bomba; Deveria ser empurrada pelo peso do ar. Quando a coluna de líquido atingia 10,3 metros de altura, seu peso passava a equilibrar o peso do ar cessando o movimento de subida da água. Evangelista Torricelli (1608-1647)
11
Para comprovar se a hipótese era correta, Torricelli pensou em realizar a experiência com mercúrio - líquido 13,6 vezes mais pesado do que a água. Portanto a pressão do ar equilibraria uma coluna de mercúrio 13,6 vezes menor do que a da água ou seja de 76 centímetros
12
BLAISE PASCAL (1623 - 1662) Cinco anos mais tarde, o francês Blaise Pascal usou o barômetro para mostrar que no alto das montanhas a pressão do ar era menor. Pascal ampliou e completou a hipótese de Torricelli, a altura da coluna de mercúrio deveria diminuir à medida que se diminuísse a pressão do ar. Blaise Pascal (1623 - 1662)
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.