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PRODUTOS MASCULINOS “METROSSEXUAL” FARMACIA ESTACIO DE SÁ ACADEMICOS: Cristina Rodrigues Edson Rodrigues Simone Pereira Ana Paula Viviane Ortt.

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1 PRODUTOS MASCULINOS “METROSSEXUAL” FARMACIA ESTACIO DE SÁ ACADEMICOS: Cristina Rodrigues Edson Rodrigues Simone Pereira Ana Paula Viviane Ortt

2 Antes, bastava uma simples preocupação com um sabonete um pouco melhor, que passasse da cifra dos R$0,90, para que os amigos, a namorada, o chefe, o cachorro e o vizinho apontassem o dedo e fizessem do homem com algum grau de vaidade alvo de chacota. Depois, foi a vez de encaixá-lo na incômoda e polêmica definição de "metrossexual". Seria um heterossexual capaz de quase todos os sacrifícios típicos femininos em prol de uma pele lisinha, uma sobrancelha bem feita.

3 . Recentemente, inventou-se um outro nível de "masculinidade pós-moderna"; o do "übersexual", que resultaria então numa espécie de homem de antigamente "camuflado", já que continuaria usando produtos para melhorar a aparência, mesmo fingindo não fazê-lo. Independentemente da classificação - o que inclui a dos gays, grandes consumidores de moda e cosméticos -, o fato é que os homens estão cada vez mais atentos às prateleiras das perfumarias. E os números comprovam essa tendência.

4 No "boom" de vaidade cheia de testosterona, os europeus reinam soberanos. São hoje os maiores consumidores de produtos masculinos no mundo e movimentaram em 2004 mais de US$ 6 bilhões, de acordo com o instituto de pesquisa europeu Euromonitor.

5 No Brasil, os homens já são responsáveis por 13,64% do faturamento da indústria de cosméticos. Pode não ser muito estatisticamente, mas resulta de um crescimento espantoso de 142,6% de vendas de produtos masculinos entre 1998 e 2003, segundo levantamento da revista H&C - Household & Cosméticos, publicação bimestral dirigida ao mercado de produtos de higiene e beleza.

6 Cosméticos personalizados Diferentemente das mulheres, que adoram comprar um creme para cada região do corpo, com ações diferentes, os homens querem produtos mais práticos, que, de preferência, reúnam várias funções. Além disso, gostam de embalagens específicas, rejeitando as unissex. "O homem é mais preguiçoso, por isso pede um único produto para várias finalidades. Além disso, o cosmético deve ser personalizado, com um apelo visual próprio para o público masculino",

7 Por aqui, as marcas ainda investem muito em produtos pós-barba, mas já começam a oferecer diferenciais, como hidratação e tratamento anti- envelhecimento. Shampoos, gel para cabelo e sabonetes multifuncionais também pipocam nas lojas. Até esmaltes masculinos já podem ser encontrados no mercado nacional.

8 Maquiagem com "H" Enquanto os brasileiros estão começando a se render aos encantos dos produtos de beleza, americanos e europeus podem encontrar até maquiagem específica. Gel para cílios e sobrancelhas, que também servem para modelar barba e bigode, sombra para olhos e barba, e até blush são algumas das opções da marca norte-americana

9 A Abihpec segmenta o mercado masculino em três categorias: desodorantes, produtos de barbear e perfumes e colônias. Segundo os dados da associação, de 1999 a 2003 o crescimento acumulado em valores foi de 181,6%, 243,3% e 210,8%, respectivamente.

10 Para 2005, a projeção é que todo o setor cresça cerca de 20%. “São números expressivos, que confirmam o que vemos no mercado”, O faturamento previsto pela associação para este ano é de R$ 584,3 milhões para desodorantes; R$ 113,3 milhões para produtos de barbear; e R$ 744 milhões para perfumes e colônias.

11 Evolução do mercado masculino cresc 99-2003 (%) projeção 2004 (R$ ‘000.000) cres 03- 04 (%) projeção 2005 (R$ ‘000.000) cres 04-05 (%) desodorante181,6495,219,7584,318 prep. barbear243,396,321,4113,317,7 perfumes e colônias 210,8610,919,174421,8 Total99,71.202,319,51.441,619,9 SITE: http://www.freedom.inf.br/revista/hc34/cosmeticos.asp

12 Desodorante Masculino Denir´s Spray FOTOS DE PRODUTOS

13 Colônia e Loção Pós-Barba

14 TCHAU.............


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