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3/15/2017Prof Carlos Cyrne1 GESTÃO DE COMPRAS Prof. Carlos Cyrne.

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1 3/15/2017Prof Carlos Cyrne1 GESTÃO DE COMPRAS Prof. Carlos Cyrne

2 3/15/2017Prof Carlos Cyrne2 Compras - Introdução Gestão da aquisição assunto estratégico; centro de lucros. Valor total c/ compras: de 50% a 80% da renda bruta O Departamento de Compras tem como finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planeja-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar o armazenamento. Parte do processo de logística da empresa Conceito voltado para o processo e não apenas para transações

3 3/15/2017Prof Carlos Cyrne3 A função Compras Objetivos básicos de Compras: Obter um fluxo contínuo de materiais de forma a atender os programas de produção Coordenar o fluxo de materiais de forma a aplicar um mínimo de recursos Comprar aos menores preços observando sempre a qualidade Procurar sempre as melhores condições para a empresa, atentando para os princípios éticos

4 3/15/2017Prof Carlos Cyrne4 Principais atividades de Compras Pesquisa de fornecedores: estudo do mercado e dos materiais; Análise dos custos; Desenvolvimento de fontes de fornecimento. Aquisição propriamente dita: conferência de requisições; análise de cotações; negociar contratos; acompanhar o recebimento dos materiais. Administração: controle dos estoques; transferências de materiais; padronizar ao máximo os materiais; Atividades Compartilhadas: determinação de comprar ou fabricar internamente; realização de testes comparativos dos materiais; controle dos estoques; seleção de equipamentos; programação da produção.

5 3/15/2017Prof Carlos Cyrne5

6 3/15/2017Prof Carlos Cyrne6 Sistema Tradicional de Informações

7 3/15/2017Prof Carlos Cyrne7 Sistema Moderno MATRIZ CLIENTES TRANSPORTADORAS VENDEDORES FÁBRICAS UNIDADES DE VENDAS REPRESENTANTES FORNECEDORES

8 3/15/2017Prof Carlos Cyrne8 Fontes de Informação/Interfaces de Compras Jurídico: Entradas: contratos assinados, pareceres sobre processos de compra, assessoria jurídica; Saídas: solicitações de pareceres, informações de campo sobre fornecedores. Informática: Entradas: informações sobre novas tecnologias, assessoria na utilização de EDI, e-mail, intranets, extranets, softwares de compras; Saídas: informações sobre fornecedores, cópias de solicitações de compras e de pedidos de compra, cópias de contratos de fornecimento de serviços. Marketing e Vendas Entrada: condições do mercado de compradores, novos concorrentes, novos produtos, novas tecnologias de produtos e processos. Saídas: custos de promoções, condições do mercado fornecedor.

9 3/15/2017Prof Carlos Cyrne9 Contabilidade e Finanças: Entrada: custos das compras, disponibilidade de caixa, assessoria nas negociações sobre condições de pagamento. Saídas: orçamentos de compras, compromissos de pagamentos, custos dos itens comprados, informações para subsidiar estudos da rela₤₧o benefícios sobre custos. Qualidade: Entrada: informações sobre qualidade, especificações de produtos a serem comprados, Saídas: histórico sobre a qualidade dos fornecimentos. Engenharia de Produto e de Processos Entradas: especificações de novos materiais, produtos a serem pesquisados e comprados, solicitações de levantamentos preliminares sobre fornecedores e preços; Saídas informações sobre fornecedores, preços e condições de fornecimento. Fabricação ou Produção: Entradas: necessidades de materiais ou componentes do processo produtivo, informações sobre estoque disponíveis; Saídas: prazos de entrega dos pedidos, recebimentos previstos.

10 3/15/2017Prof Carlos Cyrne10 Principais Sistemas de Compras Varia de acordo com a estrutura da empresa Sistema de compras a Três Cotações Sistema de Preço Objetivo - conhecimento prévio do preço justo, auxilia na decisão do comprador e proporciona uma verificação dupla no sistema de cotações Duas ou mais aprovações - duas pessoas no mínimo estão envolvidas na decisão de escolha do fornecedor Documentação escrita - anexar documentos de aprovação do fornecedor

11 3/15/2017Prof Carlos Cyrne11 Como e Quando Comprar Cotação de Preços EDI - Eletronic Data Interchange - Vantagens: rapidez, segurança, precisão no fluxo de informações, redução de custos, facilidade de colocação dos pedidos, sedimentação do conceito de parcerias INTERNET - Vantagens: baixo investimento em tecnologia, abrange praticamente todos os possíveis fornecedores, praticada em tempo real, permite a relação máquina-máquina e máquina-homem, flexibilidade CARTÕES DE CRÉDITO

12 3/15/2017Prof Carlos Cyrne12 Quando Comprar - O Sinal da Demanda Forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial. Solicitação de compras MRP JIT Reposição periódica

13 3/15/2017Prof Carlos Cyrne13 Solicitação de Compras: é uma autorização par o comprador efetuar a compra Unidade solicitante: Nome/Logo da empresa Nº Material uso * interno * O.S. nº ________ Data: __/___/__ Solicitante:Aprovação:Compras:

14 3/15/2017Prof Carlos Cyrne14 Sistema JIT Um cartão ou um conjunto de cartões kanban pode dar início ao processo de compras. Sistema de Reposição Periódica Intervalo padrão pré fixado. Passado esse tempo faz nova compra Quantidade a ser pedida: Q = estoque máximo - estoque atual

15 3/15/2017Prof Carlos Cyrne15 Sistema do Ponto de Pedido Lote padrão de compra pré definido Ponto de pedido calculado: PP = consumo médio x tempo de reposição (atendimento) Caixeiro Viajante Visita de vendedor in loco para extrair pedido Sistema em extinção

16 3/15/2017Prof Carlos Cyrne16 Contratos de Fornecimento Há um contrato entre cliente e fornecedor e, quando há necessidade do bem, o computador automaticamente emite e envia ordem de compra via EDI.

17 3/15/2017Prof Carlos Cyrne17 Pedido de Compras - é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor deve conter o máximo deinformações sobre s condições negociadas

18 3/15/2017Prof Carlos Cyrne18 Quadro Comparativo de Propostas

19 3/15/2017Prof Carlos Cyrne19 Parcerias “ São cada vez mais numerosas as empresas a acordar para o fato de que as alianças vão ter importância primordial no futuro. As alianças estão evoluindo tão depressa, que ninguém pode mais fazer tudo sozinho.” James Houghton AdversárioConfiança mútua Parceria ganha-ganhaCOMAKERSHIP Relacionamento empresa / fornecedor e o impacto no lucro

20 3/15/2017Prof Carlos Cyrne20 Evolução do Relacionamento Abordagem convencional - prioriza preço Melhoria de qualidade - qualidade, nascimento de uma confiança mútua Integração operacional - participação do fornecedor no projeto do produto e do processo, investimentos comuns em P&D Integração estratégica - Parceria real nos negócios, desenvolvimento de produtos e processos.

21 3/15/2017Prof Carlos Cyrne21 Acompanhamento de Compras Depto de Compras deve acompanhar e registrar : a vida do produto, a evolução dos preços, as modificações nas especificações. Acompanhamento dos prazos de entrega Acompanhamento da Qualidade: Comparar as características dos materiais com as especificações Avaliar qualitativamente e quantitativamente A inspeção tem como objetivo verificar se um material está aprovado ou não para utilização, levando em consideração as especificações As inspeções deverão se dar no recebimento, durante o processo de fabricação e uma inspeção no produto final.

22 3/15/2017Prof Carlos Cyrne22 Comakership Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios Desenvolvimento de produtos e processos Engenharia simultânea QFD Fornecimentos sincronizados e qualidade assegurada.

23 3/15/2017Prof Carlos Cyrne23 Avaliação de Fornecedores Custo Qualidade Pontualidade Inovação Flexibilidade Produtividade Instalações Capacitação gerencial e financeira

24 3/15/2017Prof Carlos Cyrne24 Desenvolvimento de Fornecedores Avaliação prévia Diretrizes para programa de melhoria Treinamento e acompanhamento Interações constantes para melhoria de processos CLASSIFICAÇÃO DE FORNECEDORES: Monopolistas Habituais Especiais - fornecimentos ocasionais Ideal poder contar com mais de um fornecedor para cada tipo de material

25 3/15/2017Prof Carlos Cyrne25 Negociações O contrato resultante deve materializar todos os avanços e novos conceitos atingidos até então, entre eles: Exclusividade de fornecimento; Compromisso de abertura de planilhas; Repasse de ganhos com melhoria do processo; e Penalidades decorrentes de não cumprimento de prazos.

26 3/15/2017Prof Carlos Cyrne26 Etapas da Negociação Preparação : estabelecer os objetivos a serem alcançados de forma ideal e os que a realidade permitirá atingir (é preciso conhecer o comportamento do outro negociador) Abertura da negociação: etapa destinada a “quebrar o gelo”, reduz a tensão, consolida o objetivo e cria um clima de aceitação, devem ser destacados os benefícios mútuos Exploração: verificar se a necessidade detectada na fase de preparação é verdadeira, realizar perguntas objetivas Apresentação: devem ser confrontados os objetivos e necessidades de cada uma das partes Clarificação: considerar as objeções levantadas como oportunidades de clarear a situação e fornecer mais informações, consiste em ouvir atentamente as objeções, Ação final: entrar em acordo ou não, tomar a decisão de fechar o negócio ou não

27 3/15/2017Prof Carlos Cyrne27 Características de um bom negociador Ver a negociação como algo contínuo no qual nenhum item é imutável Ter mente aberta Estar alerta para as necessidades pessoais e do seu negócio, sem descuidar das necessidades de seu fornecedor Ser flexível e capaz de rapidamente definir metas e interesses mútuos Não tentar convencer seu oponente de que o ponto de vista dele está errado e deve ser mudado Desenvolver alternativas criativas que vão ao encontro das necessidades de seu oponente Ser cooperativo, pois a cooperação desenvolve um clima mais propício para a solução de problemas Ser competitivo como forma de estimular ambas as partes a procurarem benefícios mútuos Não buscar manipular as pessoas e a situação Atingir aos objetivos individuais (do depto) e da empresa

28 3/15/2017Prof Carlos Cyrne28 Comprar X Fabricar Verticalização: Estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder Vantagens : independência de terceiros liberdade para mudar planos manutenção de “segredos” industriais Desvantagens: maior investimento em instalações e equipamentos; imobiliza mais recursos; menor flexibilidade p/ alterar processos e incorporar tecnologias novas; flutuações de demanda.

29 3/15/2017Prof Carlos Cyrne29 Comprar X Fabricar Horizontalização: Estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Vantagens: redução de custos;maior flexibilidade e eficiência; incorporação de novas tecnologias; foco no negócio principal. Desvantagens: Menor controle tecnológico Deixa de auferir o lucro do fornecedor; Maior exposição Comprar X Fabricar - CT = CF + CV*q

30 3/15/2017Prof Carlos Cyrne30 Locação ou Arrendamento Mercantil Interferência de uma empresa de leasing ligada a um banco. Vantagens: mais fácil fazer um leasing do que conseguir empréstimo; não exige grande desembolso inicial; e risco de obsolescência do arrendador Desvantagens o arrendatário não pode depreciar o bem; devolução do bem ao fim do arrendamento (se o contrato o exigir); e ter de obter aprovação do arrendatário para introduzir modificações no bem arrendado..

31 3/15/2017Prof Carlos Cyrne31 Qualificação de Compradores Comprador é diferente de colocador de pedidos Deve ser um elemento experiente Possuir conhecimento das características dos produtos, dos processos e das fases de fabricação Deve ser capaz de discutir em igualdade de condições com os fornecedores Deve saber ouvir atentamente os argumentos dos vendedores Estar identificado com os princípios éticos da empresa Não deve restringir a liberdade dos fornecedores Deve ter conhecimento interpessoal, conhecer seus fornecedores, suas características, estilos, forças e fraquezas, motivações

32 3/15/2017Prof Carlos Cyrne32 Ética em Compras Legal e moral Código de conduta Ética Legislação específica para o setor público Códigos de ética de compras, via internet. Os 12 padrões de práticas de compras da NAPM (National Association of Purchasing Management - Associação Nacional para o Gerenciamento de Compras)


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