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Letramento em EJA. Surgimento Surgimento No livro de Mary Kato: No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, de Vivemos séculos sem precisar.

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1 Letramento em EJA

2 Surgimento Surgimento No livro de Mary Kato: No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, de 1986. Vivemos séculos sem precisar da palavra letramento; a partir dos anos 80, começamos a precisar dessa palavra, inventamos essa palavra - por quê, para quê? Vivemos séculos sem precisar da palavra letramento; a partir dos anos 80, começamos a precisar dessa palavra, inventamos essa palavra - por quê, para quê?

3 Letramento em EJA Magda Soares Alfabetização: ação de alfabetizar Letramento – Ato ou efeito de letrar. Estado ou condição de indivíduo ou grupo capaz de utilizar- se da leitura e da escrita, ou de exercê-las, como instrumento de sua realização e de seu desenvolvimento social e cultural.

4 Alfabetizar significa apenas a aquisição da leitura e da escrita ´´ Letrar é mais do que alfabetizar, é ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.``

5 Alfabetizado x letrado alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever. Letrado: sabe ler e escrever e usa socialmente a leitura.

6 Condições para o letramento o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. escolarização real e efetiva da população disponibilidade de material de leitura.

7 Magda destaca a importância do aluno ser alfabetizado em um contexto onde leitura e escrita tenham sentido

8 Enfim, o que é letramento? É abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura, da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais.

9 A INTERAÇÃO E O LETRAMENTO - Roxane A escola é a principal agencia, de um tipo de letramento:o acadêmico. serve de cenário privilegiado para o exame dos aspectos ideológicos, socialmente determinados, do fenômeno, especialmente quando contrastamos aspectos de subculturas letradas fora da escola com aspectos da subcultura letrada em contexto escolar.

10 A INTERAÇÃO E A APRENDIZAGEM A responsabilidade pelo farcasso escolar está na comunicação divergentes entre professor e aluno. Erickson (1987),

11 EJA e MOVA(São Paulo) Reflexões que a equipe de DOT-P realizou com a assessoria da Educação de Jovens e Adultos. Não pretende ser um manual, mas um instrumento que contribua para o seu trabalho. Foi elaborado a partir de algumas preocupações: orientar o trabalho no Ciclo Ida EJA e o trabalho dos monitores/educadores do Mova, apoiar a formação continuada regional em 2008 e auxiliar no trabalho com alunos da EJA que encontram dificuldades na apropriação do sistema de escrita, bem como na apropriação das funções sociais que as práticas de leitura e escrita oferecem às pessoas.

12 -Ambiente alfabetizador ; - Escolha das seqüências didáticas; -Definição de alfabetização e letramento (Segundo Magda soares ); -Dificuldades em planejar o trabalho considerando a alfabetização e o letramento;

13 Zona de desenvolvimento real e proximal

14 EMILIA FERREIRO No livro A Psicogênese da Lingua Escrita de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky revolucionou o conhecimento sobre alfabetização. Segundo as autoras a aquisição das habilidades de ler e escrever depende basicamente da relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita.

15 A coexistência entre os dois termos (alfabetização e letramento) não seria possível já que “ o processo de alfabetização pode ser desencadeado com o acesso à cultura escrita. ” (2003, p.30).

16 “ O termo alfabetização por si só, já engloba um entendimento de domínio da escrita e leitura não sendo necessária a utilização do segundo termo, letramento, para designar a apropriação desses recursos na prática social e cultural. Em minha opinião não se deveria dissociar a alfabetização do letramento, pois a alfabetização de crianças deveria ser tão rica e estimulante que envolveria também o letramento desses indivíduos. “ (Emilia Ferreiro)

17 Projeto Maré Uma proposta metodologia de ensino da leitura e da escrita de jovens e adultos;

18 OBJETIVO É a proposta metodológica de ensino da leitura e da escrita para alunos que frequentam o Programa de Alfabetização desenvolvido em Maré por professores, estudantes e funcionários da (UFRJ).

19 PROPOSTA Alfabetizar e letrar jovens e adultos, ou seja, torná-los usuários da escrita e da leitura para fins profissionais e sociais. ALFABETIZADORES FALAM SOBRE A EXPERIÊNCIA

20 Letramento e alfabetização – Leda Verdiani Escrita A escrita não serve só para difundir idéias está associada, desde a sua origem, ao jogo de dominação/poder, participação/exclusão que caracteriza ideologicamente as relações sociais.

21 Alfabetização Uma como processo de aquisição individual de habilidades requeridas para a leitura e escrita, e as práticas da linguagem em geral por meio da escolarização outra como processo de representação de objetos diversos, de naturezas diferentes.

22 Letramento O letramento focaliza os aspectos sócio- históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade.

23 Revista Nova Escola AÇÕES QUE TRANSFORMAM A EJA Encontrar quem precisa ser alfabetizado – utilizar novos mecanismos que ajudem a captura de novos educandos Podem se usar fontes dos dados nacionais socioeconômicos.

24 Criar horários de aulas para atender todos os públicos – o publico da EJA é muito diverso, muitos são jovens que tem o dia livre, alguns são trabalhadores e só possuem livre o turno noturno, existem os moradores de rua que fazem bicos de guardadores de dia, aposentados, e assim continua. A escola deve flexibilizar o horário, para alcançar todos os públicos. Investir em formação inicial e continuada – as faculdades e universidades dão pouca atenção ao segmento da EJA, deixando em media 1,5% do currículo destinado a esse campo que cresce diariamente

25 Combater os altos índices de evasão na EJA – muitos alunos com o tempo e a falta de interesse acabam desistindo das aulas. Oferecer materiais didáticos específicos para a EJA – os livros didáticos dessa modalidade não podem ser os mesmos do ensino regular.

26 Aumentar os recursos para a EJA – o Governo Federal precisa priorizar o investimento na EJA, hoje é o segmento da educação que menos recebe verbas. Trabalhar a inclusão para jovens e adultos – no segmento da EJA também há alunos com necessidades especiais, e não há políticas voltadas para atender esses públicos devido a todos os fatores elencados anteriormente.

27 Intervenção

28 Referências Revista Nova Escola, set/2010; Revista Língua Portuguesa, nº 26; Letramento e alfabetização – Leda Verdiani Tfouni, ed. Cortez, 4ª edição; Teorias e práticas do letramento, Lia Scholze e Tânia Rosing, Inep, 2007; A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Vygotsky, ed. UFAL, 1999; Diário na escola Santo André: o que é letramento, Magda Soares, artigo, 2003; Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Magda Soares Artigos internet: www.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br.


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