A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS"— Transcrição da apresentação:

1 EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS
2017 SEMINÁRIO EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS 19.abr.2017 PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA CONSULTIVA

2 1. O SETOR DE ENGENHARIA CONSULTIVA
ATIVIDADES: Estudos, Projetos, Gerenciamento SETORES: Infraestrutura, Energia, Óleo e Gás, Edificações, Indústria, etc. DESTAQUES: Importância estratégica Alto valor agregado. NÚMEROS DO SETOR: empresas; profissionais; R$ 32bi faturamento. Fonte: SINAENCO 2015

3 2. A ABCE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSULTORES DE ENGENHARIA
Fundada em 1966 = 50 anos; 100 empresas; profissionais; R$ 7bi faturamento (22% do total); Associada à FIDIC – Fédération Internationale Des Ingénieurs-Conseils e FEPAC - Federação Panamericana de Consultores Fonte: ABCE 2015

4 3. BRASIL – MOMENTO ATUAL Investimentos em infraestrutura praticamente paralisados Demandas públicas estão represadas por questões de contingenciamento e questões operacionais; Demanda privada está tímida, com mercado aguardando definições políticas e regulatórias; Pipeline de projetos dentro das empresas de engenharia está se esgotando, com reflexo na atividade do setor e na desmobilização de mão de obra; Empresas enfrentando atraso em seus recebimentos públicos e privados; Sinalização pró-mercado do Governo e da intensificação de investimentos em infraestrutura é positiva, mas ainda não se refletiu em demanda concreta para o setor.

5 4. BRASIL – EXPECTATIVAS FUTURAS
DESAFIOS: 2017 com ligeira recuperação da economia; Incertezas políticas e no avanço da agenda econômica ainda presentes, afetando a expectativa e a velocidade da retomada; Investimento em infraestrutura no país ainda em baixa, refletindo-se em poucos projetos para o setor. OPORTUNIDADES: Oportunidade de ajustar o setor às melhores práticas mundiais (obrigatoriedade de projetos, gerenciamento, etc.) considerando a necessidade de aumentar a eficiência em projetos de infraestrutura; Oportunidades internacionais.

6 5. EXPORTAÇÕES DO SETOR Exportações representam menos de 10% do faturamento das empresas que exportam; Maiores exportadoras chegam a 50% do faturamento total; Em geral as exportações são de projetos através de empresas brasileiras (empreiteiras, Vale, etc.) Vendas diretas a governos e empresas locais representam menos de 10% do total exportado; As exportações ocorrem quase que exclusivamente para América Latina (40%) e África (60%), na média. Setores em destaque: Energia , Transportes e Irrigação. Fonte: ABCE Pesquisa Interna (últimos 5 anos)

7 5. EXPORTAÇÕES DO SETOR Fonte: ABCE Pesquisa Interna (média últimos 5 anos)

8 6. TENDÊNCIAS DA EXPORTAÇÃO NO MODELO ATUAL
FORTE QUEDA PRINCIPAIS CAUSAS Crise das atuais contratantes (empreiteiras) que estão abandonando projetos no exterior; Crise generalizada no Brasil, que afeta a capacidade financeira das empresas.

9 7. DESAFIO: BUSCAR CLIENTES DIRETAMENTE NO EXTERIOR
PRINCIPAIS DIFICULDADES Falta de experiência nos mercados externos (legislação, impostos, etc.); Excesso de burocracia e barreiras locais; Falta de recursos para prospectar e trabalhar. Falta de acordos locais; Ampla campanha negativa a empresas brasileiras.

10 8. AÇÕES EM CURSO Projeto APEX-ABCE;
Estudos de mercado pelas embaixadas – MRE; Recente acordo (Compras Públicas) com o Peru; Discussão com o BNDES e MDIC.

11 9. PROPOSTAS INICIAIS PARA DISCUSSÃO
Agilização de Acordos de Compras Públicas com os principais mercados da América Latina, a exemplo do que foi recentemente firmado com o Peru; Lançamento de campanha de marketing a favor da engenharia consultiva brasileira, que é reconhecida pela capacidade técnica em todo o mundo; Disponibilização de créditos especiais para exportação de serviços de engenharia consultiva; Criação de um fundo para fomentar o desenvolvimento de engenharia consultiva no exterior, lembrando que esse setor é o primeiro elo da cadeia da infraestrutura, seguido pelas empresas de máquinas, equipamentos e serviços de construção.

12 Obrigado! Ricardo Gomes
Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABCE


Carregar ppt "EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google