A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 1 A ideia de negócio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 1 A ideia de negócio."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 1 A ideia de negócio

2 Tópico 1 Introdução Encontrar uma ideia vencedora é a primeira dificuldade para o potencial empreendedor. A ideia de negócio permite-lhe, através da oferta de um produto ou serviço, atender a uma necessidade ou resolver um problema sentido por um grande número de pessoas. Não há assim uma receita para encontrar ideias de negócio. No entanto, para entrar no jogo, temos de observar e ouvir o ambiente em que vivemos. Durante o módulo, forneceremos algumas dicas e exercícios que permitirão identificar e definir o melhor da ideia de negócio. Na execução das propostas, dê espaço à criatividade, curiosidade e paixão e não subestime as ideias relacionadas com hobbies e interesses especiais.

3 Actividade 1. 1 (online) Ouvir as pessoas quando dizem "Se eu pudesse
Descrição: Tente se lembrar da última vez que ouviu alguém dizendo: "Se eu pudesse ...". Seria capaz de mostrar a essa pessoa uma maneira de conseguir os seus objetivos e desejos? Instruções para os alunos: Levar uma breve nota dos problemas e das soluções identificadas; vão usar isso mais tarde com o resto do grupo. A interação com a plataforma: os alunos são capazes de escrever a resposta online. A resposta é armazenado na pasta / conta pessoal do aluno e pode ser descarregada depois.

4 Tópico 2 O que é criatividade?
Esta competência que pode ser ensinada, a criatividade, tem sido definida de muitas maneiras. Tem sido chamada A "atividade mental realizada em situações em que não existe uma solução ou resposta anterior correta" (Enciclopédia da Criatividade, vol. 2, "Ensinar Criatividade") O "processo de desenvolvimento de ideias novas, incomuns ou únicas" A “criação de novas e úteis ideias" Nenhuma ideia de criatividade se encaixa todos os campos de atuação. Criatividade requer habilidades cognitivas e não-cognitivas, curiosidade, intuição e obstinação. Soluções criativas podem ser criadas ou descobertas num momento ou trabalhadas ao longo de décadas. Há algum tempo a criatividade era pensada como um produto de uma cultura de mudança, da autoria de um gênio como Thomas Edison, Marie Curie, ou Steve Jobs. Ao longo dos últimos anos, no entanto, a ênfase em tais fenômenos, às vezes chamado de criatividade "Big-C", deu lugar a um interesse no que é chamado de "little-c" ou criatividade todos os dias, um processo que muitos podem fazer e participar. A criatividade não surge no vácuo; requer um certo grau de conhecimento geral e técnico. Isto é claramente verdade, se pensarmos em criatividade como uma forma de inovação - não podemos saber o que é novo sem uma noção do que já é conhecido em qualquer área.

5 Recurso 2.1 Vídeos sobre Criatividade
Este vídeo serve como exemplo para todos os países. Vídeos em Português: ; ; ; ; .

6 Tópico 3 O que está à nossa volta?
Para conseguir identificar e desenvolver a ideia de negócio, é muito importante estar consciente da envolvente socioeconómica. Aqui encontram informação socioeconómica sobre a região ( rial&menuBOUI= &contexto=ut&selTab=tab3) para se prepararem para as reuniões com o presidente do Município e a secretária geral da Associação Empresarial, sobre o desenvolvimento económico do Concelho.

7 Atividade 3.1 (online) Estatísticas não são difíceis!
Descrição: Qual é a situação socio-económica do nosso país? Onde podemos obter informações sobre este tópico? Claro que a Internet é a fonte perfeita, mas deve ter-se cuidado se quiser encontrar dados e estatísticas oficiais. Instruções para os alunos: Pesquisem na web as três principais fontes de informações estatísticas do seu país e responda às seguintes perguntas: Cole aqui o link sobre as fontes da web que você identificou (três campos de texto) Qual é o principal setor económico de seu país? (um campo de texto) ... E da sua região? (um campo de texto) Qual é a taxa de emprego dos jovens (com menos de 30 anos de idade) no seu país? (um campo%) O seu país promove o empreendedorismo? Como? (campo um comentário) A interação com a plataforma: os alunos são capazes de escrever as respostas online. As respostas são armazenadas na pasta / conta pessoal do aluno e podem ser descarregadas mais tarde.

8 Tópico 4 Uma Estratégia Comum Europeia
Europa 2020 é a estratégia da União Europeia de emprego e crescimento a dez anos. Foi lançada em para criar as condições para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Cinco grandes objectivos foram acordados para a UE atingir até ao final de Abrangem: emprego; pesquisa e desenvolvimento; clima / energia; educação; inclusão social e redução da pobreza. A Europa identificou novos motores para impulsionar o crescimento e o emprego. Estas áreas são abordadas em 7 iniciativas emblemáticas. Dentro de cada iniciativa, a UE e as autoridades nacionais devem coordenar os seus esforços para que se reforçam mutuamente. Confira nos links abaixo e conheça as prioridades europeias em matéria de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Crescimento inteligente Agenda digital para a Europa União da Inovação Juventude em Movimento Crescimento sustentável Europa eficiente em termos de recursos Uma política industrial para o globalização era Crescimento inclusivo Agenda para novas qualificações e novos empregos Plataforma europeia contra a pobreza

9 Actividade 4.1 (online) Questionário sobre as políticas e iniciativas da UE (1)
1. O que é Europa 2020? Uma estratégia Europeia para o crescimento socioeconómico; Um evento Europeu que terá lugar no ano 2020; O título de um livro sobre a real situação da Europa. 2. Criar um mercado único digital é uma prioridade chave para… A agenda para as novas qualificações e empregos; A agenda digital para a Europa; O plano para a utilização eficiente dos Recursos Europeus. 3. O que significa «mobilidade» na Iniciativa «Juventude em movimento»? Política de Transportes; Princípio Físico; Experiências transnacionais. 4. Reduzir as emissões de CO2 é uma prioridade chave para… A plataforma Europeia contra a pobreza A União Europeia para a Inovação

10 Actividade 4.1 (online) Questionário sobre as políticas e iniciativas da UE (2)
5. Quais as iniciativas incluem ações específicas para pessoas com deficiência? (Há várias respostas possíveis) Agenda digital para a Europa. União Europeia para a Inovação. Juventude em Movimento. Plano para a utilização eficiente dos Recursos Europeus. Uma política industrial para a era da globalização. Agenda para novas qualificações e novos empregos. Plataforma Europeia contra a pobreza 6. Onde se pode encontrar informações sobre a parceria em matéria de envelhecimento activo e saudável? A União Europeia para a Inovação. Uma Agenda para novas qualificações e novos empregos. 7. O que significa CEDEFOP? Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional. Centro Europeu para o Desenvolvimento e Orientação de Pessoas. Centro Europeu para os Planos Operacionais Descentralizados. 8 Qual é a meta para a redução da taxa de abandono escolar até 2020? 25% 60% 10%

11 Actividade 4.2 (online) Como vê o mundo?
Descrição: Agora que observaram e analisaram a situação socioeconómica local e europeia, como a descreveriam? Instruções para os alunos: 1. Por favor, escreva três breves declarações que avaliem: A realidade local:(campo um comentário) O seu país:(campo um comentário) A situação europeia:(campo um comentário) 2. Quais são as recentes mudanças socioeconómicas, culturais e ambientais mais importantes para a sua vida pessoal e para a vida das pessoas da sua comunidade? Escreva um breve texto, incluindo também uma descrição por que essas mudanças são mais relevantes do que outras.(campo um comentário) A interação com a plataforma: os alunos são capazes de escrever as respostas online. As respostas são armazenadas na pasta / conta pessoal do aluno e podem ser descarregadas mais tarde.

12 Tópico 5 O que significa empresa?
Uma empresa é qualquer tipo de operação que envolve o fornecimento de bens ou serviços com o resultado previsto de ter lucro. A sua natureza ampla permite que o termo seja aplicado a qualquer tipo de organização que seja voltada para a criação de receitas com a venda de produtos de qualquer tipo. Os termos sociedade, companhia e empresa são muitas vezes utilizados de forma intercambiável. Enquanto alguns pensam uma empresa como sendo uma grande companhia ou conglomerado, qualquer tipo de operação com fins lucrativos que envolva vendas aos consumidores pode ser corretamente referida neste âmbito. Uma criança que se esforça na tarefa de montar uma venda de bolos, e tem o objetivo obter lucros a partir desse esforço, pode ser considerada como estar a operar uma empresa. Assim como também pode um indivíduo que abre uma pequena livraria com o intuito de vender livros para gerar lucro. Juntamente com a venda de bens, um negócio também pode ser envolvido na venda de vários tipos de serviços. Empresas que oferecem serviços de telecomunicações fazem parte desta categoria. As empresas locais que oferecem serviços de outsourcing, como contabilidade ou limpeza, também são considerados negócios ou empresas comerciais. Os serviços de correio também se qualificam como um empreendimento deste tipo. Na maioria dos casos, uma empresa deve ser licenciada para operar dentro da comunidade local. Isto inclui qualquer empresa comercial que estabelece um lugar de negócios onde os consumidores são livres de adquirir bens ou serviços, tais como uma loja comercial. A empresa deve também obter as licenças necessárias à operação. Porque os regulamentos relacionados com a operação de um negócio variam um pouco de uma jurisdição a outra, é muito importante entrar em contato com funcionários municipais e identificar quais os tipos de conformidade são necessários para operar a empresa.

13 Resource 5.1 Ideias reais de negócios
Links para vídeos «A scuola d'impresa" https: // https: // VÍDEOS do parceiro nacional.

14 Atividade 5.1 (online) Ser empreendedor (1)!
Descrição: Pense nos serviços / produtos que não existem e podem ser úteis. Conhece algum produto e / ou serviço que não esteja disponível no seu território? Tem alguma ideia inovadora para um produto e / ou serviço que ainda não existe? Instruções para os alunos: Seja criativo e responda as seguintes questões: Título do produto / serviço (um campo de texto) Principais características (campo um comentário) Por que é útil? (campo um comentário) A interação com a plataforma: os alunos são capazes de escrever as respostas online. As respostas são armazenadas na pasta / conta pessoal do aluno e podem ser descarregados depois.

15 Atividade 5.2 (online) Ser empreendedor (2)!
Descrição: Pense em como pode melhorar os produtos / serviços existentes. Gostaria de melhorar a qualidade de algum produto / serviço já existente? Como o modificaria e melhoraria? Instruções para os alunos: Seja criativo e responda as seguintes questões: Título do produto / serviço (um campo de texto) Por que é necessário melhorá-lo? (campo um comentário) Como você melhorá-lo? (campo um comentário) A interação com a plataforma: os alunos são capazes de escrever as respostas online. As respostas são armazenadas na pasta / conta pessoal do aluno e podem ser descarregadas depois.

16 Final atividade do módulo Oficina de grupo para ser feita na Escola
Orientação para os professores Antes de organizar a atividade final do Módulo 1, certifique-se que todos os alunos concluíram as atividades on-line e exercícios relacionados. Peça-lhes para fazer o download das respostas fornecidas durante o módulo online. Então, crie 5 grupos de 4 alunos e facilite a comparação entre os componentes do grupo. O objectivo final é que cada sub-grupo nacional identifique uma ideia de negócio a ser apresentada durante a reunião em outubro. A atividade deve ser organizada próxima da mobilidade transnacional mas com o tempo suficiente para identificar os alunos participantes.

17 Atividade Final do Módulo Etapas para a implementação do projeto (4 horas exigidas)
Após ter criado os subgrupos, pedir aos alunos para compararem os resultados dos exercícios realizados no módulo 1 (cada aluno apresenta os resultados ao resto do grupo) - 1 hora; O grupo cria um cartaz com as informações mais relevantes surgidas durante a atividade anterior, selecionando três ideias de negócio. - 1 hora; Cada grupo apresentará o cartaz e as ideias de negócio para os outros alunos, que são convidados a votar para a melhor ideia de negócio. - 1 hora;

18 Atividade Final do Módulo Etapas para a implementação do projeto (4 horas exigidas)
Com base na ideia de negócio selecionada os sub-grupos completam um módulo on-line que irá incluir as seguintes informações: Título da ideia Breve descrição (o que, como, porquê, para quem) A composição da equipa Líder da equipa: o estudante que participou na reunião em Itália (responsável pela coordenação da equipa nacional e da comunicação com os estudantes internacionais) Diretor de marketing (responsável pela pesquisa de mercado e análise - capaz de criar um questionário, analisar os resultados e criar um relatório com gráficos) Diretor de comunicação: (com habilidades gráficas e conhecimentos de redes sociais - Responsável pela elaboração das apresentações PPT) Gerente administrativo: (responsável pelos aspectos administrativos e financeiros, bem como a preparação final do plano de negócios) Gestor de produção / operação (responsável pela descrição detalhada do produto / serviço, incluindo a escolha do local, identificação dos recursos humanos necessários, etc ...)

19 Reunião em outubro de 2015 O principal objetivo da mobilidade transnacional será a composição dos grupos empresariais transnacionais e a identificação das ideias de negócio transnacionais. É aconselhável que a reunião seja participado pelos diretores de marketing de cada sub-grupos nacionais. Se uma escola quiser trazer estudantes adicionais, sugerimos que escolha o gestor de produção / operação. Uma descrição detalhada das atividades do workshop serão preparadas e distribuídas entre os parceiros, em agosto de 2015. Quando os alunos voltarem para a escola, uma atividade de grupo final deve ser organizada de forma a apresentar os resultados da mobilidade e as cinco ideias de negócios transnacionais selecionadas.

20 Comentários dos professores
Consideram que os conteúdos e atividades são adequadas? Adicionariam mais informações sobre atitudes, motivação e competências para o desenvolvimento de uma ideia empreendedora ? Lembrem-se de documentar o processo: fotos, breve relatório / artigo a ser carregado on-line no website / Facebook do projeto; Outros assuntos?

21 Próximos passos (até Outubro)
Professores Alunos Tradução dos módulos Organizar o evento onde os alunos que estiveram em Itália fazem o relatório sobre essa experiência; Cenário - para a primeira parte do curso Finalizar o grupo de alunos que participam no projeto; Organizar o encontro com o Presidente da Câmara e a Secretária Geral da Associação Empresarial; Acompanhar e apoiar a formação on-line das atividades do módulo 1 Conduzir o workshop final do módulo 1; Documentar todas as atividades com fotos e relatórios /artigos para o site do projeto e página da rede social Relatar a experiência em Itália com ênfase particular no projeto «A scuola d'impresa» e o workshop «Plano-B»; Completar o módulo 1 e todas as suas atividades; Participar na reunião em outubro (gestores de marketing de todos os sub-grupos nacionais).

22 Próximos passos (depois de outubro - 1)
Novembro e dezembro 2015 >> Atividades locais em cada país: Módulo 2 sobre como implementar uma pesquisa de mercado; Implementação da pesquisa de mercado e elaboração dos dados; Reuniões com empresas para verificar o potencial das ideias de negócio transnacionais. Janeiro 2016 >> 2ª Reunião escolar focada na administração de empresas Fevereiro 2016 >> Atividades locais em cada país: Módulo 3 sobre logotipo e estratégia de marketing; Reuniões com especialistas em comunicação e inovação social. Março 2016 >> Reunião na Holanda (orientada para os problemas), rede social, trabalho em equipa, etc ...

23 Próximos passos (depois de outubro - 2)
Abril 2016 >> Preparar a apresentação das ideias Preencher o modelo de cooperação com os membros internacionais dos grupos empresariais transnacionais Maio 2016 >> 3ª reunião escolar: apresentação e seleção das ideias Junho 2016 >> Atividades locais: apresentação da ideia vencedora a nível local e eventos de divulgação locais.


Carregar ppt "MÓDULO 1 A ideia de negócio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google