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Estrutura da apresentação

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Apresentação em tema: "Estrutura da apresentação"— Transcrição da apresentação:

0 Encontro Anual de Aprendizagem
PROJECTO OKHALIHANA Encontro Anual de Aprendizagem Maputo, 17 de Maio de 2017

1 Estrutura da apresentação
Historial da Watana; A Watana no inicio da implementação do CEP; A Watana no decurso da implementação do CEP; Aprendizagens e transformações através do CEP V. Relações com o governo local: colaboração vs. Responsabilização; VI. Experiências sobre a inclusão de grupos vulneráveis; VII. Resultados alcançados com o Progama CEP; VIII. Questões, contribuições e recomendações.

2 Historial da Watana A Watana é uma Associação local, criada 2002 no distrito de Monapo, Província de Nampula, onde tem a sua sede; Até ao momento é constituída por 37 membros; Desde a sua criação a Watana trabalhou com 4 parceiros nas diferentes áreas de actuação comunitária; Nos últimos 2 anos, a Watana é também parceira do Programa CEP, promovendo a participação das comunidades na monitoria e gestão dos serviços prestados nas áreas de educação e saúde, usando a metodologia do cartão de Pontuação Comunitária (CPC).

3 A Watana – no início da implementação do CEP
Antes do Programa CEP, a Watana implementava o programa de assistência e apadrinhamento das crianças órfãs e vulneráveis e o projecto do Fundo global, na área do HIV e TB; No inicio da implementação do CEP, foi um grande desafio pelo facto de não ter antes trabalhado na área de monitoria dos serviços públicos e principalmente no uso da metodologia do CPC; Se sentia ainda uma organização pequena para um programa como CEP e tinha o receio de não poder conseguir atingir os objectivos acordados e ao nível das unidades de serviço, a Watana era considerada como espião que procura as maldades dos provedores.

4 Watana – no decurso da implementação do CEP
A Watana é conhecida ao nivel do distrito como uma organização local, e isso ajudou à implementação do programa CEP; A intervenção na área de educação foi mais fácil dado que já existiam laços de parceria por causa do projecto de apadrinhamento das crianças orfas e vulneraveis; A metodologia do CPC tornou a Watana mais forte na comunicacão entre as comunidades e os provedores na busca de solução dos seus problemas.

5 Aprendizagens e transformações através do CEP
Existe um reconhecimento amplo por parte do governo local, que considera a Watana como facilitador do envolvimento e participação das comunidades locais nos processos de tomada de decisão sobre as preocupações já mais reveladas antes; A Watana sente-se transformada pelo CEP e carrega a responsabilidade de continuar a apoiar as comunidades no conhecimento e usufruto dos seus direitos.

6 Relações com o governo local - colaboração vs. responsabilização
No princípio foi dificil ter a completa colaboração com o governo local, porque ainda não percebiam o objectivo que do programa; Quando começaram a surgir alguns impactos da intervenção do Programa e foram sendo compartilhados com o governo, ai a colaboração intensificou-se; O envolvimento do pessoal do governo em algumas actividades (nos programas radiofónicos, nas capacitações dos mecanismos, nos engajamentos), contribuiu para melhoria da colaboração.

7 Relações com o Governo local - colaboração vs. responsabilização
Foi possível encontrar este equilíbrio, primeiro pelo sentimento de complementariedade que existe entre as partes; A percepção por parte do governo da relevância das acções que a Watana tem levado a cabo nas diferentes áreas de actuação e em diferentes projectos que a Watana implementa no distrito; A Watana é uma organização do âmbito distrital, isso transmite confiança e faz com que a colaboração e a prestação de contas entre as partes seja o princípio para que a luta seja conjunta.

8 Experiências de inclusão de grupos vulneráveis
No principio era difícil encontrar os grupos vulneráveis, mas a colaboração com ADEMO, tornou mais fácil; Através das escolas e unidades sanitárias e as lideranças locais, foi possivel identificar os grupos vulneráveis; Os grupos vulneráveis achavam que o programa iria trazer algum apoio/beneficio material ou financeiro; Existência de preocupações específicas que só são encontradas nos grupos vulneráveis. O trabalho feito de inclusão, fez com que ao nível das unidades sanitárias e escolas, se despertasse atenção especial a essas pessoas.

9 Experiências de inclusão de grupos vulneráveis – Cont.
Com a inclusão destes grupos, aumentou a auto-estima da própria organização (por exemplo a ADEMO), ao ponto de tornarem mais participativos em todos encontros que a Watana promove ao nível do distrito; Por estas experiências, existem pessoas com necessidades especiais que antes se sentiam excluídas, mas hoje pelo conhecimento dos seus direitos, conseguem reclamar e apresentar os seus pontos de vista sobre alguma situação, exigindo os seus direitos.

10 Realizações no âmbito da implementação do Programa CEP
Implementado o CPC em 13 unidades de serviço, Sensibilizados e consciencializados mais de cidadãos sendo 752 M e 971 H, resultando na constituição de 78 grupos focais ( 60 educação e 18 na saúde); Produzidos e divulgados 24 programas radiofónicos, (16 na educação e 8 na saúde); Apresentados 27 espetáculos teatrais ao nível das comunidades e unidades de serviço; Produzidas duas histórias de mudanças; Implementação de um plano de advocacia sobre assiduidade dos professores.

11 Mudanças conseguidas no âmbito do Programa CEP
Escolas Redução da desistência dos alunos; Diminuição de ausência dos professores nas salas de aulas; Maior envolvimento dos Conselhos de Escola nas actividades da escola; Reintrodução da 5ª classe na Escola Primária de Mutiapua; Atenção especial aos alunos órfãos e vulneráveis; Reabertura de campo de futebol nas escolas; Melhoria da colaboração entre comunidade/ escola; Pais encarregados de educação exigem das escolas maior qualidade de ensino.

12 Cont. Unidades sanitárias
Redução de casos de reclamações sobre a falta de medicamentos nas farmácias; Maior envolvimento dos CcGH na abertura dos kits de medicamentos; Melhoria no atendimento aos pacientes nos Centro de Saúde (disponibilidade da ambulância, cobranças nas maternidades, horário das consultas); Aumento de reclamações sobre a violação dos direitos.

13 Questões, contribuições e recomendações

14 Nóshukuro!


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