A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUIPES DIRETIVAS Março 2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUIPES DIRETIVAS Março 2017."— Transcrição da apresentação:

1 EQUIPES DIRETIVAS Março 2017

2 Consolidar-nos REDE de EDUCAÇÃO CRISTÃ reconhecida por sua EXCELÊNCIA
Formar cristã e integralmente... Ações educativas de EXCELÊNCIA

3

4 MATRIZ CURRICULAR PARA AS COMPETÊNCIAS

5 “A vida somente pode ser compreendida olhando para trás, mas precisa ser vivida olhando para frente”. Soren Kierkegaard

6 MCC Articulação do Esquema Validação Esquema MCC Oficialização da MCC
Instrumentos Envolvimento das CE. Estudo da BNCC Formação e Planejamento Aprovação CP Mapeamento Concepções Diagnóstico Estudo Estudo da Legislação Formação docente Validação Matriz - MEL Aprofundar Itinerários Impactos Tarefas Esquema de Planejamento docente Formação Abrangência processo Eq. Diretivas Adesão Formação Articulação: Avaliação Regimento Reunião Eq. Diretivas Grupo de Trabalho 2015 2016 2017 2018

7

8 TRÊS EIXOS: ORGANICIDADE SEQUENCIALIDADE ARTICULAÇÃO

9 NOSSO HORIZONTE? ESTÁ CLARO?

10 QUADRO DE DECISÕES Tópicos Diagnóstico Como Estamos Intenções
Tópicos Diagnóstico Como Estamos Intenções Como Queremos Indicadores de Sucesso Compreendendo a escola Comunidade onde está inserida Alunos Escola Compreendendo a prática Missão Perfil de aluno egresso Valores Competências Conteúdo Metodologia Atividades Aprendizagem Avaliação Recursos Organização Curricular Material Didático Compreendendo a organização e as formas de convivência Tempo Espaço Normas de Convivência

11 EDUCAÇÃO PRÉ-ADOLESCENTE CURRÍCULO APRENDIZAGEM
QUADRO DE CONCEPÇÕES SOBRE: EDUCAÇÃO PRÉ-ADOLESCENTE CURRÍCULO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM COMO O ESPAÇO DA SUA UNIDADE ESTÁ ORGANIZADO PARA ATENDER ESTAS CONCEPÇÕES?

12 ITINERÁRIO DE CONCEPÇÕES – 2015 PROPOSTA EDUCATIVA LASSALISTA
ITINERÁRIO DE CONCEPÇÕES – 2015 CONCEITO DE EDUCAÇÃO CONCEITO SÍNTESE DO GT PROPOSTA EDUCATIVA LASSALISTA LDB E DCNS . CONCEITO DA UNIDADE Aproximações Distanciamentos Ações Pedagógicas

13 Que escola temos? Que escola queremos?

14

15 O QUE É UMA MATRIZ CURRICULAR
PARA AS COMPETÊNCIAS?

16 MODELO CONTEÚDO MODELO COMPETÊNCIA
TRANSIÇÃO TRAVESSIA MODELO COMPETÊNCIA

17 POR QUE AS COMPETÊNCIAS NA ESCOLA?

18 ONDE IMPACTA O MODELO PARA AS COMPETÊNCIAS?

19 Organização Funcional
IMPACTA Estrutura Cognitiva Cultura da Escola Experiência prática Planejamento Organização Funcional No Calendário Na Formação Na Avaliação Nos Resultados Processos Internos

20 Nossa instituição funciona como funciona nossa forma
Uma mudança exige: Mudança de crenças, De olhar, E de práticas. Nossa instituição funciona como funciona nossa forma de pensar e de interagir.

21 Só mudando nossa forma de pensar é que podemos modificar as políticas e práticas profundamente enraizadas.

22 MEMÓRIA DO PERCURSO VIVIDO MATRIZ – ÁREAS DE CONHECIMENTOS
HORIZONTE - META FINAL MCC LINHA DE TEMPO MEMÓRIA DO PERCURSO VIVIDO DOCUMENTO NORTEADOR PLANEJAMENTO DA MATRIZ – ÁREAS DE CONHECIMENTOS 2017 – 2018 REDE LA SALLE Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar. Paulo Freire.

23 MATRIZ PARA AS COMPETÊNCIAS
EVENTOS/PASSOS DE 2015 NOV/DEZ PLANEJAMENTO 2016 DEZ/JAN ROTEIRO DE ESTUDOS - JORNADAS OUT / NOV - INSTRUMENT0 Itinerário de Concepções AGO/SET – REUNIÃO EQ. DIRETIVAS DOCUMENTO Conceitos Norteadores da MCC. MAI/JUN- QUADRO DE DECISÕES Curso formação Walter Maestro EPEL - JUL - MAPEAMENTO E DOCUMENTO PRELIMINAR - CONCEPÇÕES ABRIL - ROTINAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DOCUMENTOS LEGAIS – Proposta Educativa, LDB, Diretrizes, Marcos Internacionais... MAR - REUNIÃO EQUIPES DIRETIVAS JAN/FEV 2015 CONSTITUIÇÃO GT E CONSULTORIA

24 MATRIZ PARA AS COMPETÊNCIAS 2016
NOV/ GT – PLANEJAMENTO JORNADAS Dez/Jan Planejamento de 2017 AGO/OUT - Itinerários: Cuidar, brincar, alfabetização e letramento. OUT/ 4ª REUNIÃO EQUIPES DIRETIVAS JUL/AGO Itinerários: Infâncias e Juventudes, criança e adolescente, Tecnologia Educacional AGO / 3ª REUNIÃO EQUIPES DIRETIVAS ESTUDO BNCC ESQUEMA DE PLANEJAMENTO MAI/JUN - 2ª REUNIÃO EQUIPES DIRETIVAS - Legislação Educacional Portal FDT – Análise ENEM MAR/ ABRIL - Itinerários: Avaliação, Competência, Espaço Escolar Planejamento da MCC – até 2018 Articulação e oferta de CURSO – EAD Habilidades e Competências - POSITIVO GT - Leitura e análise dos Itinerários: Educação, Currículo e Aprendizagem MAR/ABRIL 1ª REUNIÃO DAS EQUIPES DIRETIVAS

25 2017 – 1º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR PARA AS COMPETÊNCIAS
JULHO – JORNADAS – REVISÃO PLANEJAMENTO MAIO – ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA OS ORIENTADORES EDUCACIONAIS MAR/ABR - ENCONTRO FORMAÇÃO SUPERVISORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS MAR/ REUNIÃO EQUIPES DIRETIVAS CURSO – COMPETÊNCIAS e HABILIDDES– EAD - POSITIVO DEZ/JAN – PLANEJAMENTO – ESQUEMA ÁREAS DE CONHECIMENTO – 1ª VERSÃO PROFESSORES FEV/MAR – ANÁLISE DO PLANEJADO - ASSESSORIA E CONSULTORES -PLANEJAMENTO – FORMAÇÃO DOS COORDENADORES E SUPERVISORES

26 MATRIZ CURRICULAR PARA AS COMPETÊNCIAS
2017 – 2º SEMESTRE – Atividades ainda a serem completadas junto com os Supervisores Educativos e Coordenadores Pedagógicos AGOSTO – 2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS SUPERVISORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS AGOSTO – 2º REUNIÃO DAS EQUIPES DIRETIVAS

27 ESQUEMA DE PLANEJAMENTO POR NÍVEIS

28 caracteriza-se por ser:
Matriz Curricular para as competências - caracteriza-se por ser: CRIATIVA (resposta a problemas) b) EFICAZ (dá sentido aos saberes e capacidades) c) INTEGRADORA (articula-se com os diversos componentes)

29

30 ORIENTAÇÕES PLANEJAMENTO
Quadro de responsabilidades 2. Memória do percurso 3. Vídeo explicativo 4. Roteiro – TUTORIAL explicativo – passo a passo. 5. Esquemas – níveis – áreas – CC 6. Materiais complementares 7. Duas tarefas – formulário e Drive

31 ESQUEMA DE PLANEJAMENTO
CONSTATAÇÕES: 1. Frágil apropriação-compreensão. 2. O planejamento segue a sequencia e lógica do livro didático ou apostila. 3. Sem articulação entre as áreas. 4. Confusão entre as Competências Macros e objetivos dos níveis. 5. Frágil articulação e encadeamentos entre os níveis.

32 ESQUEMA DE PLANEJAMENTO
6. No esquema apresentamos as Competências macros–saída /níveis 7. Os planejamentos e outros indicadores mostram que não temos uma proposta pedagógica nossa. 8. Somos tolerantes ou também não sabemos orientar, acompanhar e avaliar. 9.

33

34

35

36 novo modelo pedagógico, o das competências, na opinião destes autores (2004:18), permitiu um salto significativo no processo ensino-aprendizagem, porque mais do que permitir o saber dos factos e conceitos, permitiu o saber resolver problemas em contexto, 36 onde os alunos não se ficam pelo saber fazer ou por respostas estandardizadas, mas trabalham a informação, integram os saberes e negociam com o professor.

37 COMPETÊNCIA COMPREENSÃO EUROPEIA COMPORTAMENTO AMERICANA PROCEDIMENTOS
Entrada definidas Resultado Saída COMPETÊNCIA COMPREENSÃO EUROPEIA COMPORTAMENTO PROCEDIMENTOS ATITUDES AMERICANA CONHECIMENTOS FAZER


Carregar ppt "EQUIPES DIRETIVAS Março 2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google