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Aula 7 – RH e Profissional de TI Prof. Luís Fernando Garcia

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Apresentação em tema: "Aula 7 – RH e Profissional de TI Prof. Luís Fernando Garcia"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 7 – RH e Profissional de TI Prof. Luís Fernando Garcia
Gestão de TI Aula 7 – RH e Profissional de TI Prof. Luís Fernando Garcia Bom Tarde, Meu nome é Luis Fernando Garcia, Sou Mestrando do CPGCC, e orientando do Prof. José Valdeni de Lima. O objetivo desse defesa é a apresentação da dissertação de mestrado intutilada Consistência de Ligações no WWW.

2 Roteiro RH e Profissional de TI O profissional de TI Áreas
Questão para reflexão Certificações Salários Falando de RH ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

3 O profissional de TI

4 O profissional de TI

5 O profissional de TI Fatores que nos levam a escolher a TI como profissão: Está direta ou indiretamente ligada às outras profissões Mercado de Trabalho Favorável Maior especialização, maior remuneração

6 O profissional de TI A TI está presente no cotidiano das empresas e, consequentemente, no dia-a-dia dos cidadãos. É cada vez maior a nossa dependência dos sistemas de computadores e também dos profissionais que desenvolvem e dão manutenção a esses sistemas.

7 O profissional de TI - Áreas
Desenvolvimento Programação de Sistemas Lógica de Programação Linguagens de Programação Administração de Dados Princípios em tecnologia da computação

8 O profissional de TI - Áreas
Análise de Sistemas e Engenharia de Software Projeto e Modelagem de Sistemas Define as Tecnologias que serão usadas no projeto Define a Natureza e Modelagem de Dados Engenharia, Reengenharia e Engenharia Reversa de Sistemas Especialista de Processos de Desenvolvimento e Documentação Identifica e soluciona problemas em processos institucionais e comerciais nas empresas através de sistemas informatizados

9 O profissional de TI - Áreas
Hardware (projeto, manutenção e constante evolução) Banco de Dados Segurança (dados e redes) Redes Gerência de Projetos Sistemas para a Internet e-Negócios (e-business, e-commerce, e-learn, etc...) Webdesign

10 O profissional de TI Sem regulamentação, partimos para a CERTIFICAÇÃO
As empresas buscam profissionais certificados Profissionais que investem na certificação vêem suas carreiras sendo valorizadas pela demanda crescente por essa mão de obra especializada

11 Questões Para reflexão
Regulamentação da profissão de T.I. Como é possível o profissional de TI se manter atualizado? O profissional de TI é muito explorado pelo mercado de trabalho? O que o mercado espera de um profissional de TI? O que você gostaria que o sindicato fizesse em prol da categoria? Na sua opinião, quais os aspectos positivos e negativos da sua profissão? Qual a importância do sindicato? Qual a melhor área para o profissional de TI atuar? Qual o maior desafio enfrentado pelo profissional de TI? Mercado de TI demanda mais profissionais com visão de negócios

12 O profissional de TI Algumas certificações Cisco Microsoft Linux Sun
Oracle IBM

13 O profissional de TI Vantagens da certificação
Forma prática do profissional avaliar suas habilidades e experiência Auxilia no avanço da carreira, possibilitando mais chances em processos seletivos Ser certificado é ser membro de um distinto grupo de profissionais O profissional certificado resolve rapidamente os problemas do gestor de TI O profissional certificado se sente mais confiante na execução das atividades

14 O profissional de TI Vantagens da certificação
A certificação é uma garantia de qualidade dos serviços prestados pelo profissional certificado O fabricante do software, bem como as empresas que utilizam este software, reconhecem o conhecimento do profissional através da sua certificação A certificação também provê ao profissional certificado um suporte e assistência da instituição que o certificou O profissional certificado pode obter melhores salários e benefícios O profissional pode utilizar logotipia do fabricante, o que confere credibilidade

15 O profissional de TI Cargos e salários em TI
Robert Half Salary Guide

16 O profissional de TI Cargos e salários em TI CEVIU
APINFO

17 Gestão de RH

18 Técnicas de Negociação e Gestão de RH
É toda a relação entre pessoas visando a um objetivo comum. É importante conhecer o objeto em negociação para explorar suas particularidades e características

19 Técnicas de Negociação e Gestão de RH
Postura do executivo de TI Coordenação de equipes Recrutamento, seleção e demissão de profissionais Técnicas de reuniões Apresentações Negociação mercantil (compra e venda)

20 Postura do Executivo de TI
Manter sempre seus superiores informados do que está acontecendo Superiores odeiam receber notícias ruins pela pessoa errada Seja claro e humilde Evitar termos técnicos Trate seus subordinados com inteligência Ofereça desafios e oportunidades de crescimento profissional Trate os fornecedores com respeito Você é o cliente, mas eles estão trabalhando tanto quanto você Alinhe a TI com o negócio Demonstre a relação entre os seus custos de TI e os resultados esperados no desempenho da empresa Mantenha sua equipe enxuta Contrate somente pessoas para tarefas que realmente contribuam para aumentar o valor agregado do produto ou serviço produzido pela empresa Deixe tarefas rotineiras para empresas especializadas

21 Coordenação de Equipes
Técnica APO – Administração Por Objetivo Atribuição de metas e objetivos a serem alcançados em um determinado período Avaliação de desempenho dos funcionários Metas devem ser claras e mensuráveis Cuidado com premiações

22 Recrutamento, Seleção e Demissão de Profissionais
Perfil do profissional Em caso de crise na empresa, demitiríamos este profissional? É importante descrever as tarefas de maneira clara Coordenar a equipe de desenvolvimento (ERRADO) Planejar e programar as etapas de desenvolvimento de sistemas, garantindo o cumprimento dos prazos negociados e o padrão de qualidade estabelecido pela empresa (CERTO)

23 Recrutamento, Seleção e Demissão de Profissionais
Busca do profissional no mercado Publicação de editais e convites Indicada para busca de profissionais especializados cujos projetos anteriores permitem uma avaliação eficaz de sua competência Indicação de pessoas conhecidas Indicado no recrutamento de executivos, cujos perfis psicológicos e facilidade no relacionamento interpessoal são facetas mais importantes que o conhecimento técnico atualizado Pesquisa junto às outras empresas De posse do currículo, avaliar o desempenho do profissional nas empresas onde ele trabalhou

24 Recrutamento, Seleção e Demissão de Profissionais
Algumas providências prévias: Estabelecer um conjunto de características desejáveis para o profissional ideal e colocar um peso para cada uma Pré-classificar sumariamente os currículos entre os que atendem ao especificado no edital e os que não atendem Analisar os currículos pré-selecionados Separe os 5 melhores currículos e convide os profissionais para uma entrevista

25 Recrutamento, Seleção e Demissão de Profissionais
Entrevista Atente para os seguintes quesitos: Postura, aparência e vestimenta Segurança nas informações prestadas Linguagem e vocabulário Oportunidades (vagas futuras)

26 Recrutamento, Seleção e Demissão de Profissionais
Negociação salarial Desregulamentação da profissão (SINDPPD – Não existe conselho) Profissionais de TI devem ser remunerados de acordo com o valor que eles agregam à empresa

27 Recrutamento, Seleção e Demissão de Profissionais
Negociação Salarial Fatores motivacionais: Trabalhar em uma empresa de informática Desenvolvimento profissional Utilizar ferramenta e ambiente modernos Participar de projetos complexos Fatores desmotivacionais: Falta de perspectivas de crescimento Falta de trabalho Falta de reconhecimento

28 Recrutamento, Seleção e Demissão de Profissionais
Demissão de pessoal Comunique a demissão ao funcionário no início da tarde e à empresa imediatamente após Seja honesto com o profissional demitido, explicando-lhe os motivos de sua demissão Caso a demissão tenha sido determinada por má conduta, deixe isso claro para toda a empresa Comunique aos demais funcionários as razões da demissão ocorrida para tranqüilizá-los quanto ao futuro na empresa Suspenda o acesso aos sistemas e troque as senhas do funcionário demitido

29 Técnicas para Reuniões
Somente faça reunião se realmente houver algo a ser discutido Convoque apenas as pessoas que possam efetivamente contribuir para o assunto Faça uma pauta prévia e divulgue-a com antecedência Agende a reunião com horário de início e término pré-definidos Não permita atrasos Permita que todos exponham suas opiniões e propostas sem censuras ou análise precipitadas Garanta finalização aos assuntos agendados Faça uma pequena ata e divulgue-a aos participantes, imediatamente após a reunião Permita assunto não presentes na pauta somente se participantes tiverem autoridade e autonomia sobre o assunto

30 Apresentações Verifique se o cliente potencial irá ter benefícios ponderáveis e tangíveis com a implementação de sua proposta Reserve um tempo na agenda dos participantes de maneira que a apresentação não sofra interrupções Use preferencialmente uma linguagem não técnica Explicite as vantagens de sua proposta frente às demais concorrentes Impressione pela organização da apresentação e qualidade do material impresso Seja flexível para adequar sua proposta aos problemas que serão levantados durante e depois da apresentação Não detalhe excessivamente a apresentação Garanta que todos os envolvidos e afetados com sua proposta concordem com ela

31 Apresentações Palestras de 30 minutos devem ter em média 10 slides
Slides devem servir de referência para você Procure não mostrar todos os tópicos do slide de uma só vez Use imagens, animações, desenhos e filmes Não sobrecarrege a apresentação com tipos diferentes de letras, tamanhos diversos e cores Fale sempre de frente para os presentes e olhando diretamente para eles Cuidado com vícios de postura

32 Negociação Mercantil Buscar vantagens e desvantagens do produto
Concorrentes Preços históricos Impacto ou importância para o comprador Importância comercial do produto para o fornecedor

33 Técnicas para Administração de Conflitos
Resolução do problema ou confrontação Compromisso ou negociação Retirada ou adiamento Panos quentes Força

34 Resolução do problema ou confrontação
Trata conflito como problema Problema é definido Informações são coletadas Alternativas são identificadas e analisadas Melhor alternativa é escolhida Ambas as partes devem querer resolver os problemas Método “ganha-ganha”

35 Compromisso ou Negociação
Considera vários problemas e busca solução que dê algum grau de satisfação às partes Método “ganha algo/perde algo”

36 Retirada ou Adiamento Retirar-se de discordâncias e conflitos potenciais ou reais Não resolve o problema, só adia Preserva a neutralidade temporariamente

37 “Panos Quentes” Tira foco das diferenças e mantém a similaridade
Mantém um clima amigável Não resolve o problema, só adia

38 Força Preocupa-se com objetivos pessoais e não com relacionamento
É útil para decisões impopulares, mas necessárias Resolve o problema Método “ganha-perde”

39 Gestão de Custos Próxima Aula Apresentando o roteiro da apresentação:
Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

40 Referências Material do Prof. Filipo Mor e
Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.


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