A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

28 Lev Semenovich Vygotsky
Nascimento: 17 de nov. de 1896 em Orsha – Bielo-Rússia - + 11 de junho de 1934 – Moscou.

29 Seus trabalhos pertencem ao campo da psicologia genética – estudo da gênese, formação e evolução dos processos psíquicos superiores do ser humano. A psicologia genética estuda a infância para tentar compreender a formação dos processos psíquicos complexos. Diferente dos processos psicológicos elementares que são reações automáticas, reflexas e possuem associações simples de origem biológica.

30 Concepções do desenvolvimento:
Genética – procura compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Filogênese – desenvolvimento da espécie humana ex: coisas que somos capazes de fazer. Pegar em pinça, andamos, mas não voamos. Ontogênese - O sujeito nasce, cresce, reproduz, morre (história do ser). O plano ontogenético do ser: a criança quando pequena fica deitada, depois sentada, depois em pé... a seqüência de seu desenvolvimento. Sociogênese – história dos grupos sociais, história da cultura, onde o sujeito está inserido.Ex: Puberdade – há mudanças biológicas, que são compreendidas de forma diferente em cada cultura. 3ª idade – categoria criada nos últimos tempos, claramente social. Microgênese – desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológico; cada fenômeno psicológico tem uma história.Ex: saber algo e não saber algo como amarrar o sapato, antes o sujeito não sabia como fazê-lo, depois ele aprende (algo aconteceu). A história de como aprendeu a amarrar o sapato é a microgênese.

31 VYGOTSKY Vygotsky se dedicou aos estudos: Funções psicológicas superiores – funcionamento psicológico tipicamente humano – capacidade de planejamento, memória voluntária, imaginação... Mecanismos intencionais que se referem as ações conscientemente controladas, aos processos voluntários que dão ao indivíduo a possibilidade de independência em relação às características do momento e espaço presente. Originam-se nas relações entre indivíduos humanos e se desenvolvem ao longo do processo de internalização de formas culturais de comportamento.

32 VYGOTSKY Se fundamentou nos princípios do materialismo histórico dialético - Marx. É através do trabalho que o homem, ao mesmo tempo que transforma a natureza (com o objetivo de satisfazer suas necessidades) se transforma. Isto quer dizer que as relações dos homens entre si são mediadas pelo trabalho.

33 MEDIAÇÃO SIMBÓLICA Mediação caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens. Dois elementos básicos responsáveis pela mediação: Instrumento - que tem a função de regular as ações sobre os objetos Signo – que revela as ações sobre o psiquismo das pessoas (objeto, figura, forma, fenômeno, gesto ou som – representa algo diferente de si mesmo) Ex: no código de trânsito a cor vermelha significa parar... Vygotsky afirma que a origem das atividades psicológicas devem ser procuradas nas relações sociais do indivíduo com o meio externo.

34 LINGUAGEM A linguagem é o sistema simbólico dos grupos humanos, fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas, portanto, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas.

35 Mediação Entende que o ser humano não é um produto de seu contexto social, mas também um agente ativo da criação desse contexto. Os instrumentos (mediadores) são elaborados para a realização da atividade humana. O homem produz seus instrumentos para realização de tarefas específicas, são capazes de conservá-los para uso posterior, de preservar e transmitir sua função aos membros de seu grupo, de aperfeiçoar antigos instrumentos e de criar novos. Signos – Instrumentos psicológicos – têm a função de auxiliar o homem nas suas atividades psíquicas. Com o auxílio dos signos, o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória, como exemplo, pode anotar uma entrevista na agenda para não esquecer.

36 A questão da linguagem –
A linguagem é entendida como um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos, elaborado no curso da história social, que organiza os signos em estruturas complexas e desempenha um papel imprescindível na formação das características psicológicas humanas. Linguagem – designa os objetos do mundo externo ( Ex.faca designa um utensílio usado na alimentação...), ações (como cortar, ferver, andar), qualidades do objeto (afiado, áspero) e as se referem às relações entre objetos ( tais como abaixo, acima, próximo).

37 O surgimento da linguagem imprime três mudanças essenciais:
1ª A linguagem permite lidar com os objetos do mundo exterior mesmo quando eles estão ausentes. 2ª Processo de abstração e generalização – é possível analisar, abstrair e generalizar as características dos objetos, eventos e situações presentes na realidade. 3ª Função de comunicação entre os homens - garante como conseqüência, a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história. A linguagem é um sistema de signos que possibilita o intercâmbio social entre indivíduos que compartilhem desse sistema de representação da realidade.

38 Os sistemas simbólicos
Os sistemas simbólicos (sistemas de representação da realidade), especialmente a linguagem, funcionam como elementos mediadores que permitem a comunicação entre indivíduos, estabelecendo os significados determinados pelos grupos culturais e situações do mundo circundante. Os processos de funcionamento mental do homem são fornecidos pela cultura, através da mediação simbólica.

39 Criança A criança incorpora ativamente as formas de comportamento já consolidadas na experiência humana, à partir de sua inserção num dado contexto cultural, sua interação com membros de seu grupo e sua participação em práticas historicamente construídas. Os membros da sociedade estão num constante movimento de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados.

40 Desenvolvimento infantil
Vygotsky atribui enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. O indivíduo para se humanizar precisa crescer num ambiente social e interagir com outras pessoas.Quando isolado, privado do contato com outros seres, entregue apenas a suas próprias condições e a favor dos recursos da natureza, o homem é indefeso e despreparado para lidar com os desafios de seu meio.

41 O processo ensino - aprendizagem
Para Vygotsky, as potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem. A partir do contato com uma pessoa mais experiente juntamente com os aspectos histórico-culturais, as potencialidades do aprendiz são transformadas em situações que ativam esquemas processuais cognitivos ou comportamentais, e este convívio produz no indivíduo novas potencialidades, num processo dialético contínuo. A escola tem um papel essencial na construção desse ser; ela deve dirigir o ensino para etapas ainda não alcançadas pelos alunos, funcionando como incentivadora de novas conquistas, do desenvolvimento potencial do aluno.

42 Zona de desenvolvimento próximo (ZDP): conceito
É a diferença entre o nível de desenvolvimento real atual (ZDR) e o nível de desenvolvimento potencial, determinado mediante a resolução de problemas com o guia ou a colaboração de adultos ou companheiros mais capazes O termo “potencial” empregado na definição, tem conotação de caráter individual e interno e parece evitar uma ótica centrada no sujeito psicológico e nos processos mentais O termo “próximo” utilizado tem conotações de caráter social e externo e convida para uma interpretação centrada na atividade social e nos processos de instrução

43

44 Bibliografia: REGO, Teresa C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.Petrópolis, RJ: Vozes,1995. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.


Carregar ppt ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google