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PublicouIasmin Neiva Palmeira Alterado mais de 6 anos atrás
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A formação do musicoterapeuta para o atendimento de pessoas com TEA
Dr. Gustavo Schulz Gattino II Fórum Brasileiro de Musicoterapia e Autismo Itajaí, 19 de Julho de 2017
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Aquecimento A gå a tur ve a hav det gør a næsten hver daw
å samler rav åh a vester hav
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Por que é importante refletir sobre a formação do musicoterapeuta no que se refere aos transtornos do espectro do autismo?
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Justificativas Poucas publicações sobre o tema.
Necessidade de trazer uma ideia clara para os profissionais de outras áreas e para os familiares. Discutir sobre o tema com musicoterapeutas em formação.
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Motivações pessoais Musicoterapeuta atuante nesta área há mais de dez anos. Pesquisador no campo da musicoterapia e autismo. Professor nos cursos de musicoterapia da Universidade de Aalborg (professor assistente, Dinamarca), Universidade Católica de Valência (professor externo, Espanha) e Faculdade de Candeias (professor convidado, Brasil). Supervisor em musicoterapia.
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Musicoterapia - definição
Musicoterapia é o uso clínico e baseado em evidências de intervenções musicais para atingir objetivos individualizados dentro de uma relação terapêutica por um profissional credenciado que tenha finalizado uma formação de musicoterapia (AMTA, 2017).
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Artes em musicoterapia (Bruscia, 2014)
Composição Improvisação Performance Escuta Musical
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Musicoterapia e autismo – a formação do musicoterapeuta
Conhecimento específico sobre autismo – definição, características principais, etiologia, funcionamento neurológico, entendimento do autismo na sociedade e principais intervenções terapêuticas (inclusive medicamentosas). Conhecimento sobre práticas e políticas de educação inclusiva – políticas públicas, concepções de inclusão para pessoas com autismo, métodos (DIRFloortime, Son Rise, etc.), recursos e adaptações.
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Musicoterapia e autismo – a formação do musicoterapeuta
Conhecimento sobre música – teoria musica; entendimento sobre ritmo, melodia, harmonia, timbre, fraseado e dinâmica. Conhecimento sobre a cognição musical relacionada ao autismo – como funciona o cérebro de uma pessoa com autismo no que se refere ao funcionamento musical, desenvolvimento musical e as principais teorias psicológicas que fundamentam o uso da música para pessoas com autismo
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Conhecimentos em musicoterapia
teorias e terminologias da musicoterapia. diferentes modelos em musicoterapia. tocar um instrumento harmônico. Cantar afinado. Ter capacidade de acompanhar e liderar uma interação musical. Dominar técnicas de improvisação (musicais e clínicas) e de uso de canções (nível básico). Dominar o uso do corpo (nível básico). Utilizar procedimentos de avaliação em musicoterapia (entrevista, observação, escalas e atividades musicais avaliativas).
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Outros conhecimentos importantes
Realizar terapia pessoal. Ter prática de supervisão em musicoterapia. Conhecer familiares e pessoas com autismo. Conviver com o desenvolvimento típico.
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MUITO OBRIGADO!
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