A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação do musicoterapeuta para o atendimento de pessoas com TEA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação do musicoterapeuta para o atendimento de pessoas com TEA"— Transcrição da apresentação:

1 A formação do musicoterapeuta para o atendimento de pessoas com TEA
Dr. Gustavo Schulz Gattino II Fórum Brasileiro de Musicoterapia e Autismo Itajaí, 19 de Julho de 2017

2 Aquecimento A gå a tur ve a hav det gør a næsten hver daw
å samler rav åh a vester hav

3 Por que é importante refletir sobre a formação do musicoterapeuta no que se refere aos transtornos do espectro do autismo?

4 Justificativas Poucas publicações sobre o tema.
Necessidade de trazer uma ideia clara para os profissionais de outras áreas e para os familiares. Discutir sobre o tema com musicoterapeutas em formação.

5 Motivações pessoais Musicoterapeuta atuante nesta área há mais de dez anos. Pesquisador no campo da musicoterapia e autismo. Professor nos cursos de musicoterapia da Universidade de Aalborg (professor assistente, Dinamarca), Universidade Católica de Valência (professor externo, Espanha) e Faculdade de Candeias (professor convidado, Brasil). Supervisor em musicoterapia.

6 Musicoterapia - definição
Musicoterapia é o uso clínico e baseado em evidências de intervenções musicais para atingir objetivos individualizados dentro de uma relação terapêutica por um profissional credenciado que tenha finalizado uma formação de musicoterapia (AMTA, 2017).

7 Artes em musicoterapia (Bruscia, 2014)
Composição Improvisação Performance Escuta Musical

8 Musicoterapia e autismo – a formação do musicoterapeuta
Conhecimento específico sobre autismo – definição, características principais, etiologia, funcionamento neurológico, entendimento do autismo na sociedade e principais intervenções terapêuticas (inclusive medicamentosas). Conhecimento sobre práticas e políticas de educação inclusiva – políticas públicas, concepções de inclusão para pessoas com autismo, métodos (DIRFloortime, Son Rise, etc.), recursos e adaptações.

9 Sugestões de leitura

10 Musicoterapia e autismo – a formação do musicoterapeuta
Conhecimento sobre música – teoria musica; entendimento sobre ritmo, melodia, harmonia, timbre, fraseado e dinâmica. Conhecimento sobre a cognição musical relacionada ao autismo – como funciona o cérebro de uma pessoa com autismo no que se refere ao funcionamento musical, desenvolvimento musical e as principais teorias psicológicas que fundamentam o uso da música para pessoas com autismo

11 Sugestões de leitura

12

13

14 Conhecimentos em musicoterapia
teorias e terminologias da musicoterapia. diferentes modelos em musicoterapia. tocar um instrumento harmônico. Cantar afinado. Ter capacidade de acompanhar e liderar uma interação musical. Dominar técnicas de improvisação (musicais e clínicas) e de uso de canções (nível básico). Dominar o uso do corpo (nível básico). Utilizar procedimentos de avaliação em musicoterapia (entrevista, observação, escalas e atividades musicais avaliativas).

15 Sugestões de leitura

16 Sugestões de leitura

17 Sugestões de leitura

18 Sugestões de leitura

19 Sugestões de leitura

20 Sugestões de leitura

21 Sugestões de leitura

22 Sugestões de leitura

23 Outros conhecimentos importantes
Realizar terapia pessoal. Ter prática de supervisão em musicoterapia. Conhecer familiares e pessoas com autismo. Conviver com o desenvolvimento típico.

24 Página oficial

25 Página no Facebook

26 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "A formação do musicoterapeuta para o atendimento de pessoas com TEA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google