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SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR

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Apresentação em tema: "SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR
2 – POLÍTICA DE COMEX 2017-2

2 2 - POLÍTICA DE COMEX 2.1 Órgãos intervenientes no comércio exterior: 2.2 Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior - MDIC 2.3 Câmara de Comércio Exterior - CAMEX 2.4 Secretaria de Comércio Exterior - SECEX 2.5 Ministério da Fazenda - MF 2.6 Banco Central do Brasil - BC 2.7 Ministério da Relações Exteriores – MRE 2.8 Órgãos Anuentes

3 2.1 – ÓRGÃOS INTERVENIENTES
O comércio exterior brasileiro é descentralizado, não possui um órgão específico para a atividade. A gestão por áreas de competências: Política de Comércio Exterior Política Fiscal Política Financeira Política Cambial

4 ORGANOGRAMA DO COMEX

5 2.2 - MDIC Criado em 1999 e tem como área de competência:
Política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços; Políticas de comércio exterior; Regulamentação e execução dos programas e atividades relativas ao comércio exterior; Aplicação dos mecanismos de defesa comercial participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior; Ministro Marcos Rodrigues MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

6 2.2 - MDIC Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES - financiamentos à exportação e FINAME Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO - reconhecimento internacional do Sistema Nacional de Metrologia e do sistema brasileiro de certificação Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI - registros de marcas e concessões de patentes de invenção, transferência de tecnologia Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA - desenvolvimento regional 

7 Atividades relacionadas ao comércio exterior:
2.2 - MDIC Atividades relacionadas ao comércio exterior: Elaboração de normas de comercialização para exportações e importações brasileiras Operações Desenvolvimento Aperfeiçoamento da legislação DEPARTAMENTO DE COMÉRCIO EXTERIOR – DECEX

8 2.2 - MDIC Promove estudos e iniciativas internas brasileiras nas negociações de acordos internacionais. O DEINT participa em negociações com: OMC Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD ALADI MERCOSUL União Europeia - UE DEPARTAMENTO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS – DEINT DEINT

9 Investigações de dumping e subsídios nas importações
2.2 - MDIC Investigações de dumping e subsídios nas importações Avaliação de petições de salvaguarda comercial Defesa comercial abertas por terceiros países contra exportações brasileiras Defesa em processos externos de medidas compensatórias contra exportações brasileiras Defesa ao exportador em investigações antidumping DEPARTAMENTO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS – DECOM

10 Políticas públicas para desenvolvimento da competitividade no COMEX
2.2 - MDIC Políticas públicas para desenvolvimento da competitividade no COMEX Consolidação das normas emanadas pela SECEX Financiamento à exportação Melhoria da logística para o COMEX DEPARTAMENTO DE NORMAS E COMPETITIVIDADE – DENOC

11 OGANOGRAM DO MDIC

12 2.3 CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR - CAMEX
É o órgão mais importante, e atuante, no comércio exterior é ligado diretamente a Presidência da República. Formulação, adoção, implementação e coordenação de políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo. Criada em 1995, participam da CAMEX os Ministérios: MDIC, Casa Civil, Relações Exteriores, Fazenda, Agricultura, Planejamento e Desenvolvimento Agrário.

13 2.3 CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR - CAMEX
Formula diretrizes básicas da política tarifária na importação e exportação; Fixa as alíquotas do imposto de importação e de exportação Fixa direitos antidumping e compensatórios, salvaguardas. Altera atos decisórios do MERCOSUL e da NCM Participa das negociações em acordos ou convênios internacionais

14 2.4 SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR - SECEX
Formula propostas de políticas e programas de comércio exterior e as normas necessárias à sua implementação Propõe medidas para políticas fiscal e cambial, de financiamento, de recuperação de créditos à exportação, de seguro, de transportes, fretes e de PROMOÇÃO COMERCIAL Propõe alíquotas para o imposto de importação Coordenação da aplicação de defesa contra práticas desleais de comércio e de medidas de salvaguardas comerciais 2.4 SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR - SECEX

15 2.5 MINISTÉRIO DA FAZENDA - MF
Responsável pela política monetária e fiscal, fiscalização e controle de entrada e saída de mercadoria do comércio exterior. Subordinados ao MF: RECEITA FEDERAL DO BRASIL – RFB BANCO CENTRAL DO BRASIL – BACEN Ministro da Fazenda: Henrique Meirelles

16 2.6 BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN
Autarquia federal É a autoridade monetária e o principal executor das políticas formuladas pelo Conselho Monetário Nacional. Autoriza o comércio de moedas estrangeiras no Brasil firmada através de um contrato de câmbio. Presidente: Ilan Goldfajn

17 2.6 RECEITA FEDERAL DO BRASIL - BFB
É responsável pela administração dos tributos de competência da União, os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o Comércio Exterior Gestão e controle da arrecadação Gestão e execução dos serviços de administração, fiscalização e controle aduaneiro; Repressão ao contrabando (mercadoria proibida) e descaminho, (mercadoria com fraude no pagamento de impostos)  Secretário: Jorge Rachid

18 2.7 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - MRE
Atua no marketing externo, fazendo a promoção e divulgação de oportunidades comerciais internacionais, em duas frentes de trabalho: A promoção comercial das exportações brasileiras e as Negociações internacionais, sempre buscando o interesse da política externa brasileira. O MRE também é chamado de “Itamaraty” Ministro Aloysio Nunes Ferreira

19 2.7 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - MRE
SETOR DE PROMOÇÃO COMERCIAL - SECOM Atua como "antena“ em postos estratégicos onde se localizam Embaixadas e Consulados brasileiros. Fornece apoio às exportações, pela coleta e divulgação de informações sobre importação de produtos e oportunidades de negócio, Participação de empresários em feiras, missões e eventos no exterior.

20 2.8 ÓRGÃOS ANUENTES ANCINE - Agência Nacional do Cinema
ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica ANP - Agência Nacional de Petróleo ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear COMEXE - Comando do Exército DECEX - Departamento de Operações de Comércio Exterior DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral DPF - Departamento de Polícia Federal ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus

21 FONTES DE CONSULTA www.mdic.gov www.bndes.gov.br www.bb.com.br

22 BIBLIOGRAFIA LOPEZ, José Manoel Cortinas e Marilza Gama. Comércio Exterior Competitivo. 2ªEdição. Edições Aduaneiras VASQUEZ, José Lopes. Comércio Exterior Brasileiro. 9ª Edição. Editora Atlas.


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