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20º Seminário Estadual de Apicultura em Santiago – RS

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Apresentação em tema: "20º Seminário Estadual de Apicultura em Santiago – RS"— Transcrição da apresentação:

1 20º Seminário Estadual de Apicultura em Santiago – RS
22/06/2016

2 Roteiro da apresentação
Pesquisa GEM 2015 Desafios para Apicultura Gaúcha Empreededorismo na atividade apícola

3 GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR
Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) Fevereiro/2016

4 A Pesquisa em 2015 Objetivo: A pesquisa no Brasil
Estudo da atividade empreendedora no âmbito mundial 60 países em 2015 (83% do PIB mundial) No ano anterior participaram 70 países Criação de negócios → crescimento/desenvolvimento Comparações internacionais A pesquisa no Brasil Pesquisa realizada nos meses SET/OUT/NOV de 2015 2.000 entrevistas com a população de 18 a 64 anos (BRASIL). 74 entrevistas com especialistas em empreendedorismo Fatores limitantes Fatores favoráveis Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

5 Foco do estudo internacional
A Pesquisa em 2015 Metodologia Internacional: Cálculo da TEA (Empreendedorismo “INICIAL”) Quem está envolvido na estruturação de 1 negócio; e/ou Quem tem NO MÁXIMO 3,5 anos de atividade (com ou sem CNPJ) Cálculo da TEE (Empreendedorismo “ESTABELECIDO”) - Quem tem MAIS DE 3,5 anos de atividade (com ou sem CNPJ) Taxa TOTAL= TEA + TEE Foco do estudo internacional Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

6 2 em cada 5 indivíduos entre 18 e 64 anos
Os “Empreendedores” no Brasil em 2015 39% 2 em cada 5 indivíduos entre 18 e 64 anos têm um negócio ou está envolvido na criação de um 21,0% TEA - Empreendedores Iniciais 18,9% TEE - Empreendedores Estabelecidos Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) Nota: a soma da TEA + TEE supera a Taxa Total porque alguns indivíduos podem estar simultaneamente nas 2 situações.

7 Evolução das taxas TEA, TEE e TTE
Em 2015 atingimos o recorde na Taxa Total de Empreendedores (39,3%), puxado pela TEA - “Empreendedores Iniciais” (21%). % da população entre 18 e 64 anos Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

8 Comparações Internacionais

9 Comparações internacionais
Em termos de TEA (Iniciais), o Brasil está na 8ª colocação entre os países “impulsionados por eficiência” Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

10 Comparações internacionais
Em termos de TEE (Estabelecidos), o Brasil está na 2ª colocação entre os países “impulsionados por eficiência” 2ª posição Tailândia Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

11 Comparações internacionais
Países selecionados (BRICS, MEX, EUA e Alemanha) Empreendedores Iniciais Empreendedores Estabelecidos Total de Empreendedores México 21,0 Brasil 18,9 39,3 EUA 7,3 27,4 China 12,8 6,9 18,7 11,9 Índia 5,5 16,3 10,8 Alemanha 4,8 15,8 África do Sul 9,2 3,4 12,5 4,7 3,1 Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) Nota: A Rússia não participou da pesquisa em 2015.

12 A Pesquisa no Brasil

13 O sonho dos brasileiros (2015)
A proporção que deseja “ter seu próprio negócio” (34%) supera a que deseja “fazer carreira numa empresa” (23%). Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

14 Características do empreendedor Brasil 2015 (em %) 100% na coluna
Perfil dos “Empreendedores” (2015) Características do empreendedor Brasil 2015 (em %) 100% na coluna TEA (Iniciais) TEE (Estabelecidos) TTE (Total) Gênero Masculino 51,0 55,7 53,3 Feminino 49,0 44,3 46,7 Faixa etária 18 a 24 anos 19,2 4,9 12,6 25 a 34 anos 32,8 17,0 25,7 35 a 44 anos 24,3 27,6 25,5 45 a 54 anos 15,2 30,8 22,6 55 a 64 anos 8,4 19,6 13,6 Renda Até 3 salários mínimos 60,8 54,6 58,1 Mais de 3 até 6 salários mínimos 28,7 36,5 32,1 Mais de 6 até 9 salários mínimos 7,1 5,2 6,2 Mais de 9 salários mínimos 3,4 3,7 3,6 Nível de escolaridade² Até 1o grau incompleto 26,0 35,9 30,6 1o grau completo 18,5 20,4 19,7 Segundo grau completo 48,8 38,5 43,7 6,7 5,1 6,0 Estado civil Casado 37,0 47,4 41,8 União estável 18,1 16,0 17,3 Divorciado 4,5 9,2 6,8 Solteiro 39,2 31,1 Viúvo 1,0 4,0 2,4 Outros 0,2 0,8 0,5 Cor Branca 38,4 38,0 38,2 Preta 9,4 8,0 8,6 Parda 52,0 52,7 52,4 Outras 1,3 0,7 Predominam homens, com renda média mensal de até 3 S.M., com segundo grau completo, casados e pardos Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

15 Características do empreendimento Brasil 2015 (em %) 100% na coluna
Perfil dos Negócios (2015) Características do empreendimento Brasil 2015 (em %) 100% na coluna TEA (Iniciais) TEE (Estabelecidos) Conhecimento dos produtos ou serviços Novo para todos 9,7 6,6 Novo para alguns 18,7 9,2 Ninguém considera novo 71,6 84,2 Concorrência Muitos concorrentes 56,5 75,3 Poucos concorrentes 36,5 20,4 Nenhum concorrente 7,1 4,3 Idade da Tecnologia ou processos Menos de 1 ano 0,9 0,0 Entre 1 a 5 anos 5,5 1,5 Mais de 5 anos 93,7 98,5 Orientação internacional Mais de 75% dos consumidores são do exterior De 25 a 75% dos consumidores são do exterior 0,5 De 1 a 25% dos consumidores são do exterior 7,6 7,9 Nenhum consumidor no exterior 92,4 91,6 Empregados atualmente Nenhum 71,8 67,1 De 1 a 5 empregados 27,2 29,3 De 6 a 19 empregados 0,7 3,3 Mais de 20 empregados 0,3 0,2 Expectativa de criação de empregos (cinco anos) 39,8 52,5 48,4 37,1 8,8 10,4 Predominam produtos ou serviços tradicionais, com muitos concorrentes, com tecnologia disponível há mais de 5 anos, voltados para o mercado interno, com até 5 empregados e com expectativa de criar poucos empregos adicionais (ou nenhum) nos próximos 5 anos. Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

16 Características do comportamento empreendedor
1 - CONJUNTO DA REALIZAÇÃO Busca de Oportunidades e Iniciativa Exigência de Qualidade e Eficiência Correr Riscos Moderados Persistência Comprometimento 2 - CONJUNTO DO PLANEJAMENTO Estabelecimento de Metas Planejamento e Acompanhamento Sistemático Busca de Informações 3 - CONJUNTO DO PODER Persuasão e Rede de Contatos Independência e Autoconfiança Fonte: SEBRAE-SP

17 Entrevistas com Especialistas

18 Entrevistas com Especialistas
Fatores favoráveis ao empreendedorismo no Brasil: Amplo acesso às informações sobre negócios e empreendedorismo; As organizações de apoio e os eventos de empreendedorismo; Políticas públicas (ex. Simples, MEI, Bem mais Simples, etc); Ecossistema empreendedor (incubadoras, aceleradoras, organizações do setor) Fatores limitantes ao empreendedorismo no Brasil: Burocracia (abertura, funcionamento e encerramento); Complexidade da legislação brasileira; Pouca difusão da educação empreendedora nos níveis básico, fundamental e técnico Apoio financeiro: Custo do capital; Burocracia; Exigências de garantias reais Escassez de formas de financiamento alternativas (ex. investidores anjo, capital, instituições de microcrédito e financiamento público) Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

19 Recomendações de Especialistas
Ampliar os esforços na educação e capacitação (49%) Difundir as disciplinas de empreendedorismo em todos os níveis de ensino; Maior número de disciplinas como administração de empresas, gestão de recursos financeiros e “exatas” (ex. matemática) Maior uso da Tecnologia da Informação (TI); e Fortalecimento do “ecossistema empreendedor” (incubadoras, aceleradoras, hackerspaces). Aperfeiçoar as políticas governamentais (41%) Simplificação da legislação trabalhista, tributária, procedimentos administrativos; e Maior estímulo/apoio nos primeiros anos de vida; Ampliar o apoio financeiro (24%) Adequação das linhas de crédito à realidade do empreendedor; Flexibilização das garantias reais; Concessão do crédito pelo perfil do empreendedor/potencial do negócio; Desenvolvimento do mercado de capital de risco; e Incentivos fiscais para investimentos em pequenos negócios e microfinanças Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

20 Global Entrepreneurship Monitor
Entidades Parceiras Global Entrepreneurship Monitor

21 “Empreendedor” É um indivíduo que estabelece e gera um negócio com a principal intenção de lucro e crescimento. Empreendedor é caracterizado principalmente, pelo comportamento inovador e empregará práticas estratégicas de gerenciamento no negócio. É ainda aquele que se especializa em tomar decisões determinadas sobre a coordenação de recursos escassos. Fonte: SEBRAE-SP

22 Diferenças entre o Empresário e o Empreendedor
O empresário para ter sucesso precisa ser empreendedor - uma pessoa de atitudes, com visão, energia, etc. Empreendedor: Tem visão de futuro, planeja o empreendimento, reúne os recursos e busca novas oportunidades e desafios. Fonte: SEBRAE-SP

23 Fatores de insucesso Falta de conhecimento específico sobre o negócio;
Falta de preparo; Falta de informação; Falta de planejamento; Falta de experiência gerencial e técnica; Falta de sucessão familiar; Tecnologia ultrapassada; Falta de controle nos custos; Falta de Qualificação do pessoal. Fonte: SEBRAE-SP

24 OS CAMINHOS A PERCORRER
O empreendedor encara o erro como etapas de um processo de aprendizado e aquisição de experiência no caminho rumo ao SUCESSO.

25 Desafios para Apicultura

26 UMA APICULTURA PROFISSIONAL
DESAFIOS PARA TORNAR UMA APICULTURA PROFISSIONAL Organização da cadeia produtiva Trabalhar ações em conjunto (Associativismo / Cooperativismo) Maior utilização das tecnologias que aumentam a produtividade Investimento em tecnologia nos apiários e qualificação do apicultor Profissionalização do Setor Encarar a atividade como negócio Implantar gestão nos apiários - técnica e financeira Adequação as normas de produção de qualidade (Certificações) Necessidade de Pesquisa e Estudos Florada apícola Inteligência Competitiva

27 INVESTIR NO MERCADO INTERNO
A inclusão de um sachet de 5 g de mel na merenda escolar, para mais de 31 milhões de crianças do ensino público fundamental, geraria uma demanda de 27,8 mil toneladas/ano ( atualmente no RS são 2 milhões de crianças – geraria uma demanda de 1,8 mil toneladas/ano); Se cada uma das 2,1 milhões de pessoas das 7000 academias de ginástica consumisse um quilo de mel/ano, haveria uma demanda anual de mais de duas mil toneladas de mel; Panificação é um nicho de mercado que favorece aos panificadores e apicultores e ainda atende a demanda da população por alimentos saudáveis – pães, biscoitos, bolos; (atualmente no RS – padarias e confeitarias – ABIP, 5kg geraria uma demanda de 1,5 mil toneladas/ano) Turismo, Artesanato, Espaço culinários, Sacolas econômicas.

28 PATRONO DA CAMPANHA – MARCOS PALMEIRA - ATOR
Disseminação de informações AÇÃO MEL DO BEM PATRONO DA CAMPANHA – MARCOS PALMEIRA - ATOR

29 O QUE DEVEMOS FAZER? Com profissionalismo e atitude empreendedora na atividade apícola Autoexplicativo. Deixar claro para o publico que a partir de agora serão apresentadas possibilidades de melhoria da comercialização das agroindústrias.

30 1 EMPREENDA! Visão empresarial. Inovação. Ouse. Autoexplicativo.
Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

31 2 PLANEJE SEU NEGÓCIO! Curto, médio e longo prazo. Objetivos. Metas.
Não navegue em mares desconhecidos. Autoexplicativo. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

32 3 INOVAÇÃO e TECNOLOGIA! Inovar, adotar novas técnicas e tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade e rentabildade do negócio do mel. Autoexplicativo. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

33 4 TENHA HOJE E SEMPRE! Gestão do seu negócio para alcançar resultados positivos. Busque sempre capacitar-se. Autoexplicativo. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

34 5 CONHECIMENTO! Participe de eventos do setor para troca de experiência, identificar novas técnicas, tecnologias, conhecer o mercado e até fazer novas parcerias. Autoexplicativo. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

35 6 HUMANIZE! Comunicação inteligente.
Família, terra, etnia, vocação e felicidade. Vincule ao produto. Autoexplicativo. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

36 Para assistir o vídeo clique aqui!
7 Para assistir o vídeo clique aqui! COMUNIQUE! Descubra onde está o seu cliente e “vá” até ele. Rádio, Mídia Digital, Outdoor, Promoções, Eventos, etc. Pense grande e aja com os pés no chão. Seu cliente pode estar perto ou não. Autoexplicativo. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

37 8 DEMOCRATIZE! Consumo democrático. Diferentes linhas de produto.
Satisfaça o seu cliente, de acordo com as demandas específicas de cada um. Autoexplicativo. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

38 9 DÊ UM SHOW! Apresentação é tudo.
Investimento em embalagem sempre que necessário e possível. Transmita segurança e qualidade. Surpreenda. Autoexplicativo. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

39 10 DIFERENCIE-SE! Pesquisa (?) e inovação.
Pense o que pode ser feito diferente, melhor, novidades... De tempos em tempos, desacomode-se. Autoexplicativo. Destacar a importância de entender o mercado-foco; uma das ferramentas importantes para isso é a pesquisa de mercado, que pode ser realizada desde a contratação de uma empresa específica para isso ou, mais simples, com entrevistas informais, apenas para ter um referencial de perfil. Sempre que possível, use um exemplo real para ilustrar essa situação.

40 Considerações Finais Nos dias de hoje, visão empreendedora e inovação são politicas que devem conduzir toda e qualquer ação de uma empresa do agronegócio. Inovação e tecnologia para o processo produtivo e produto final. Gestão, Finanças, Qualidade... Design, Marketing, Informatização... Conduzir esse raciocínio para a necessidade de inovar e aperfeiçoar sempre. Abordar (de forma sucinta) a existência e os objetivos do programa sebrae tec (SEBRAE) e do papel das instituições que podem contribuir nesse sentido (SEBRAE, SENAR, EMATER, EMBRAPA, Universidades, etc..

41 Markenting estratégico
paixão oportunidades liderança dinamismo organização risco Empreendedores de sucesso visão criatividade motivação planejamento Redes de contatos Diferencie-se equipe conhecimento Fomente Markenting estratégico

42 Fabiano André da Costa Nichele Coordenador Estadual de projetos
OBRIGADO Fabiano André da Costa Nichele Coordenador Estadual de projetos SEBRAE-RS Fone:


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