A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE
Prof. Dr. Valcemiro Nossa

2 Prof. Dr. Valcemiro Nossa
Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP); Professor e Diretor da FUCAPE Business School; Pesquisador do CNPq Nível 2; Diretor de Conteúdo e Inovação do IBEF-ES Vice Presidente Administrativo da CEBRAF – Confederação Brasileira de Fundações; Foi Diretor Cientifico da ANPCONT ( ) Foi Presidente da FUNDAES – Federação das Fundações e Associações do ES ( ); Membro do Grupo de Experts em Padrões de Contabilidade Internacional (ISAR), órgão ligado a área de Negócios e Desenvolvimento da ONU e participa de reuniões em Genebra (Suíça); Foi Editor da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) ( ); Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABRACICON; Coordenador do Prêmio Excelência Acadêmica de Monografias; Consultor de Empresas na área de gestão e contabilidade; Eleito o 5º maior pesquisador em Contabilidade no Brasil; Membro do Conselho Editorial da Brazilian Business Review (BBR); Foi Coordenador do Congresso Brasileiro de Contabilidade em 2008, 2012 e 2016; Foi Membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Ciências Contábeis – ENADE/MEC ( ); Foi Consultor da Comissão de Área de Administração e Contabilidade da CAPES/MEC (2012/2013); Membro da Câmara de Assessoramento da área de Ciências Sociais da FAPES; Avaliador Ad hoc de artigos científicos de várias Revistas e Congressos..

3 Os tempos atuais e o que o futuro nos reserva

4 O conhecimento dele traduzirá sua atuação dentro das empresas;
Integração com a Área de Negócios É composta por conhecimentos diversos, oriundos principalmente da Administração, Ciências Contábeis e Economia; O profissional da área de negócios deve saber dialogar com todas as partes; O conhecimento dele traduzirá sua atuação dentro das empresas; Quanto maior o conhecimento, menor os custos para as empresas.

5 Bovespa

6 Dólar

7 Habilidades Requeridas no Século XXI

8 O que faz um Contador? Recentes mudanças:
O contador é responsável pela elaboração das informações necessárias para a tomada das decisões. O contador moderno não apenas divulga essas informações, mas está ao lado do Administrador, tomando decisões conjuntamente. Recentes mudanças: Conceituais Tecnológicas

9 Computadorização dos Empregos
(Frey & Osborne, 2013) Prob. Profession 0.0095 Teachers and Instructors, All Other 0.014 Engineers, All Other 0.015 Chief Executives 0.035 Lawyers 0.047 Mathematicians 0.069 Financial Managers 0.1 Chefs and Head Cooks 0.22 Statisticians 0.23 Financial Analysts 0.37 Actors 0.43 Economists 0.77 Dishwashers 0.86 Real Estate Sales Agents 0.89 Taxi Drivers and Chauffeurs 0.94 Accountants and Auditors 0.97 Cashiers 0.98 Models Bookkeeping, Accounting, and Auditing Clerks Credit Analysts 0.99 Library Technicians Tax Preparers Telemarketers

10 Atuação Profissional A Contabilidade permite ao profissional ter acesso a um campo abrangente de oportunidades na área de negócios (empresas privadas e públicas, Ongs): Controller Contador Auditor Consultor financeiro, gerencial e/ou estratégico Analista de Mercado Funcionário Público Perito Contábil Professor Pesquisador

11 Matriz Curricular - Ciências Contábeis
Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis

12 Sistemas de Avaliação Ciências Contábeis

13 Currículo Proposto pela ONU
Adaptação de Grade Curricular Perfil de profissional que se deseja formar Currículo Proposto pela ONU

14 Alteração Estrutural – Filosofia do Currículo Proposto pela ONU
Aprovado pelo ISAR/UNCTAD; Abrangente e exige mudança de paradigmas; Dividido em cinco grandes áreas: Conhecimento organizacional, econômicos e de negócios; Tecnologia da informação; Métodos Quantitativos; Contabilidade, auditoria, tributação e outros conhecimentos correlatos; Contabilidade avançada, finanças e outros conhecimentos correlatos.

15 Experiência de implementação do currículo
Preparação: Professores; Alunos. Implementação (Caso Fucape): 2005; Atualizações em 2011 e 2015 (DHI).

16 Implementação Professores: “Quebrando” velhos paradigmas:
Link entre a contabilidade e negócios, economia, finanças, métodos quantitativos…; Solução: debates realizados com os professores. Requisitos mínimos de titulação: Realidade brasileira: poucos programas de doutorado/mestrado. Fomos benenficiados porque temos programas de Mestrado e Doutorado.

17 Implementação Alunos: Como atrair estudantes? Solução:
Realidade brasileira mais uma vez… Solução: Seminários nos colégios apresentando a profissão; Apoios do CFC, CRC-ES e das grandes companhias do estado; Confiança na Organização das Nações Unidas (ONU).

18 Experiência de implementação
Resultados: Melhor compreensão da utilidade da informação contábil; Entendem como natural o inter-relacionamento com outras disciplinas; Foco nos principais conceitos; Acostumados a alterações constantes no modelo: conhecimento do processo de regulação; Desenvolvimento de análise crítica.

19 Após 12 anos… A demanda pelo curso é crescente, não apenas em termos quantitativos, mas também em qualidade; Reconhecimento pelas empresas; Outras instituições também passaram a implementar o currículo (ou formas aproximadas);

20 Após 12 anos… considerações
A implemementação exige esforços significativos para lidar com professores e alunos… …mas os resultados indicam que uma nova estrutura curricular pode contribuir para o desenvolvimento e melhoria da educação contábil no país.

21 Me formei: e agora? Qual o nível de aprendizado que teve?
Como está o seu inglês? Qual o seu projeto de vida? Grande empresa; Auditoria; Empreendedor; Serviço Público; Academia; ....

22 PERSPECTIVAS DE MERCADO
PARA AUMENTAR SUAS CHANCES: Fale no mínimo inglês e + 1 língua Desenvolva seu raciocínio lógico e analítico (SOLUÇÕES DE PROBLEMAS NO MUNDO REAL) - Para isso estude Matemática (Cálculo) e Estatística Seja crítico Tenha bom relacionamento pessoal Tenha visão holística (Economia, Finanças e Direito) Tenha profundos conhecimentos na área Esteja “antenado”. Acompanhe as questões econômicas e políticas. Tenha opiniões fundamentadas Líderes do amanhã

23 DETERMINANTES* DA IMPORTÂNCIA SOCIAL (PODER) DE UMA PROFISSÃO
Ser RELEVANTE para a sociedade  alguém precisa dela... Ser/Parecer COMPLEXA JULGAMENTO nas tomadas de decisões *FONTE: ABBOTT, A. The System of Professions. University of Chicago Press, 1988.

24 ALGUNS NÚMEROS LIGADOS A CONTABILIDADE

25 Panorama da Pós-Graduação em Contabilidade no Brasil - Evolução
Cursos/Ano 2000 2005 2010 2016 Doutorado 1 4 11 Mestrado Acadêmico 17 24 Mestrado profissional 3 5 Total de cursos 13 40 Prof. Valcemiro Nossa

26 Panorama da Pós-Graduação em Contabilidade no Brasil – por Regiões
Cursos/Ano SE SU NE CO NO TOTAL Doutorado 4 2 1 11 Mestrado Acadêmico 10 7 6 24 Mestrado Profissional 5 Total de cursos 18 9 40 Prof. Valcemiro Nossa

27 Proporção de contadores registrados por curso e por região
SE SU NE CO NO TOTAL Contadores Registrados 61.256 47.151 29.998 25.917 Total de cursos 18 11 9 2 - 40 Proporção Contadores/Curso 8.418 5.569 5.239 14.999 7.896 Prof. Valcemiro Nossa

28 Proporção de mestres e doutores por curso de graduação no Brasil
Cursos de Graduação em Ciências Contábeis no Brasil 1.164 Número de Mestres em Ciências Contábeis 3.264 Número de Doutores em Ciências Contábeis 275 Proporção de Mestres/Doutores por cursos de graduação 3,1 Prof. Valcemiro Nossa

29 Grandes Desafios NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS:
Formação dos professores – número de cursos Cursos preponderantemente noturnos Base do ensino fundamental e médio é ruim Mudanças tecnológicas no ensino e no mercado – como despertar a atenção do aluno Necessidade de visão além da técnica contábil – deve-se agregar valor ao cliente Processo de Educação Continuada Oportunidades na área contábil – desde que se tenha diferenciais Prof. Valcemiro Nossa

30 ESPIRITUALIDADE: IMPERMANÊNCIA
“Nós somos como deuses e temos que ficar bons nisso.” Stewart Brand – Ambientalista e Futurista

31 NOME DO PROF. VALCEMIRO NOSSA
FOLDER NOVA VENÉCIA NOME DO PROF. VALCEMIRO NOSSA Diretor da Fucape Business School


Carregar ppt "OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google