A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização e seus impactos ambientais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização e seus impactos ambientais"— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização e seus impactos ambientais
O que é urbanização?

2 industrialização No campo: impulsiona a modernização agrícola, concentrando as terras e diminuindo a oferta de trabalho. Na cidade: aumenta a oferta de empregos e causa a melhoria da infra estrutura. Migração campo cidade- êxodo Rural atração repulsão Urbanização: aumento da população da cidade em relação a população do campo

3 O que é urbanização? Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc. 

4 A urbanização do século XX
A urbanização do século XX, foi marcada por importantes características, a começar pelo ritmo bastante acelerado de crescimento das cidades e pela sua abrangência, agora mundial. Diferente da Europa que se urbanizou a partir da revolução industrial no século XIX, o Brasil começou seu processo de urbanização no século XX de forma rápida por causa das imigrações internas e externas que contribuíram para a integração do mercado de trabalho. A migração nordestina para o estado de São Paulo foi um fenômeno social bastante expressivo ao longo do século XX.

5 Urbanização no Brasil O modelo de desenvolvimento adotado no Brasil a partir dos anos 1950 e a formação de um mercado nacional integrado levaram a processos encadeados de metropolização e de interiorização urbana e demográfica. Inicialmente, ocorreu uma metropolização acelerada, nucleada no crescimento de algumas grandes capitais, mas que, em seguida, perde impulso diante da multiplicação de cidades pequenas e médias, e de uma nova metropolização, agora disseminada por inúmeros espaços urbanos menores.

6 Metropolização no Brasil
Metropolização é o processo em que as cidades de uma região metropolitana ou apenas uma cidade fora de região metropolitana estão em via de se tornarem uma metrópole, ou seja, prestes a abrigar mais de 1 milhão de habitantes em uma região ou apenas em uma cidade. No Brasil, é um fenômeno recorrente, pois se até 1960 o país tinha apenas 2 cidades com mais de um milhão de habitantes, este número hoje é bem superior.

7 As metrópoles brasileiras
As metrópoles exercem influência em praticamente todo o território nacional, promovendo a difusão de novas formas de vida, além de imprimirem mudanças na organização do espaço geográfico.

8 O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO
Brasil: um dos países mais urbanizados do mundo: 84 %. IBGE: todo habitante residente na sede de um distrito (vila) é considerado urbano. Brasil: 13 cidades com mais de 1 milhão de habitantes (SP, RJ, Salvador, BH e Fortaleza). 90% dos municípios do Brasil possuem menos de 50 mil hab tem menos de 2 mil habitantes.

9 Consequências da Urbanização
São mais graves nos países pobres. Falta de políticas agrícolas. Falta de investimentos em infra-estrutura urbana. Geração de todo tipo de contradição urbana, tais como: degradação ambiental, tráfego congestionado, violência, poluição, lixo, etc.

10 Desigualdades No início do século XIX 8% da pop. mundial residia em cidades. Atualmente essa porcentagem subiu para 50%. Processo antes restrito aos países industrializados, espalha-se pelo mundo juntamente com as transnacionais. América Latina: 80% de urbanização em 2015. Taxas baixas não significam pequena população urbana: A China possui 45% da população residindo em cidades (630 milhões de pessoas).

11

12 Rede Urbana Sistema de relações políticas, econômicas e culturais que as cidades estabelecem em um determinado espaço geográfico. Subordinação do campo e de pequenas cidades à Metrópole. Para milhares de cidades pequenas, há poucas metrópoles. Quanto maior o desenvolvimento do capitalismo, mais densa e integrada é a rede urbana.

13 Cidades X empregos . . . As metrópoles não representam apenas problemas, aparentemente insolúveis. Seu extraordinário dinamismo é gerador de ofertas de trabalho e de negócios, além de concentrador de recursos financeiros e de consumo. cotidiano.

14 As regiões do Brasil e a urbanização

15 Urbanização e pobreza . . .

16 Urbanização de países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Existem diferenças fundamentais no processo de urbanização de países desenvolvidos e subdesenvolvidos: Desenvolvidos: Urbanização mais antiga ligada em geral a primeira e segunda revoluções industriais; Urbanização mais lenta e num período de tempo mais longo, o que possibilitou ao espaço urbano se estruturar melhor; Formação de uma rede urbana mais densa e interligada.

17 Urbanização de países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Urbanização mais recente, em especial após a Segunda Guerra Mundial; Urbanização acelerada e direcionada em muitos momentos para um número reduzido de cidades, o que gerou em alguns países a chamada macrocefalia urbana.

18 METROPOLIZAÇÃO E POBREZA NO SUL
Países subdesenvolvidos: aprofundamento da urbanização no pós II Guerra Mundial. Papel das transnacionais. Essa urbanização acelerou a metropolização, ocorrendo o processo de conurbação.

19 Causas e Consequências
Causas: processo de industrialização e êxodo rural. Consequências: crescimento urbano rápido e desordenado; caos infra-estrutural; esgoto; água; etc. Segregação espacial: favelas e bairros nobres e condomínios fechados; Hipertrofia urbana; Poluição, marginalização, criminalidade, trânsito, enchentes, etc.

20 Macrocefalia urbana ou inchaço urbano.
É a existência de uma rede urbana bastante rarefeita e incompleta na maioria dos países.

21 Megacidades Aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, São Paulo é um exemplo de megacidade. Em 2015 apenas Tóquio, NY e Los Angeles serão megacidades de países ricos na lista das 15 maiores aglomerações do mundo. o crescimento das megacidades, em geral, dá-se mais rapidamente do que sua infraestrutura pode suportar, sobrecarregando o sistema de transportes, meio ambiente, o planejamento habitacional e outros.

22 As maiores aglomerações urbanas do mundo

23 METROPOLIZAÇÃO E MEGALÓPOLE
A metropolização surge com a Revolução Industrial, marcando a concentração espacial da produção capitalista. Metrópole: cidades de grande importância econômica, cultural e política (Ex. São Paulo) Megalópole: espaços articulados, com grandes áreas urbanizadas, polarizados por metrópoles. A mais antiga e maior megalópole é a Bos- Wash, ela se estende por territórios de 10 estados , desde Boston (Bos) até Washington (Wash). Integração econômica entre as áreas.

24 Cidades Globais Cidades que contêm centros de decisões de âmbito global, ou seja, cidades que comandam o processo de globalização. Sede de transnacionais com grandes centros financeiros e geração de tecnologia de ponta. As cidades globais são interligadas: “arquipélago metropolitano”.

25 HIERARQUIA URBANA NO BRASIL
As cidades dentro da rede urbana brasileira possuem níveis de hierarquia baseados no maior número de atividades oferecidas e no poder que exercem perante outras. Metrópole nacional :encontra-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo focos para centros localizados em todos os pontos do país. Ex. RJ e SP. Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. Ex. Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador. Capitais regionais: constituem o terceiro nível da gestão territorial, e exercem influência no estado e em estados próximos.

26 As regiões metropolitanas e a conurbação
Crescimento das metrópoles brasileiras Junção de duas áreas urbanas Aumento das cidades situadas em seus arredores Processo denominado: conturbação. Formou-se assim, uma imensa área urbana, chamada Megalópole Em virtude dessa integração, foram criadas as regiões ou áreas metropolitanas

27 REGIÃO METROPOLITANA São áreas administrativas formadas pelos maiores municípios do país e os municípios a eles conurbados. Objetivo: formação de pólos de desenvolvimento com a polarização de industrias e serviços em determinadas regiões. Para o IBGE, existem doze regiões metropolitanas plenas e dez emergentes.

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40


Carregar ppt "Urbanização e seus impactos ambientais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google