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“Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de 'eu'”

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Apresentação em tema: "“Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de 'eu'”"— Transcrição da apresentação:

1 “Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de 'eu'”
Marcel Mauss

2 O sujeito: a pessoa Mauss propõe-se a explicar como a ideia de pessoa, a ideia do Eu, lentamente surgiu e cresceu, opondo-se à noção de que essa seria uma ideia inata. Define que a pesquisa será em termos de história social, uma pesquisa de direito e de moral. Propõe uma análise que estude algumas formas da noção de Eu, primeiro por um passeio pelo museu de fatos, passando então aos gregos e constatar alguns encadeamentos.

3 O sujeito: a pessoa “[...] É um assunto de história social. De que maneira, ao longo dos séculos, através de numerosas sociedades, se elaborou lentamente, não o senso do ‘eu’, mas a noção, o conceito que os homens das diversas épocas criaram a seu respeito? O que quero mostrar é a série das formas que esse conceito assumiu na vida dos homens, das sociedades, com base em seus direitos, suas religiões, seus costumes, suas estruturas sociais e suas mentalidades.” (p.371)

4 O personagem e o lugar da pessoa
Analisando as tribos dos Pueblos de Zuñi, os Kwakiutl do noroeste americano, e algumas tribos australianas, Mauss mostra como a noção de nomenclatura do indivíduo faz com que ele tanto se destaque da sociedade quanto se sobreponha a ela, no sentido que o individual não passa de um simples personagem representado pelo indivíduo dentro do clã.

5 O personagem e o lugar da pessoa
“[...] Observa-se evidentemente que um imenso conjunto de sociedades chegou à noção de personagem, de papel cumprido pelo indivíduo em dramas sagrados, assim como ele desempenha um papel na vida familiar. A função criou a fórmula, e isso desde sociedades muito primitivas até as nossas. [...]” (p. 382)

6 A persona latina Mauss define que inicialmente a noção de persona latina referia-se à máscara, máscara trágica, máscara ritual e máscara ancestral; o autor se propõe então a analisar como essa noção teria se tornado a nossa. Ele aponta duas civiliazações que “a inventaram para dissolvê-la quase definitivamente”: a Índia bramânica e búdica e a China antiga

7 A persona Ao contrário dessas duas civilizações, os latinos estabeleceram parcialmente a noção de pessoa. Mauss destaca que, a princípio, o sistema de fatos deles eram parecidos com os das civilizações chinesa e indiana, com um diferença - além de elemento de organização, de um nome ou do direito a um personagem e a uma mascara ritual, a pessoa era um fato fundamental do direito Essa particularidade se vincula a transformação que ocorre da atmosfera de personae, máscaras e nomes, direitos individuais a ritos e privilégios para uma sociedade em que todos eram cidadãos, persona civil; o direito à persona é fundado.

8 A pessoa: fato moral Mauss avança na discussão ao introduzir o papel desempenhado pelos estóicos na evolução do conceito romano de pessoa, exemplificado através do estudo etimológico das palavras que passaram a ser utilizadas para designar consciência e consciência psicológica.

9 A pessoa: fato moral O sentido jurídico passa a incluir cada vez mais um sentido moral. As palavras conscius e conscientia passam a não mais representar um sentido primitivo de cúmplice, mas a designar o papel de cerne da pessoa moral.

10 A pessoa cristã Mesmo após a configuração moral do que designa pessoa, elaborado pelos romanos, tal noção ainda carecia de base metafísica, fornecida pelos cristão, após se colocarem como força religiosa. À partir da noção de uno, indivisível, a noção de pessoa pôde ser criada: consciência e ato, corpo e alma.

11 A pessoa, ser psicológico
A categoria do Eu Concílio de Trento “Enfim, quem respondeu que todo fato de consciência é um fato do “Eu”, quem fundou toda ciência e toda ação sobre o “Eu”, foi Fichte”

12 Conclusão “Digamos que a antropologia social, a sociologia, a história nos ensinam a ver como o pensamento humano “caminha” (Meyerson); lentamente, através dos tempos, das sociedades, de seus contatos, de suas mudanças, por caminhos aparentemente os mais arriscados, ele consegue articular-se.E trabalhemos para mostrar como é preciso tomar consciência de nós mesmos, para aperfeiçoá-la, para articulá-la ainda mais.”

13 Integrantes Gabriel Santos Martins 8031890
Rebecca Helena Wendhausen de Castro Sofia Paranhos Sofia Pujol Ricarte


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