A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, TERRITORIAL E REGIONAL DO BRASIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, TERRITORIAL E REGIONAL DO BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, TERRITORIAL E REGIONAL DO BRASIL

2 MODELOS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-TERRITORIAL
CONFEDERAÇÃO: associação de Estados soberanos (podendo adotar uma constituição em comum). Ex: CEI... ESTADO UNITÁRIO: as competências do Estado encontram-se centralizadas em um único ente, onde o governo nacional assume exclusivamente a direção de todos os serviços públicos, centralizando o poder, mesmo que esse Estado esteja dividido em circunscrições. França, China, Bolívia... ESTADO FEDERAL: o território se divide em províncias politicamente autônomas, reunidas em torno de um governo central, possuindo duas fontes paralelas de direito público, uma nacional e outra provincial. Brasil, Estados Unidos da América do Norte, Argentina...

3 O Brasil é um Estado Federado
Formado pela junção indissolúvel da: União Federal. 26 Estados Federados. 1 Distrito Federal. Municípios (MG 853 e RR 15) em 2007. Único país do mundo a considerar os Municípios como entes federativos, porém sem Poder Judiciário.

4    As Unidades Federativas do Brasil são entidades autônomas com autogoverno, auto legislação e auto arrecadação, dotadas de governo e constituição próprios que, juntas, formam a República Federativa do Brasil. Mapa político do Brasil apresentando as Unidades Federadas

5 REPÚBLICA É uma forma de governo na qual o poder é exercido por tempo limitado por um grupo de indivíduos eleitos periodicamente pela população como seus representantes e constituído pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que funcionam de forma independente, e onde todos seguem uma constituição.

6 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
PODERES : Executivo Legislativo Judiciário

7 PODER EXECUTIVO CHEFE DO EXECUTIVO (presidente da república).
MINISTROS DE ESTADO. CONSELHOS (da república e da defesa nacional).

8 PODER LEGISLATIVO CONGRESSO NACIONAL CÂMARA DOS DEPUTADOS SENADO
Defende os interesses dos Estados. Eleições majoritárias. Três por Estado. Máximo 81 representantes (atualmente). Mandatos de 8 anos. CÂMARA DOS DEPUTADOS Defende os interesses da população. Eleições proporcionais. No mínimo de 8 e no máximo setenta cada estado. Máximo 513 representantes. Mandatos de 4 anos

9 Divisão de Competências
PODER JUDICIÁRIO Divisão de Competências Justiça Estadual (comum) conflitos entre pessoas, empresas, instituições e impõe penas; Justiça Federal (comum) de interesse da União, das autarquias ou das empresas públicas; Justiça do Trabalho (especializada) resolver conflitos entre trabalhadores e empregadores; Justiça Eleitoral (especializada) garantir o processo eleitoral; Justiça militar (especializada) processa e julga os crimes militares.

10 Instâncias e competências

11 REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

12 O modelo de ocupação territorial baseado em economia de arquipélago resulta em:
Concentração populacional periférica Interior despovoado Ilhas populacionais no interior Falta de conexão entre os polos Essa distribuição se mantém até a metade do século XX:

13 A industrialização e a modernização do campo foram principais fatores que reorganizaram o espaço brasileiro: Integração do mercado nacional; nova distribuição da divisão territorial do trabalho; desequilíbrio de desenvolvimento.

14

15 DIVISÕES REGIONAIS Político-administrativa Geoeconômica
Meio técnico-científico-informacional

16

17 Macro regiões Político-administrativas: IBGE

18 Complexos Regionais Geoeconômicos: Pedro P. Geiger

19 Nos anos de 1990, O Prof. Milton Santos propõe a junção das Regiões Sul e Sudeste, formando a REGIÃO CONCENTRADA, consolidando um espaço diferenciado dentro de um caráter técnico-científico-informacional.

20  A Amazônia Caracteriza-se pela rarefação demográfica e baixa densidade técnica; Os sistemas informacionais aparecem como formas externas, representadas, por exemplo, pelos satélites e radares do Sivam; raras áreas de agricultura moderna; os grandes projetos estruturam enclaves, isolados num meio pré-mecânico.

21 urbanização irregular;
 O Nordeste Define-se pelo peso das heranças: ”é uma área de povoamento antigo onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa”; urbanização irregular; a rugosidade do espaço geográfico retarda os fluxos; a instalação das infraestruturas e redes informacionais realiza-se de modo descontínuo, “sobre um quadro socioespacial praticamente engessado”; atualmente apresenta as maiores transformações em função dos avanços sociais e estruturais dos últimos anos.

22 O Centro-Oeste Emerge como área de ocupação periférica e recente;
fundada na especialização agropecuária e na modernização subordinada as necessidades das firmas que tem sede na Região Concentrada; o estado de Tocantins, estranhamente deslocado para a região Norte pela constituição de 1988, reincorpora-se ao Centro-Oeste.

23 O Centro-Oeste Emerge como área de ocupação periférica e recente;
fundada na especialização agropecuária e na modernização subordinada as necessidades das firmas que tem sede na Região Concentrada; o estado de Tocantins, estranhamente deslocado para a região Norte pela constituição de 1988, reincorpora-se ao Centro-Oeste.

24 A região Concentrada Densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações; o seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional; a soldagem do Sul e Sudeste reflete a descentralização industrial recente e a implantação de infraestruturas técnicas que a sustentam; elevados índices de urbanização


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, TERRITORIAL E REGIONAL DO BRASIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google