A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da aprendizagem
Aula 11 07/novembro/2016 Referência: Krasilchi, 2004

2 Avaliação Somativa Formativa avaliar para ajudar a aprender
o objetivo é fornecer evidência fundamentada e sustentada de forma a agir para apoiar o aluno na sua aprendizagem dimensão pedagógica avaliar para sintetizar a aprendizagem o objetivo é o de descrever e dar conta do que o aluno aprendeu e é capaz de fazer num certo momento hierarquizar, selecionar, orientar e certificar Santos,L.,2016

3 Avaliação Somativa Formativa
Classifica os alunos em função do aproveitamento Tem em vista a aprovação (ou retenção) de uma série para outra Indica o que deve ser feito Processo de interprestação-intervenção Colabora para a regulação das aprendizagens e do projeto educativo Melo e Bastos, 2012

4 Avaliação Planejamento Periodicidade Tempo Critérios Instrumentos
Fichas Provas

5 Exemplo de Ficha de observação

6 Outro exemplo: como avaliar os trabalhos de investigação dos alunos
Outro exemplo: como avaliar os trabalhos de investigação dos alunos? (Ferrés et al, 2015)

7 Hipótese em forma de uma dedução, com enunciado composto de duas partes: VI – as ações que são empreendidas; VD – os resultados possíveis a partir dessas ações

8 Provas - planejamento

9 Influência das avaliações "externas"
Preparar o aluno para se sair bem em avaliações futuras Reproduzir questões de natureza semelhante Incorporar concepções que são intrínsecas a outras avaliações

10 Características técnicas de questões objetivas
Podem ser respondidas com poucas palavras ou pela indicação de uma letra ou número. Questões de múltipla escolha Raiz: pergunta ou frase incompleta Alternativas: conjunto de possíveis respostas ou complementos à raiz

11 Variações Item de resposta única Item de resposta múltipla
Item de afirmação incompleta Item de lacuna Vianna, Heraldo (6a ed.) Testes em Educação

12 Item de resposta única FUVEST 2008

13 Item de resposta múltipla
FUVEST 2014

14 Item de afirmação incompleta
FUVEST, 2015

15 Sobre a raiz: Clareza sobre o que se pergunta (deve ser possível responder mesmo sem que se veja o conjunto das alternativas) Evitar informações supérfluas Evitar pistas para a resposta Destaque gráfico em relação às alternativas Inclusão dos elementos comuns a todas as alternativas Destaque para o pedido de resposta negativa

16 Sobre as alternativas:
Incluir apenas uma correta; as demais, erradas, porém plausíveis Concordar gramaticalmente com a raiz Seguir uma ordem lógica quando possível Todas com o mesmo comprimento aproximado (as mais longas são mais atrativas)

17 EXEMPLO (ou… contra exemplo)

18 c) por ser Homo sapiens ele se mantém em equilíbrio indefinido
FUVEST-1977 O homem é a espécie Homo sapiens, uma espécie como outra qualquer. Altera os ecossistemas em que ocorre por retirar deles os meios de sua subsistência e por devolver a eles certos produtos de seu metabolismo e de suas atividades. a) por ser Homo sapiens ele subjuga o ambiente e altera profundamente os equilíbrios ecológicos. b) por ser Homo sapiens ele se deixa subjugar pelo ambiente e mantém os equilíbrios ecológicos. c) por ser Homo sapiens ele se mantém em equilíbrio indefinido d) por ser Homo sapiens ele se mantém em equilíbrio ecológico, poluindo o ambiente. e) por ser Homo sapiens ele não polui o ambiente porque usa detergentes não-biodegradáveis.

19 Questões de resposta livre
Identificação e definição dos objetivos educacionais que se pretende avaliar Equilíbrio entre especificidade e generalização (orientação para o âmbito da resposta e abertura para expressão, selção, organização e apresentação dos conhecimentos pelo aluno) Delimitação de abrangência Adequação ao tempo

20 Questões de resposta livre
Adequação do tema ao nível de formação Estabelecimento de aspectos a serem abordados Estruturação do item (divisão em partes) Evitar expressões vagas (escreva tudo o que sabe sobre, qual sua opinião, etc.)

21 Questões de resposta livre diferentes tipos
Enumerar Organizar Selecionar Descrever Discutir Definir Exemplificar Explicar Comparar Sintetizar Esboçar Interpretar Criticar

22 Questões de resposta livre - correção
Anônima Por questão Elaboração de resposta padrão Identificação de componentes importantes Atribuição de valores para cada parte de acordo com relevância

23 EXEMPLO (ou… contra exemplo)

24 Fuvest 1982 O mundo vai acabar e você, com um(a) parceiro(a), foi escolhido(a) para fugir para uma ilha deserta e lá começar tudo de novo. Você pode levar consigo sementes de apenas duas famílias de plantas. Que famílias você escolheria? Justifique. Discorra sobre o papel do homem no rompimento dos equilíbrios ecológicos.


Carregar ppt "Avaliação da aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google