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DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

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Apresentação em tema: "DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

2 Objetivo A dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse gênero textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.

3 Objetividade A objetividade é um fator importante, pois dá ao texto um valor universal, por isso geralmente o enunciador não aparece porque o mais importante é o assunto em questão e não a fala dele.

4 Escolha da Palavra Palavra é o início da expressão, logo escolha-a muito bem. Imagine o seu leitor - especialista. Primeiro passo: expressar a ideia requer escolha de tema adequado de forma clara e objetiva. Não escreva de forma prolixa (fala ou escreve usando mais palavras do que o necessário).

5 Sentido denotativo e conotativo
Sentido Denotativo – sentido real. Sentido Conotativo – sentido figurado.

6 RECOMENDAÇÕES Os vestibulares e concursos esperam dos candidatos textos em sentido denotativo, com poucas palavras, mas coerentes, concisas e objetivas. Escreva para qualquer um ler, não escreva palavras, frases difíceis, que não são de fácil entendimento.

7 Evitar Ambiguidades Polissemias Neologismos Arcaísmos ou gírias
Nosso texto não é literário! É dissertativo.

8 Período adequado Frases curtas. Máximo três orações por períodos.
Lembre-se de não ser prolixo. Frase: é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal. Ex.: Ai, socorro, que tragédia... Oração: caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Ex.: Sou brasileiro. Corra. Chove muito no inverno.

9 Período: Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo.
Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser). Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.

10 Qualidades de um bom período
Seja direto ao apresentar a ideia; Busque ser claro; Procure usar a ordem direta (sujeito – verbo - predicado); Use voz ativa; Evite gerúndios.

11 Ordem inversa e direta das palavras
Descontraídos, alegres e peraltas na sala os garotos estão. Os garotos alegres, descontraídos e peraltas estão na sala.

12 Parágrafo adequado Processo de elaboração consistente e progressivo. Uma boa redação pede planejamento e organização, assim, tenha: Clareza na abordagem inicial; Conteúdo argumentativo adequado; Unidade coerente e coesa entre as ideias; Objetividade.

13 Clareza na abordagem inicial
Quem lê uma redação não pode se irritar e ficar procurando reler várias vezes para compreender uma simples ideia. Logo, dependerá de seu início-porta de entrada- mais claro possível. Seja sempre direto e vá logo para o assunto, nada de “rodear”. Apresente sua ideia principal, a sua tese, a sua abordagem sobre o assunto da redação.

14 O tema, segundo o Ministério da Educação, será de ordem social, científica, cultural ou política.

15 ESTRUTURA DISSERTAÇÃO
Tese: ideia inicial e algumas sugestões de assuntos a serem tratados na argumentação. Ocupa de 5 a 8 linhas. Divida em 2 ou 3 períodos. O segundo período deve lançar as ideias a serem explicitadas no desenvolvimento.

16 Exemplo As últimas eleições ocorreram no dia 29 de outubro, pois houve necessidade de segundo turno, já que nenhum dos candidatos obteve maioria absoluta dos votos. As eleições presidenciais demonstram que o presidente eleito Lula terá que governar com a contribuição da oposição para aprovar reformas necessárias ao desenvolvimento do País.

17 ARGUMENTAÇÃO Comprove a sua ideia inicial. Apresente fatos objetivos que servem de base para sua abordagem. Seja coerente. O primeiro parágrafo apresenta a ideia. Os próximos argumentam. Aqui demonstra-se conhecimento sobre o assunto principal. Dados, estatísticas, raciocínio lógico, exemplos, causa e consequência, prós e contras.

18 Conteúdo argumentativo adequado
A argumentação do candidato deve sempre fundamentar de maneira clara e convincente as ideias que apresentou na introdução. Todas as partes de um texto devem estar voltadas a um objetivo principal. Acrescentar novas informações, após o parágrafo introdutório. Ser coerente o tempo todo.

19 Exemplo Quem assiste à TV hoje talvez nem imagine que seu compromisso inicial, quando chegou ao país, há pouco mais de meio século, fosse com educação, informação e entretenimento. Não se pode negar que ela evoluiu, transformou-se na maior representante da mídia, mas em contrapartida esqueceu-se de educar, informa relativamente e entretém de maneira discutível. Argumentação histórica.

20 CONCLUSÃO Retomada da tese, arremate de ideias ou pode-se apresentar uma solução, demonstrando respeito aos direitos humanos. Deve manter relação muito forte com o parágrafo inicial. Nada de cópia, mas retome com embasamento.

21 CONCLUSÃO Interrogação (retórica) – só deve ser utilizada quando trouxer implícita a crítica procedente, que instigue a reflexão do leitor. É preciso evitar perguntas que repassem ao leitor a incumbência de encontrar respostas que deveriam estar contidas no próprio texto.

22 Ideias que podem auxiliar
Atenção ao tema proposto. Nunca copie os textos motivacionais. Selecione o que for mais adequado para a prova. Não escreva sobre o que você não conhece. Pense em quem vai ler. Leia sempre. Leia mais. Leia todo tipo de texto.

23 COERÊNCIA E COESÃO Fundamentais para o parágrafo.
A coerência organiza a sequência dessas ideias. Ser coerente é ser organizado. A coesão é a relação adequada entre ideias ou vocábulos.

24 ELEMENTOS DE COESÃO Algumas palavras e expressões facilitam a ligação entre as ideias, seguem algumas sugestões: assim, desse modo - valor exemplificativo e complementar. ainda - introduz mais um argumento. aliás, além do mais, além de tudo, além disso - introduzem um argumento decisivo. mas, porém, todavia, contudo, entretanto... (conj. adversativas) - marcam oposição entre dois enunciados. embora, ainda que, mesmo que - servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento. este, esse e aquele - referência a termos anteriormente expressos.

25 Defeitos do texto Gerundismo; Frases feitas;
Queísmo: O jornalista que redigiu a reportagem que apareceu no jornal receberá o prêmio que todos desejavam. Cacofonia: por cada, boca dela, essa fada. Eco: É possível a aprovação da transação sem concisão e sem associação. Coloquialismo.

26 Organize seu tempo (planejamento, redação e revisão).
Evite fórmula pré-estabelecida. Siga o fio condutor de seu pensamento: lógica coerente. Evite expressões da língua falada. Não busque impressionar o examinador Tese, argumentação e conclusão interligadas com a ideia central do texto.

27 Aspectos importantes Não sublinhe o título, coloque apenas se for solicitado. Faça letra legível (cursiva). Para anular uma palavra use traço. Respeite as margens; Estética.

28 Aspectos importantes Não faça menos que o exigido e nem ultrapasse o máximo de linhas da folha de Redação; Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mão de sinônimos e expressões que representem a ideia em questão; Repetir ideias mudando apenas as palavras resulta em redundância.

29 Aspectos importantes Evite abreviações (etc, ñ, c/, qdo);
Não inove na caligrafia; Não use lápis, não se identifique e não faça comentário no final do texto.

30 JAMAIS MISTURE DISSERTAÇÃO COM RELIGIÃO.
1. A solução para a violência urbana está em Jesus Cristo, nosso salvador. 2. Frequentar a igreja regularmente e confessar-se uma vez por semana: é o conselho que dou para quem está passando por conflitos familiares. 3. O conflito pela terra só acontece no Brasil por falta de leitura da Bíblia. Tanto o Velho quanto o Novo Testamento trazem ensinamentos que, se aplicados ao campo brasileiro, resolveriam o problema da Reforma Agrária.

31 Aspectos intrínsecos Seja direto.
Não faça parágrafo inicial com período único. Use ordem direta. Não impressione o examinador. Escreva o que for pedido. Obedeça à tipologia textual.

32 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
“Não ler ou não ser capaz de interpretar o que lê equivale a impor limites à relação do sujeito com o mundo. É condená-lo a assumir os valores de outrem, ditados oralmente com o poder da voz. É incorporar a história dos outros como se fosse a sua própria. Enfim, é alienar o indivíduo de si mesmo.” Marta M. Costa

33 Letramento É o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever. Implícita nesse conceito está a ideia de que a escrita traz consequências sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas, quer para o grupo em que seja introduzida, quer para o indivíduo que aprenda a usá-la.

34 “A persistência é o caminho do êxito.” Chaplin


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