A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPRESSIONISMO Escola de pintura surgida em França em 1874 que faz valorizar a impressão pura, a percepção imediata, não intelectualizada, com o seu carácter.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPRESSIONISMO Escola de pintura surgida em França em 1874 que faz valorizar a impressão pura, a percepção imediata, não intelectualizada, com o seu carácter."— Transcrição da apresentação:

1 IMPRESSIONISMO Escola de pintura surgida em França em 1874 que faz valorizar a impressão pura, a percepção imediata, não intelectualizada, com o seu carácter fragmentário e fugaz. Tira o maior partido da cor e da luminosidade, em quadros de ar livre, com objectos de contornos esfumados. Fiel à sensação, abstrai das vivências íntimas. Reage contra o Realismo interessando-se não pelo objecto em si, mas pelo efeito que provoca no pintor.

2 Mulher olhando para a esquerda – Monet É visível a típica pincelada impressionista: breve, rápida, pura, luminosa, de cores não sobrepostas. A luz e o vento parecem passar pela tela num instante do real captado pelo artista, nas suas pinceladas ora verticais, no corpo que se ergue, ora oblíquas, na erva que ondula e no ar que passa e tudo agita.

3 Campo de papoilas - Monet

4 O almoço dos remadores – Renoir Captação de uma cena do real, do quotidiano burguês, ao ar livre, instantâneo de gestos e de luminosidade. Explosão de cor habilmente distribuída. A luz é importante – sente-se um dia quente de sol, abrigado sob um toldo.

5 Claude Monet, Impressão Sol Nascente O pintor quis transmitir, através da cor e da luz difusas, o momento fugaz do amanhecer.

6 IMPRESSIONISMO LITERÁRIO
Construções impessoais (o agente sujeito passa para segundo plano) A qualidade óptica do objecto (em especial a sua cor) antepõe-se ao sujeito "uma alvura de saia moveu-se no escuro" Misturam-se percepções de tipo diferente (de fenómenos físicos, de fenómenos morais), por vezes contraditórios, o que pode traduzir uma visão irónica da personagem. "Branca de susto, meiga e míope, estacando"; "Um cheiro salutar e honesto a pão no forno" (Cesário Verde)

7 IMPRESSIONISMO LITERÁRIO
Apreendido um aspecto dominante, ele servirá para caracterizar um todo, uma atmosfera. "Toda a gente se curvava palidamente sobre o periódico". (Eça) "Amareladamente os cães parecem lobos". (Cesário) Frequência da presença da hipálage (transpõe-se um atributo do agente para a acção) "ao trote esgalgado dos seus magros cavalos brancos" (Eça) Linguagem de carácter sensitivo (privilegiando as sensações visuais - profusão de cores; espaços "salpicados" de cores, matizados) "os transparentes matizam uma casa apalaçada;" (Cesário); "e naquele simples bocado de estrada, todo salpicado de manchas de sol" (Eça)

8 IMPRESSIONISMO LITERÁRIO
Sinestesias (associação de sensações diferentes) frequentes "E fere a vista com brancuras quentes" (Cesário); "vinha por vezes um vago cheiro de violetas, misturado ao perfume adocicado das flores do campo." (Eça) Adjectivação abundante "Sobre os teus pés decentes, verdadeiros, / As saias curtas, frescas, engomadas"


Carregar ppt "IMPRESSIONISMO Escola de pintura surgida em França em 1874 que faz valorizar a impressão pura, a percepção imediata, não intelectualizada, com o seu carácter."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google