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MARKETING DIGIAL – TMK Aula 4 – 23/08/2014

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Apresentação em tema: "MARKETING DIGIAL – TMK Aula 4 – 23/08/2014"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING DIGIAL – TMK Aula 4 – 23/08/2014
António Albano Baptista Moreira 1 1

2 Aula 4 – 22/08/2014 Continuação aula 3 Trabalho individual 2 2

3 A nova forma da cultura e do comércio
Fonte.: A cauda longa p.22 3

4 Forças da cauda longa Força Negócio Exemplo 1
Democratização da produção Produtores e fabricantes de ferramentas cauda longa Câmeras de vídeo digitais, softwares de edição de música e vídeos, ferramentas de blogging 2 Democratização da distribuição Agregadores Amoson, eBay, iTunes, Buscapé, Mercado livre 3 Ligação da oferta e da procura Filtros da cauda Longa Google, blogs, listas, Twitter, facebook

5 Na nova economia digital...
Riqueza flui da inovação e não da otimização O desconhecido vem de alimentar a suprema fluidez e agilidade das redes Abandonar o conhecido Valor da rede aumenta exponencialmente Retornos crescentes coma adesão Fartura produz fartura Generosidade – grátis – ganho indireto

6 Os desafios vendendo bits
Divulgação Encontrabilidade Filtros Distribuição/Logística Customização, nichos

7 Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras Regra do 1 – 9 – 90

8 Viral As pessoas: Eleitos – Conectores, experts, vendedores Fixação
Contexto A ideia em si: Simplicidade Surpresa Concretude Credibilidade Sentimentos Relatos

9 Viral Seis princípios do contágio: O LOOP: Moeda social, importância;
Notabilidade interna; Alavancar a mecânica do jogo; Sentirem-se por dentro. Gatilhos, somos como somos; Emoção, importamos, compartilhamos; Público, “macaco vê, macaco faz”; Valor prático, gostamos de ajudar; Histórias, vivemos de narrativas. O LOOP: Ponto de virada, o número mágico -150.

10 10

11 1 para 1 11

12 WEB 1.0: UM PARA MUITOS MIM CACIQUE (Jornais,
Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS 12

13 Engarrafamentos de informação
A rede do conhecimento Volume de dados Engarrafamentos de informação Saber onde está a informação relevante é fundamental para não se perder tempo e tomar a decisão correta no tempo certo. Não tem hora ou lugar . 13

14 A rede dos engarrafados
Conteudista Modelo tradicional para resolver o problema 14

15 A Web 1.0 Modelo tradicional para resolver o problema 15

16 WEB 2.0: MUITOS PARA MUITOS
NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT 16

17 A Web 2.0 Novo modelo 17

18 Mudança de conceito A Internet antes da web 2.0 era considerada:
A Internet depois da Web 2.0 assumiu: Convergência de pessoas Convergência de mídias O primeiro meio muitos para muitos Mais um meio de um para muitos O primeiro meio de interação do ser humano Mais um meio de comunicação 18

19 O que provocou a mudança?
Web 1.0 Web 2.0 Conexão discada lenta + Pagamento por uso + Conexão mais cara = Menos tempo on-line Banda larga rápida + Pagamento fixo + Conexão “menos” cara = Mais tempo on-line 19

20 As fases: Web 2.0 Web 1.0 Características Fases
Da web 2.0 para...?? (projetos assumidamente voltados para o muitos para muitos) Início dos projetos de Inteligência Coletiva de forma efetiva ( ) Web 2.0 Da entrada da Internet comercial à chegada da web 2.0 (insistência na repetição do modelo um para muitos) e difusão da banda larga. Povoamento ( ) Do âmbito acadêmico à entrada da Internet comercial Formação ( ) Web 1.0 Características Fases Etapas Fases do Ambiente de Rede (Internet, Intranets e Extranets) 20

21 O Desafio Para a colaborativa Sair da estrutura Hierárquica Animador
Chefe Para a colaborativa 21

22 Também Para a participação e o conhecimento.
Sair do entretenimento e exibicionismo. 22

23 Agosto/2006 23

24 As sete previsões para o futuro da Web 2.0
24

25 As sete previsões Web 2.0? Quem souber organizar as melhores comunidades em rede fará a diferença! 25

26 As sete previsões Web 2.0? As instituições funcionarão como enxames coletivos, conectados em rede, para conseguir mudar de direção na velocidade que a sociedade plugada exigir. 26

27 As sete previsões Web 2.0? Não existirá mais
conteudista (cacique- índio)! Quem colocará a maior parte do conteúdo será o usuário! (índio- índio)! O poder é do conteúdo e do relacionamento 27

28 As sete previsões Web 2.0? Quem organizará as comunidades serão os apicultores! O apicultor terá como missão: estimular, organizar, moderar as abelhas para gerar o mel coletivo e, portanto, riqueza. 28

29 As sete previsões Web 2.0? Os portais e as
Intranets em poucos anos terão a cara muito parecida com o Orkut e similares. Os blogs e as comunidades serão os ambientes para troca de conhecimento nas empresas e fora delas. 29

30 As sete previsões Web 2.0? Os países se diferenciarão um dos outros pela capacidade da população se articular em Rede. Tanto para aprender, discutir e decidir o seu destino. 30

31 As sete previsões Web 2.0? Os países incorporarão ao seu
Planejamento estratégico a criação de redes inteligentes entre seus cidadãos para competir no mundo plugado. 31

32 Como nós e sua empresa podem se aproveitar da nova onda?
32

33 WEB 2.0: MUITOS PARA MUITOS
Quem souber incentivar, criar, se aproveitar das comunidades em rede vai diante, quem não souber ou quiser e preferir relaxar no modelo antigo….. 33

34 34

35 Esta é a realidade !!!!! 35

36 O futuro 36

37 Juntando tudo... Uso prático das ferramentas de marketing digital

38 E-business O que é? B2B, B2C, C2C, C2B e-commerce e-governement e-procurement

39 E-Business - fases Primeira 94 a 97 – presença na internet
Segunda 97 a 00 – transações, e-commerce Terceira 00 a ? – lucratividade, e-business, trabalho colaborativo, novos modelos de negócios Estratégia – e-business – e-commerce

40 E-Business - vantagens
Novos mercados e novas fontes de receitas 24/7 Melhor conhecimento e atendimento ao cliente Rapidez Mix variado de produtos e serviços Melhor gestão da cadeia de suprimentos Trabalho colaborativo Mobilidade Melhor comunicação interna e externa Redução de custos de comunicação e erros Visibilidade e controle

41 Implantação e-business - benefícios
Modelo de negócios aperfeiçoado Negócios mais eficientes – competitividade Comunicação interna e colaboração Melhor atendimento a clientes Redução de custos Melhor conhecimento dos mercados Integração das atividades e informações

42 Quais os objetivos ? Divulgação Comércio B2B Simples presença Interação Etc. etc.

43 Componentes TI do e-commerce
Hardware Software Peopleware / humenware Tele comunicação Gestão de dados e informações Gestão da infraestrutura

44

45 Implantação Objetivos definidos Infra estrutura Segurança
Acompanhamento Acessibilidade Usabilidade Métricas Pagamentos Logística

46 Oportunidades

47

48 Estratégias Planejamento estratégico da empresa Plano de Marketing global Marketing na internet

49 Estratégia global web Entender o consumidor 2.0 Preparar o terreno Desenvolver uma plataforma de negócios Utilizar oportunidades e outros meios Relacionar-se com a rede Cuidar dos contatos em todos os estágios Mensurar tudo

50 Planejamento e-commerce
NEGÓCIO Qual o seu negócio? AMBIENTE O que seu consumidor procura? Onde ouvir seu consumidor? Stakeholders Externo

51 Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura
Pessoas Estratégia

52 Vamos nos organizar Estratégia Plano Marketing Estratégico Tático
Operacional Informações TIC Plano geral SOWT

53

54 Um processo de e-marketing tem que resultar em ...
Aumento de vendas com novos produtos Aumento de vendas com novos clientes Aumento de vendas com negócios atuais Elos com fornecedores Elos com clientes Menos recursos no processamento de informações Redução de custos operacionais Redução de funcionários Redução de infraestrutura Aperfeiçoamento dos processos de negócios Integração interna entre departamentos

55 Estrutura do marketing digital
ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AÇÕES TÁTICAS E OPERACIONAIS TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS Comunicação corporativa Relações públicas Marketing de conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM Marketing de relacionamento Marketing de mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc. Marketing direto marketing Nwes letter Promoções Lançamentos SMS MMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, animações e músicas Publicação de widgets Redes sociais Youtube, MMS Widgets virais Publicidade e propaganda Branding Publicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords Pesquisa de mercado Branding Pesquisa on-line Busca e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Redes sociais Clipping

56 O SITE Base da estratégia Conteúdo, fonte de informações
5656 O SITE Base da estratégia Conteúdo, fonte de informações Contato com a comunidade Ligação com os outros meios Medida dos acessos, cookies

57 O site 57

58 ENCONTRABILIDADE ORGÂNICA PAGA BUSCADORES INTERNA BUSCADORES, ADWORDS
SEO, SEM, SMO, SMM INTERNA CONTEÚDO, BOCA A BOCA PAGA BUSCADORES, ADWORDS ADSENSE BANNERS, ETC

59 Portais e Sites 5959 Notoriedade Referência Usabilidade Conteúdo
Disponibilidade de acesso Buscadores

60 6060 Usabilidade Técnicas que ajudam os seres humanos a realizarem tarefas em meios gráficos de computador. 3 conceitos muito importantes. A usabilidade ajuda a que esta tarefa se realize de uma forma simples analisando o comportamento humano, e os passos necessários para realizar a tarefa de uma forma eficaz. Talvez soa um pouco como um trabalho industrial, mas ao fazer referência ao termo "tarefa", estamos nos referindo a buscar um programa que queremos ver na tv, ou ver informação sobre um time de futebol favorito, ou comprar um livro sobre artes marciais, por exemplo.

61 Quais são as 8 regras de Ouro sobre a usabilidade?
6161 Quais são as 8 regras de Ouro sobre a usabilidade? 1. Na internet o usuário é quem manda. 2. Na internet a qualidade baseia-se na rapidez e na confiança. 3. Segurança. 4. A confiança é algo que custa muito ganhar e pode se perder com um simples link quebrado.

62 6262 Mais 4 regras ... 5. Se quiser fazer uma página decente, simplifique, reduza, e otimize. 6. Coloque as conclusões no início. 7. Não faça as pessoas perderem o tempo com coisas que não necessitam. 8. Bons conteúdos.

63 O que quer o Internauta ? 6363 Eles sabem exatamente o que não querem.
Ofereça conteúdo interessante. Que você filtre a informação para eles. Que você apresente de maneira inteligente e compreensível a informação. Que você cumpra o que prometeu. Que você mantenha-se em contato. Querem velocidade

64 O cuidados com o Site 6464 Domínio Hospedagem Design / usabilidade
Elaboração, ferramentas atualização Implantação Divulgação Acompanhamento Acessibilidade Segurança

65

66

67 TRABALHO ? Pesquisar para a próxima aula:
Como montar um blog no Wordpress ou Blogger, uma fan page do facebook, como criar conta no Twitter. Significado das palavras: WWW, URL, Tag, http, ftp, key words; SEO, SMO, SEM, SMM. Pesquisar no seu facebook quais assuntos têm mais compartilahmentos. 67

68 TRABALHO

69 Obrigado 69 69

70 70 70

71 BOA NOITE OBRIGADO !!!! 71 71


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